O texto e o contexto bíblico, que se encontra no Evangelho Segundo São João (Jo 1: 19- 23), alegra-me a alma:

19- E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem quem és tu?
20- E confessou, e não negou; confessou: eu não sou o Cristo.
21- E perguntaram-lhe: Então quê?
És tu Elias? E disse: Não sou.
És tu profeta? E respondeu: Não
22- disseram-lhe pois: quem és? Para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
23- Disse: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

Paráfrase:

Comumente, pessoas pensam que se conhece alguém, pelo currículo apresentado;há uma perscruta para  saberem quem somos, e buscam na divindade INTERNET, diplomas, outorgas e troféus, em quantidade, para que possam escrever a nossa história.
Papéis não expõem o mais importante do ser: o caráter.
A parte nobre do homem se encontra  no profundo de sua alma.

Os fariseus inquiriram João Batista queriam saber, quem era ele. Quantas vezes, deparamo-nos com igual situação?

Há uma crescente curiosidade a nosso respeito; em se saber, quem somos.
 Esse interesse aumenta,face às nossas conquistas. Doutorados, mestrados, enfim, às honrarias explicitadas em currículos, que infelizmente, muitas vezes, têm mais importância do que a retidão de caráter. 

Medito na visão de Cristo: Para Deus, o homem vale pelo que é, intrinsicamente falando.
A única meta de João Batista era: preparar o caminho para o Senhor. Àquele homem rude, inculto, porém, fidelíssimo ao seu Deus e aos dogmas de sua fé, tinha um alvo: Apregoar a Palavra de Deus; fazer discípulos em meio a infertilidade e aridez espiritual do povo da época; ele se autodenominou: "Voz do que clama no deserto".Quando o Senhor enviou Moisés a Faraó, Moisés perguntou ao Senhor: - O que direi? Quem me enviou? Respondeu-lhe o Senhor: Diz:“O Eu Sou te mandou.”

O dono de todos os títulos, sem que tenha cursado faculdade alguma (aos 12 anos de idade ministrou a Palavra, para os doutores da Lei, na sinagoga judaica)resumiu todo o seu conhecimento e sabedoria, em uma única frase:O EU SOU TE ENVIOU! Quando Ele foi escolher um rei sobre Israel buscou, um rejeitado pela própria família, e que vivia nas montanhas, longe dos olhares de todos, aprendendo a livrar às ovelhas de seu pai, Jessé, da boca dos lobos, e dos leões ferozes - Davi era o seu nome - e, quando o profeta de Deus foi à casa de Jessé, para ungir um dos seus filhos, rei sobre Israel, este, se apressou em apresentar os seus filhos mais belos, fortes e exímios lutadores; vencedores de guerras. Porém, o Senhor Deus os rejeitou, e disse: Não atentes para a aparência, pois, na verdade, eu o rejeitei.

Davi foi o escolhido de Deus. Não pelo que estava aparente, mas pela excelência do seu coração. Davi, o homem segundo o coração de Deus.

Que o Senhor Deus, nos livre de atentarmos para a aparência do nosso próximo, nas nossas escolhas terrenas.



MISSÕES É PRECISO!
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 22/03/2009
Reeditado em 16/07/2014
Código do texto: T1499913
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.