Relógio de Acáz

Relógio de Acáz

O homem teve necessidade de marcar o tempo, baseando-se desde a antiguidade, pelo sol, lua etc.

I - Relógio do Sol

II Reis 20:10-11

10 - Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, antes volte à sombra dez graus atrás.

11 - Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, que fez voltar à sombra dez graus atrás, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz.

O texto em estudo narra a respeito do rei Ezequias, em que Deus havia de recolhê-lo para si, mandando uma mensagem pelo profeta Isaias. A Bíblia relata que Ezequias chorou amargamente pedindo ao Senhor um acréscimo de alguns anos aqui na terra. Deus compreendeu a fraqueza do rei, e mandou que o profeta Isaias fizesse uma pasta de figo para colocar em cima da ferida de Ezequias, curando-o.

Como o ser humano é inclinado a duvidar das coisas de Deus, logo apareceu o momento de pusilanimidade no rei, chegando o mesmo a pedir uma prova ao Senhor, para ver se aquilo era verdade.

E falou: O relógio adiantar é fácil, quero ver se atrasa. Segundo comentário dos antigos; o relógio de Acaz, era uma espécie de escada, que o sol se mostrava através dos degraus as horas por meio de sobra.

Esse relógio foi muito usado naquela época.

Jó 7:2

Como o escravo que suspira pela sombra, e como o jornaleiro que espera pela sua paga.

Embora o homem seja incrédulo, Deus trabalha da forma que lhe apraz para provar o seu amor para a raça humana.

II - Relógio da Lua

No livro de Josué, capitulo 10, conta a história de Gibeon, uma cidade que ficava cercada por outras cinco. Porém a vizinhança levantaram-se contra Gibeon porque ela estava em paz com Israel, e resolveram fazer guerra e tomar aquela grande cidade. A Bíblia faz menção que Josué socorreu aquele povo, sem falar que o invasor tentou fugir em Bete Horon. Conquanto que Deus mandou uma chuva de pedra que matou um grande número deles.

Josué 10:11

Pois, quando eles iam fugindo de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras até Azeca, e eles morreram; e foram mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram a espada.

Mas a noite estava se aproximando e aquele terreno era desconhecido de Josué e os Israelitas. Então Josué clamou a Deus, e o Senhor mandou que o sol se para, assim como também a lua, no vale de Aijalom (Vale das gazelas).

Josué 10:13-14

13 - E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

14 - E não houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele, atendendo o Senhor assim à voz dum homem; pois o Senhor pelejava por Israel.

E não houve dia semelhante a este.

Sim o dia parou para os crentes serem vitoriosos. Quem sabe quantas vezes o Senhor tem parado o tempo para dar-te um livramento de morte ou acidente?

O Senhor retrocedeu o relógio de Acaz, fazendo voltar dez graus, parou também o dia para que Josué fosse vitorioso.

III – Relógio de Deus

O Senhor também marca o tempo. Existe o tempo do homem e o tempo de Deus; não podemos entender como é tempo Dele, Mas Ele cumpre o seu horário a risca, sim cumpre.

Plenitude do tempo de Deus

Gálatas 4:4-5

4 - Mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,

5 - Para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Alusão

Plenitude do tempo de Deus quer dizer: Que o tempo de Deus está cumprido, e a qualquer momento Ele pode requerer da humanidade.

Jesus Cristo ao ser crucificado, cumpriu o tempo do relógio de Deus.

Mateus 27:45

E, desde à hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.

O sol e a lua não tiveram condições de marcar esse tempo, porque Deus é do dono do tempo e Ele mesmo registrou os momentos angustiantes que Jesus passou para nos justificar.

Ali estavam o quatro fusos horários cravados na cruz.

• 12:00 Horas

• 03:00 Horas

• 06:00 Horas

• 09:00 Horas

Na cruz:

• Cabeça

• Braço Esquerdo

• Braço Direito

• Pés

o Doze horas – A cabeça do relógio, mostrando que a cabeça de Jesus Cristo; sendo os doze cumprimentos da vontade de Deus, doze tribos de Israel, doze apóstolos, doze portas na Cidade Santa, doze horas no dia; doze meses no ano e etc.

o Três horas – Esquerdo em relação ao relógio, mostrando o braço esquerdo de Cristo na cruz do calvário, três é símbolo da Santíssima Trindade de Deus, as três horas da tarde que Jesus morreu para nos resgatar, o três fica do lado esquerdo (no caso do relógio / em frente), que está o coração.

o Seis horas – Parte inferior (pés), do relógio, mostrando que os pés de Jesus estava voltado para terra nos ligando com o céu, seis é o número simbólico do homem.

o Nove Horas – Braço direito do relógio, e o direito de Jesus crucificado, mostrando que Ele cumpriu a plenitude do tempo um pouco antes da meia noite, para que todos os homens fossem alcançados; isso é: Jesus veio um pouco antes da meia noite para dar mais uma chance ao pecador.

Mateus 18:12

Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará às noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou?

Estando no calvário Jesus crucificado, Deus silenciou o tempo do Seu relógio por quase meia hora

Apocalipse 8:1

Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora.

Encontramos o Apostolo João fazendo forte menção sobre o tempo de Deus

I João 2:18

Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.

Epilogo

O homem sempre teve sede natural pela vida. Isso é um dom de Deus; mas que a essa vida seja voltada para adoração ao Criador do universo.

Relatando um fato interessante que aconteceu em uma igreja que fui membro, quando um dia foi visitada por um presbítero que havia sofrido uma forte crise de coração. Mas nas suas orações, ele dizia ao Senhor: “ Deus me salva; senão que irá orar pelos meus filhos”.

Encontramos um grande testemunho de um pai que não quer morrer para criar os seus filhos; agora na velhice, não quer morrer para orar pelos seus filhos.

Entretanto o tempo e o relógio pertencem a Deus.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena