Passos de Jesus
Passos de Jesus
João 19:17-19
17 - Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
18 - Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
19 - E Pilatos escreveu também um título, e o colocou sobre a cruz; e nele estava escrito: JESUS O NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
O texto acima narra o último percurso que Cristo fez aqui na terra ao nosso favor. Isso é: A caminhada final que nos deu acesso ao Trono de Deus. Passando por uma avenida muito conhecida em Jerusalém, conhecida por: Via Dolosa (Rua das Dores), onde trafegava os condenados a crucificação naquela época.
I – Passo para vitória
Gênesis 33:14
14 - Passe o meu senhor adiante de seu servo; e eu seguirei, conduzindo-os calmamente, conforme o passo do gado que está diante de mim, e conforme o passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir.
Evento acontecido na vida de Jacó, quando ele reconciliou-se com Ezaú, em meio a uma caminhada cansativa. O texto tem dois sentidos, mostrando o lado material e o espiritual.
Retrata um quando bonito onde Jacó narrava o paço de uma criança e o passo do gado, que devagar chega sem cansar.
“Assim como Jesus não quer que cansemos em nossa caminhada em rumo ao céu”.
II – Passagem pelo Jordão
Josué 3:4
4 - Haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados, e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes.
O Jordão significa descer; muitas vezes é sinônimo de alguns problemas nos textos Bíblicos.
O povo de Deus fazia uma peregrinação do Egito para Canaã, a terra prometida. Mas era necessário atravessar o Rio Jordão, que se tornava caudaloso como o Rio Amazonas; impossível atravessar a pé enxuto.
Porém a Arca da Aliança (Símbolo de Jesus Cristo), estava com os Israelitas. Com uma pequena restrição de ficar a 900 metros de distancia entre o povo e os sacerdotes condutores. Casos contrario o povão seria fulminado.
E todos passaram.
Hoje temos um Rio Jordão, que simboliza as dificuldades que enfrentamos a cada dia. Conquanto que não é necessário guardar a distancia da Arca. A nossa Arca hoje é Jesus, que está presente em todos os momentos da nossa vida.
Mateus 28:18-20
18 - E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do - Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
III – Passo de refugio
Lendo os romances que falam a respeito do cangacismo no nordeste brasileiro:
• Lampião e suas mulheres
• Curisco
• Espinho de Quipá
• Mulher rendeira e etc.
Percebemos que com medo de morrer, aqueles homens maus tiveram algumas vitórias em meio à mata caatingueira, que é comum no serrado espinhoso. Eles faziam trilhas que um passava na frente da volante (policia), pois buscavam um bando de cem homens e só achavam o rastro de um.
Outra técnica usada, era a de colocar o salto das sandálias na posição oposta.
Eles entravam em grandes espinheiros como o da macambira, xique-xique, jurema, cardeiro, malicia a outros. Assim como de deslocavam para lugares que era impossível aos olhos humanos adentrar.
Mas voltando ao nosso assunto em pauta. Podemos tirar o que for edificativo nos romances nordestino se seguir os passos de Jesus Cristo para escapar da volante do diabo. Isso é: Palmilhando o caminho que Cristo passou. E recebermos a vitória como narra o profeta messiânico (Isaias); que diz:
Isaias 43:2
2 - Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
IV – Passo da graça
Mateus 11:28-30
28 - Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
30 - Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
Jesus está pedindo para tomar as nossas dores e o cansaço que somos afligidos na nossa caminhada, e nos dar refrigério em meio a tantas confusões que surgem para atrapalhar a nossa comunhão com Deus.
João 14:6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Por fim descobrimos que Jesus Cristo já preparou todo o caminho que nos leva ao céu, através do seu sacrifício no calvário. Devemos caminhar suave e tranquilamente como o salmista Davi citou no salmo 23:
Salmo 23:3
Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
A nossa caminhada a Canaã celestial e repleta de tribulação. Mas se Jesus é o nosso Senhor; grandes são as vitórias e a chegada é certa.
Jesus te ama.
Pastor Robson Colaço de Lucena