Ouvir a Palavra de Deus

Ouvir a Palavra de Deus

Marcos 12:28-30

28 - Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

29 - Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

30 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.

Deuteronômio 6:4

4 – Ouve, Israel o Senhor nosso Deus é único Senhor.

Entre muitos textos Bíblicos, destacamos apenas dois versículos. Um no Novo e outro no Antigo Testamento, que mostram o primeiro mandamento (Amar a Deus sobre todas as coisas). Mas existe um verbo no começo dos versículos que nos chama a atenção, que é “Ouvir”.

Podemos servir ao Senhor com todo nosso corpo e sentidos. Entretanto a citação em destaque no nosso pequeno estudo é a necessidade de ouvir a Palavra de Deus. Uma vez que crê vem pelo o ouvir.

No livro do profeta Jeremias, encontramos uma passagem na qual a tribo de Judá não queria se enquadrar nas Sagradas Escrituras. De forma que o Senhor adverte aquele povo para que eles voltassem à posição de povo separado para uma missão especial.

Jeremias – 22:29

29 – Ó terra, terra, terra, ouve a Palavra do Senhor.

Encontramos também em um tempo remoto o profeta Jô ensinado como devemos fazer para encontra perfeição diante do Deus Soberano.

Jô – 12:11

11 – Por ventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas?

O ser humano tem que se alimentar diariamente o seu corpo para não perecer. Na vida espiritual para se ter salvação e comunhão com os seres celestiais é necessário se alimentar com a Palavra, a qual normalmente vem pelo o ouvir.

Existem varias maneiras que Deus fala com o homem:

 Pelos profetas

 Pelas musicas de adoração

 Pela Palavra (Bíblia)

 Até mesmo pela natureza

A cada dia Deus que manifestar ao ser humano a sua intimidade e grandes segredos espirituais. Conquanto que devemos reservar um tempo para que Ele se faça presente em nosso ser.

A prova disso está nos versículos abaixo:

Mateus 18:20

20 - Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Mateus 7:24

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.

Devemos ter cuidado para não resistir à vontade do Senhor e posteriormente semear conseqüências drásticas para nossa eternidade. O escritor aos Hebreus foi enfático quando escreveu algo de devemos refletir todos os dias.

Hebreus 3:7-8

7 - Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,

8 - não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.

Um quadro comum em nossos pais é observado nas rodovias, quando normalmente os motoristas e passageiros só colocam o cinto de segurança quando estão próximos aos postos de fiscalização da policia rodoviária. Fazem isso com medo de serem multados. Esquecem que o cinto é um acessório de segurança de quem viaja.

Podermos levar esse exemplo para vida espiritual de cada um, retratando o cinto de segurança como a Palavra de Deus, que nos serve de segurança na nossa viagem durante essa vida. De forma que devemos ouvir e por em pratica a toda hora. Mas infelizmente existem aqueles que só colocam o cinto (nesse caso – A Palavra), quando estão sentindo a morte chegar, e muitas vezes é tarde demais.

Tenha comunhão com a Palavra de Deus durante toda a sua vida.

Jesus te ama

Pastor Robson Colaço de Lucena