JESUS E JUDAS

O capitulo 13 do evangelho de João é fascinante! Fascinante, pois a complexidade do momento nos leva a reflexões que somente o Cristo pode proporcionar. Duas cenas permeiam como paradoxo em si.

A cena que está em primeiro plano é a de Jesus revelando aos seus discípulos que um deles o trairia. Talvez o sentimento mais difícil de lidar seja a traição, principalmente quando o traído é totalmente humano e totalmente divino. Essa mistura entre o divino e o humano produziu sentimentos novos em Jesus. Como divindade, a traição lhe era comum, pois desde a existência do homem sua misericórdia neutralizava as traições que os mesmo cometiam. Porém naquele momento, Jesus era homem, e o ser humano quando traído sentimentos primitivos lhe afloram, como o ódio e a vingança. Naquele instante a alma de Jesus estava em pleno combate entre a misericórdia divina e o ressentimento Humano, prova disso é o versículo 21 que diz: “Jesus se angustiou no espírito”.

Porém o que mais me fascina neste texto é a cena que acontece em segundo plano, onde João pousa suave no peito de Jesus, visto que o colo é de fato o lugar mais intimo do ser humano. O homem só oferece colo a quem lhe é intimo, o homem só recebe o colo de quem lhe ama de fato. O colo é a exposição do amor humano, o colo é a intimidade que se mostra num gesto. O abraço é entregue ao bom e ao mal, o beijo saúda e despede, porém o colo é apenas dos chegados, dos amados e dos queridos. É no colo que o homem derrama lágrimas e abre segredos, é no colo que o homem se sente seguro, é no colo que o homem é o homem despido de qualquer tipo máscara.

E ali estava João desfrutando da intimidade do mestre. Já não era ele apenas um seguidor de Jesus, mas um amante da alma de Cristo, um companheiro afável e doce. Era sentimento em verdade e tudo mais que pudesse ser mentira não existia, pois onde há o amor, ali reina a verdade.

A aflição de Jesus em compartilhar aquele momento de traição era de um tanto desconfortável, porém necessária. Jesus iria terminar sem revelar o traidor, e então a dúvida entre os discípulos iria ser maior que o próprio ato de trair. Todos iriam se acusar no pensamento, a dúvida estava lançada de todos para todos. Porém Pedro (que não levava desaforo para casa) faz um sinal para João (o mais achegado e amado de Jesus), para que o mesmo perguntasse ao mestre quem era de fato o traidor. João não hesitou, apenas virou o seu rosto para cima e num tom doce de intimidade pergunta: Senhor, quem é? Jesus prontamente responde.

O paradoxo da cena se faz na revelação de um traidor e os sentimentos confusos de Cristo, com a mostra mais pura e verdadeira de intimidade. Um lhe entregava a morte, e o outro lhe entregava o maior sentido da vida o amor. Por amor a João, Jesus revelou o traidor. Pela intimidade fiel, Jesus não deixou duvidas, pois no amor só há verdade.

Você pode fazer parte da família de Cristo, porém a escolha a ser feita é em que lado você quer estar. Repousando no peito do Mestre, ou comendo do seu pão molhado?

Há verdade no que você faz, então apenas deite e descanse.

samuel@limao.com.br

Samuel Boss
Enviado por Samuel Boss em 14/03/2009
Código do texto: T1486852