O Pobre Rico

O Pobre Rico

Eclesiastes 4:14

Um sai do cárcere para reinar, sim, um que nasceu pobre em seu reino.

Na passagem Bíblica acima, encontramos um versículo que se refere a José no Egito que ficou presidiário em conseqüência de um falso testemunho da mulher de Potifar. Mas sendo fiel a Deus, tornou-se governador daquela nação.

Conota também a Jesus Cristo, que sendo pobre no meio dos homens, foi ao calvário para ser crucificado e ressuscitou ao terceiro dia para Reinar Eternamente.

Por último narra a Igreja do Senhor, que sendo pobre materialmente no mundo, um dia será ascendida ao paraíso celestial para Reinar com Cristo.

Lucas 17:21

Disse Jesus: O Reino de Deus está dentro de vós.

I – Pobreza Material e Espiritual no Tempo Bíblico

Devido a acidente, guerra, fome e muitos outros fatores especialmente o pecado, muitas pessoas empobreciam chegando até a esmolar no período Bíblico. O que em pouco tempo os indigentes tornaram-se portadores de uma forte renda financeira, chamando a atenção dos que eram sadios, para pedirem também, fingindo-se serem doentes.

Nos períodos de festas judaicas muitas pessoas se dirigiam a Jerusalém, de forma que muitos mendigos lutavam entre si por um local, chegando ao ponto que o governador tomou medidas judiciais para eles.

Uns seguiam cerimônias de casamentos, funerais e outros com objetivo de pedir algo. No templo de Herodes havia treze caixas para a coleta aos mendigos.

Depois do cativeiro o governo colocou três fiscais em cada cidade para pedir impostos para os esmoles. O que não é diferente de hoje, quando o governo tem programas para manter os pedintes. Mas isso não tem mudado em nada a situação do homem diante de Deus.

Deus agradou dar ao homem do Reino do Céu.

I Samuel 2:8

8 - Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para fazê-los sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.

O Senhor esteve entre os necessitados e grande foi o livramento e a vitória quando Ele permanece à frente dessas pessoas.

Na parábola do rico de Lázaro; conta Jesus que o pobre de Lázaro herdou o reino dos céus, não por ser pobre, e sim por ser um crente fiel.

Se a pobreza levasse o homem a Deus, não precisava de Jesus ter dado o Brado do Calvário, e o diabo seria mais um salvo, pois ele é a criatura tão pobre que nem as sujas roupas que ele usa são suas.

Apocalipse 3:17

17 - Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

Não quero dizer com isso que os ricos estão condenados, e sim aqueles que amam mais a riqueza do que a Deus.

Voltando a parábola de Lázaro, a qual como crente sofre muitos males nessa vida, mas Deus tomou para si; enquanto o outro homem rico amou mais o mundo do que Deus; morrendo o rico foi para um lugar de tormento.

Deus na sua graça, está chamando o pobre material e espiritual para levantar-se do pecado e ir ao seio de Abraão, como aconteceu com Lázaro.

Lucas 16:22-23-24

22 - Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.

23 - No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.

24 - E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Aprove a Deus nenhum homem desça a essa região de tormento, mas suba ao seio de Abraão.

Conta o Pastor Isaias Araújo, que há um testemunho de um mendigo que ficada sentado em cima de uma pedra a esmolar. E em determinado dia, ele teve que descer daquele local, pois iria passar ser construído uma avenida.

Quando retiraram aquela pedra que o mendigo ficava, encontraram um tesouro de grande valor naquele local. Quem sabe quanto tempo o pedinte esteve ali? Mas perdeu a benção.

Aqui não é diferente, as pessoas passam a vida correndo de um lado para o outro, pedindo as migalhas do diabo. E quando seguem a avenida da morte, descobrem o tesouro de Deus que são as Igrejas Evangélicas, e sabem que perderam todo o tempo sendo tarde demais para voltar atrás.

Hebreu 9:27

Ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disto o juízo.

No Evangelho segundo Marcos encontramos um lindo testemunho de Bartimeu:

Marcos 10:46

46 - Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.

No transcorrer dessa história, você perceberá que Bartimeu teve fé no Senhor Jesus Cristo, e começou a clamar: “Jesus Filho de Davi, tem compaixão de mim”.

De maneira que Cristo se compadeceu do cego e ele foi curado, e jogou a sua capa fora. Não que a capa fosse um pecado, mas naquele momento a mesma estava suja e surrada, lembrando o homem velho.

Notoriamente foram preciso quatro ações:

1. Ter fé em Jesus

2. Clamar

3. Levantar-se

4. Jogar a capa fora

Na nossa cidade quantos Bartimeus existem que são cegos espiritualmente vivendo na escuridão do pecado; mas Jesus está passando em todas as Igrejas Evangélicas, libertando aos que clamam em espírito, e esses são mais que vencedores no Sangue de Jesus.

No período apostólico o cristianismo estava com todo vigor sendo propagado em todos os cantos da terra. O Livro de Atos dos Apóstolos, narra que Pedro e João estavam à hora nona, em que desciam ao Templo de Formosa para orarem; e nos alpendres estava um coxo de nascença que permanecia naquele local há muitos anos na esperança de doações para sobreviver.

Atos 3:6

6 - Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.

A Bíblia nos mostra que aquele coxo se levantou e andou perfeitamente. Levando para o campo espiritual; levantar e andar está voltado ao Reino de Deus.

Quantas pessoas nessa vida andam atrás de cura para o corpo sem se importar com a libertação do pecado, o que é mais sério.

O nosso corpo é temporal e a nossa alma é eterna. Sai da miséria espiritual e receba as riquezas de Deus, especialmente a salvação de sua alma.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://missaoamerica.com.br