Nada se Faz Novo

Nada se Faz Novo Debaixo do Sol

Sempre houve uma preocupação por parte dos seres humanos, em tornar a rotina diária melhor, muitas vezes ignorando que tudo que fazemos na nossa vida é passageiro.

Quem usou uma forma simples e explicita para narrar às necessidades humanas foi o sábio Rei Salomão no Livro de Eclesiastes.

ECLESIASTES 1:2-9

1 - Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;

2 - Antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir às nuvens depois da chuva;

3 - No dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas,

4 - E as portas da rua se fecharem; quando for baixo o ruído da moedura, e nos levantarmos à voz das aves, e todas as filhas da música ficarem abatidas;

5 - Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho; e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e falhar o desejo; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;

6 - Antes que se rompa a cadeia de prata, ou se quebre o copo de ouro, ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda junto à cisterna,

7 - E o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.

8 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

9 - Além de ser sábio, o pregador também ensinou ao povo o conhecimento, meditando, e estudando, e pondo em ordem muitos provérbios.

No desenrolar do Livro do Eclesiastes, o Rei Salomão constrói para si, muitas coisas como: Piscinas, castelos, plantações, orquestras, e etc. Mas descobre que tudo é efêmero, de uma maneira tão misteriosa, que quando pensamos em desfrutar de determinado feito, praticamente não existe prazer em tal situação.

Notamos que há uma repetição na palavra “VAIDADE”, que tem o significado:

1. Qualidade do que é vão, ilusório, instável ou pouco duradouro.

2. Desejo imoderado de atrair admiração ou homenagens.

3. Vanglória.

4. Presunção, fatuidade.

5. Coisa fútil ou insignificante; frivolidade, futilidade, tolice.

Não existe nada de novo debaixo do sol, e sim uma atualização na mecânica e nos meios tecnológico que eram usados ha muitos anos atrás, foram esquecidos, e ressurgiram com uma nova patente. Mas voltando a nossa mensagem para o hemisfério espiritual, de imediato damos conta que o antigo pecado do nosso Pai Adão, continua a se repetir em nossas vidas todas as vezes que desobedecemos a Palavra de Deus. De forma que nada se faz novo debaixo do sol.

Também no Evangelho de Mateus 6:21 – Cita : Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Podemos possuir muitos bens nessa vida, mas o nosso coração tem que está voltado para a eternidade porque tudo concernente a Deus é novo, e na sua presença nada se cansa.

Na Segunda Epistola de Paulo aos Corintios 5:17, tem a receita da fonte da juventude espiritual:

II Aos CORINTIOS 5:17

Aquele que está em Cristo nova criatura é. As coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo.

Enquanto Deus cita que debaixo do sol nada é novo, na vida material. Para a vida espiritual Ele renova o homem e entrega uma eternidade sem fadiga e velhice, através do seu Filho Unigênito – Jesus Cristo, o nosso Salvador.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena