Morte
Morte! Mudança para melhor ou fim?
Existem muitos conceitos para a morte, mas só um mostra a realidade, o qual está escrito na Epistola aos Hebreus 9:27 * E, como aos homens está ordenado morrer uma vez, vindo depois disso o juízo.
Notoriamente, juízo é: Prestação de contras a Deus de todas as nossas obras, que sejam boas ou ruins.
Os cinco estágios da morte.
Considerando sob o ponto de vista orgânico, o último período do processo de enfermidade parece decorrer de acordo com algumas leis bem determinadas que são conhecidos como:
 Negação
 Cólera
 Barganha
 Depressão
 Aceitação
Obs * Nem todos passam pelos estágios dentro dessa ordem, e, é claro nem todos completam o processo. Algumas pessoas se fixam em um estágio e permanecem até o fim.
• Negação – Ao tomar conhecimento do fato de sua doença fatal falam com otimismo de planos futuros, sobre o que farão de melhor, algumas chegam a abandonar o tratamento. À medida que o mecanismo de negação vai se atenuando, o moribundo começa a experimentar uma revolta intensa.
• Cólera – E como um simples grito: Porque eu? Ele sofre pelo o fato que outros permanecerão vivos, enquanto ele deve morrer. Vindo dessa forma retraimento, ira, tristeza e solidão.
• Barganha – Nesse estágio constata-se o desejo de fazer acordo que qualquer sinal e meio que possa lhe oferecer vantagem. Não importa se a ajuda é boa ou má, o que interessa é permanecer vivo. Mas não obtido sucessos ingressam no estado de depressão. Por fim vem o descaimento.
• Depressão – A pessoa não entreve mais a possibilidade, e a vida acabou- se, tudo está irremediavelmente perdido. Entram em um silencio interior, fechando-se para si mesmo, com sentimento de culpa e outros sentimentos de aflições.
• Aceitação – É o mais nobre estágio, em que a pessoa é capaz de alcançar a aceitação, e passivamente esperam a morte como uma demissão compulsória que poderia resumi-se com um “Não há mais nada a fazer”.
Morte na Linguagem Bíblica
A morte aparece com diversos aspectos, e muitas vezes quando o individuo não a espera. Podemos até dizer: “Não acredito! Ontem passeio todo o dia com ele e agora o meu amigo não está vivo”.
Pois muito bem. É isso que acontece em nossa vida; a morte chega ao momento que não esperamos. Vejamos três aspectos que uma pessoa pode morrer.
• Morte Física
• Morte Moral
• Morte Espiritual
o Morte Física – Refere-se às leis da natureza; Conjunto das funções fisiológicas (Biológicas). Nesse caso veremos a morte absoluta.
o Morte Moral – Conjuntos de regras de conduta, consideradas como validas. Exemplo: Um certo cidadão que goza de bom conceito e prestigio em uma sociedade; de repente cai em uma fraqueza e comete um delito que fere a lei organiza de tal. Consequentemente ele sofre a separação e preconceito.
o Morte Espiritual – Essa é a pior morte que um ser humano pode enfrentar. Ela é uma morte imaterial, que não tem como reatar o homem com Deus. É sinônimo de sofrimento eterno. Conhecida popularmente como pecado.
Na Epistola de Paulo aos Corintios temo uma forte citação – II Aos CORINTIOS 2:16a 16 Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?
Conquanto que enquanto existe vida há esperança para o homem, a prova do que estou dizendo está escrita nos versículos que seguem.
ROMANOS 6:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso senhor.
JOÃO 5:24
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da MORTE para vida.
De um fenômeno temos certeza, é que todos nos morreremos. Mas infelizmente uma grande parte da humanidade não tem a certeza da vida eterna na presença de Deus.
Entretanto o motivo deste pequeno estudo é lhe dizer que ainda há uma saída enquanto você esta vivo, basta crê e aceitar Jesus Cristo como o seu único salvador e receber a vida celestial que Ele tem para galardoar aos que o busca e obedece a sua Palavra. Amém.
Jesus te ama.
Pastor Robson Colaço de Lucena
Visite o site: http://missaoamerica.com.br