Um exemplo de mulher!!

Um exemplo de mulher

Texto Mc 5 vers 25 até 34. ( A cura da mulher enferma)

Luc 8 vers 43 a 48.

Mt 9 vers 19 a 22.

Ao expor esta cena de um modo simplório temos a impressão, de que, tudo que aconteceu foi muito fácil e sem graça, já que o texto é bem pequeno e foi colocado no meio do texto da cura da filha de (Jairo), Jesus estava a caminho de outra pessoa, mas, se estudarmos a fundo veremos a riqueza deste texto.

“O que temos como lição geralmente é que uma mulher estava doente por doze anos e foi curada por tocar nas orlas de Jesus. E então saímos pregando por aí que Jesus vai te curar se você o aceitar!!”

Não estou dizendo que isso não vá acontecer, mas também não vou dizer que isso vá acontecer quando “aceitares a Jesus”, trata-se de um processo, toda uma caminhada para que isso aconteça e o mais importante, a vontade soberana de Deus. Ao observar com muito cuidado esse texto veremos que o que aconteceu foi realmente um grande milagre e que de simples não houve nada !!

1º PONTO

O estado de vida da mulher enfenrma

O texto diz que certa mulher estava enferma de um fluxo de sangue que durava 12 anos. V 25.

Gostaria de mostrar dois lados da mesma situação.

O primeiro é a mulher de hoje:

Vocês já pararam para observar uma mulher quando está no seu período menstrual?

Irmãos é um Deus nos acuda, tem umas que ficam alegres e do nada ficam na lama, tem umas que ficam até agressivas, se você diz um eu te amo!! você chega até a apanhar!!

Mas com o tempo vamos aprendendo a nos defender desta situação, a vivência e o tempo é o melhor professor para um bom relacionamento, afinal de contas, todos temos defeitos!

Hoje, a mulher tem direito de se expressar e dizer o que sente sem ser humilhada e marginalizada, graças a Deus.

Hoje, a mulher tem direito a trabalho e voto graças a Deus , e o que outrora era crime hoje é normal para sociedade evoluída, graças a Deus!

Mas na época desta mulher as coisas eram bem diferentes e é o que vou mostrar a vocês.

O segundo lado e o da mulher na época de Jesus:

O lado jurídico da história, é que aquela mulher não só sangrava 12 anos, mas também era humilhada e desprezada pela sociedade, não podia se relacionar, não podia ter filhos e onde tocava tornava impuro.

Vocês conhecem o código de santidade ??

O código de santidade da bíblia é o livro de levítico, mas especifico o cap 18.

Usado até hoje por Judeus praticantes do judaísmo, nem todo judeu é praticante do judaísmo, existem judeus filhos de judias por direito reconhecidos por judeus e os judeus praticantes da religião do judaismo.

Alguns judeus não tocam em mulheres que não conhecem, para não correrem o risco de ficarem impuros e isso pode até impedi-los de ir a uma sinagoga....

No livro de Lv cap 15 vers 19 ª 30 diz que a mulher no siclo de menstruação está imunda e tudo que ela toca estará imundo também , no cap18 vers 19, reforça e diz que é proibido um homem ver a nudez de uma mulher no siclo menstrual, no vers 29 fecha com chave de ouro dizendo que: aquele que cometer as abominações acima será extirpado do povo ( morto).

2º PONTO

O que levou aquela mulher a tomar determinada atitude?

Eu acho que não precisa nem explicar, mas vou tentar não ser repetitivo.

Quantas pessoas hoje em dia não tem o mesmo problema que aquela mulher??

Pessoas que são humilhadas e julgadas por serem de cor, pais e religião diferente...

Pessoas que foram vitimas da violência dentro da sua própria casa, mulheres surradas todos os dias pelos seus maridos, crianças sendo espancadas e estupradas por homens doentes, cidadãos que morrem esquecidos pelo governo no norte e nordeste de nosso pais...

Pessoas que gritam por socorro a cada dia e outras oprimem por prazer...

Umas sofrem por serem ignorantes e outras por serem alienadas.

Alienação :termo usado por karl marx em sua critica ao materialismo histórico não é ser ignorante, pelo contrário são pessoas que conhecem sua verdadeira situação de injustiçados e aceitam isso para sua vida.

A angustia é normal em todo ser humano que não é alienado, porque injustiça nunca ficará impune, angustiar-se é antecipar um acontecimento, e é a fé que faz a diferença entre esperança e desespero.

Aquele que tem fé tem esperança e luta com toda a sua alma para obter o que espera, nunca se dá por vencido, mesmo que tenha que ser humilhado ou lutar contra todo um sistema!

Aquele que não tem fé se entrega ao desespero e morre no meio do caminho.

Se você está pensando em desistir o Senhor te diz:"eu sou contigo e agindo eu quem impedirá?" Mas para isso você deve crer e esperar no Senhor!

Muito mais do que tocar nas vestes de Jesus é ter fé em seu poder, porque todo aquele que nele crê não morre mas tem vida eterna!!

Muitas barreiras se levantaram contra aquela mulher, seu estado de doença, os olhares de desprezo, a multidão que cercava a Cristo, homens grandes a sua volta impedindo que pessoas machucassem a seu mestre e a pior delas é a lei que oprime e mata, pois quela mulher poderia ser morta se descobrissem que estava impura no meio de pessoas puras, mas ela não se deixou abater pela dificuldade, saltou em direção a Cristo e com sua fé perfurou o grande murro de gente que cercava o mestre e pensando consigo mesma (se ao menos tocar nas vestes dele) serei curada!!!

Em Mateus e lucas a narrativa toma extremos e diz que a mulher toca na orla das vestes, sabe o que isso significa??

Que ela se jogou no chão, no meio do povo, podendo ser pisoteada e morta, pior que isso é o sinal de humilhação que essa mulher teve coragem de ter no meio de pessoas preconceituosas. Aquele que tem esperanças consegue ultrapassar barreiras que aquele que está desesperado não enxerga.

FINALIZANDO

“A tua fé te salvou!”

No fim diz o texto que essa mulher tocou nas orla do vestido de Jesus e automaticamente sua hemorragia parou, ao mesmo tempo Jesus sentiu que de seu corpo saiu poder, para, e pergunta:

Quem me tocou?

Ninguém entende o que Jesus fala, só a mulher que foi curada, e perguntam, mestre como perguntas quem te toca, se muitos tocam em você!?

E Jesus olhava em volta para ver quem tocou nas suas vestes, e se aproximando dele, consciente do que nela se tinha operado (um milagre), se prostrou diante dele e confessou tudo o que tinha acontecido!!

No vers 34 Jesus se vira para ela e diz vai em paz filha, a tua fé te salvou, fica livre do teu mal!!

Não posso prometer a você dinheiro, cura, paz, nem salvação, porque é o Espirito Santo de Deus quem convence, é Cristo quem salva e Deus o dono do ouro e da prata, mas, através das escrituras posso te afirmar pela fé, que essa mulher ao tocar nas vestes de Cristo foi curada, talvez seu sangramento não seja físico mas na alma, talvez seu sangramento também esteja a muito tempo te tirando o sono, a paz, a coragem te viver o evangelho,

Não sei o que você está passando, mas Deus sabe e ele manda te dizer que se tu clamares ele te responderá e te mostrará coisas ocultas que nunca viu!( JEREMIAS 33, 3)

Mulher, parabens pelo seu dia!!

Leonardo Medeiros
Enviado por Leonardo Medeiros em 08/03/2009
Reeditado em 09/03/2009
Código do texto: T1475038