Lutas

Lutas

Lucas 22:42-44

42 - Disse Jesus: Pois se queres, passa de mim este cálice, todavia não seja feita a sua minha vontade, mas a tua vontade.

43 - E aparecendo um anjo, confortava-o.

44 - Posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corria até o chão.

Alusão

Todo ser humano ao vir ao mundo traz o instinto de lutar contra os diversos tipos de adversidade que surgem durante a sua caminhada. Por mais passivo que seja sempre encontrará algo para confrontar. Vejamos um exemplo simples.

01 – No filme predileto, queremos que o artista vença o vilão;

02 – Na copa mundial de futebol torcemos para que o predileto time vença;

03 – No livro diário (Bíblia), sempre nos regozijamos com as vitorias dos homens de Deus.

Quero mostra nesse estudo que Jesus Cristo passou por esse processo, para nos dar testemunho de que por mais sofrimento que a vida traga, podemos encontrar refrigério Nele. Ora, se Cristo venceu com toda certeza Ele nos faz mais que vencedores.

Ao passar o massacre no calvário, onde o ápice do sofrimento aconteceu no Getsemani, local de dor e solidão precedido pela tormenta macabra que afligia Jesus a ponto de acontecer um processo conhecido como “Exsudação da pele” (Que é o derrame capilar), momento que Cristo suou sangue. Tudo isso para nos resgatar de uma maldição que nos era outorgada em conseqüência do pecado que praticamos a cada minuto.

Velho Testamento

Temos grandes lutas na humanidade desde a criação do gênero humano que continuará até a consumação dos séculos.

Se fossemos escrever um livro com todas as lutas, com toda certeza não haveria papel e tinta suficiente para a edição dessas batalhas. Entretanto a Bíblia traz algumas batalhas que nos deixa lições benéficas para a nossa existência. Encontramos como caso com povo de Israel, tempo regido pelos juízes: Josué, Débora, Baraque e Euder. Depois da passagem desses legisladores o povo começaram a fazer o que era mau diante os olhos de Deus, e como conseqüência houve uma grande tribulação para todos.

Após os israelitas reconhecerem as suas fragilidades e mudarem de vida, o Senhor levantou um homem por nome Gideão para que trouxesse a ordem para a nação. E Gideão com medo dos Midianitas que era o povo opressor; foi se esconder no lagar (local que se espremer as uvas). Então o Senhor mandou um anjo anunciar para a Gideão que ele fosse à sua força que certamente seria vencedor.

E o novo juiz eleito por Deus, derrubou os altares de baal (deus pagão), e destruiu toda a idolatria que assolava aquele povo. Depois desse evento veio a revolta dos Midianitas que começaram uma guerra contra o os Israelitas. Entretanto grande foi o livramento naquele dia vindo da parte do Senhor, na qual a nação eleita de Deus teve vitória sobre aqueles que foram desobedientes a sua Palavra.

Novo Testamento

No Novo testamento encontramos grandes conflitos no período Bíblico, em que se destaca um evento marcante para a humanidade que estava prestes a uma condenação eterna. Essa batalha foi à crucificação de Jesus Cristo o nosso salvador, onde no calvário deu completo acesso para a humanidade ao Trono do Pai Celestial.

O apostolo Paulo escrevendo a cidade grega de Coríntios, fez uma forte menção às lutas que passamos para amadurecer espiritualmente.

I Aos Coríntios 9:25

Todo aquele que luta, de tudo se abstém; eles fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós porém uma coroa incorruptível.

Mostra que o atleta faz de tudo para alcançar uma coroa corruptível que se acaba com o transcorrer do tempo. “E nós que somos remidos pelo Sangue de Jesus, o que devemos fazer para receber uma coroa de glória que não se corrompe eternamente?”.

Conta o diário do missionário, Rafh Connor, que fala a respeito de Gwen, uma jovem irreverente que andava desordenadamente diante de Deus e dos homens.

Conseqüentemente, sofreu um acidente vindo a ficar paraplégica. Então o missionário Rafh que visitou, contou-lhe uma parábola do Cânion, no qual naquela região tudo era plano não havendo corte entre as regiões. Em certa manhã o senhor daquela terra, visitando, observou que não brotava flores naquele local; Ele disse a campina que queria as devidas providencias para aquela região, e assim foi feito.

Ao passar o tempo, ele veio novamente visitar e percebeu que não tinha brotado as mudas de rosas. Novamente repreendeu a campina e mandou que fosse repetida a mesma operação por três vezes. Mas da última feita, não nascendo as suas rosas, ele novamente reclama com a campina, que em resposta diz: “Senhor, tenho seguido as sua ordens, porém sem sucesso; em conseqüência da região ser plana, e não há como cultivar as suas mudas. Isso porque o vento é forte e o sol queima com mais intensidade, sendo as mesmas de uma região montanhosa em que não há tantas torrentes, e tem mais sombras.

Dessa forma aquele senhor da região, mandou que acontecesse uma grande tempestade, na qual desceu um raio do céu e fendeu aquela terra ao meio, abrindo os montes ao meio dando origem ao Cânion, que passa um grande rio e as sombras são com mais intensidade.

Em resposta a jovem Gwen, estendeu que aquela luta espiritual era para que no seu coração nascessem as flores preferidas de Deus, (o amor).

Assim aconteceu também com Jesus, que foi fendido em uma cruz, ocasionando a nossa vitória para toda luta que acontece em nossa vida. Nele somos abençoados e o sucesso é o nosso amigo intimo.

I Timóteo 4:10

Porque para isto trabalhamos, e lutamos, pois esperamos no Deus vivo e na salvação dos fiéis principalmente dos fiéis.

O apostolo Paulo escreveu mostrando que acima de tudo temos uma luta no mundo presente que começa no âmbito espiritual e reflete no material.

É comum os homens se debaterem entre si, tentando provar que são melhores do que os outros. Entretanto a maior felicidade de um ser humano consiste em ter Jesus Cristo o Senhor da sua vida.

Efésios 6:12

Porque não temos que lutar contra a carne, nem o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Nessa recomendação aos efesianos, Paulo faz forte menção para que não venhamos a afligir o nosso semelhante, pois a nossa luta é contra o diabo que tem roubado da humanidade desde o principio da criação.

Como o exemplo mais simples: Uma pessoa de vida normal que tente travar uma lutar com determinado campeão de pesos pesado (Box). Antes que levante o primeiro braço, com certeza estará machucado.

No mundo espiritual acontece da mesma forma, um homem natural antes que venha fazer qualquer tentativa conta o diabo, com certeza estará vencido.

Mas para aqueles que são remidos pelo Sangue de Jesus, estão revestidos contra toda e qualquer cilada que o inimigo da nossa alma venha articular.

Epilogo

Deus não nos treina em camas fofas e macias, mas nas pedras duras e insensíveis desta vida para que o inimigo das nossas almas não venha a nos ultrajar.

Se fossemos treinados em camas macias, ao cairmos não teríamos força para vencer. Isso porque ficaríamos no conforto. Mas quando caímos na dureza, certamente nos levantamos porque o infortúnio gera impaciência.

No livro de Apocalipse, o apostolo João viu uma parte dos que sofriam grandes tribulações, mas estando na presença de Jesus foram vencedores.

Apocalipse 7:13-14

13 - E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestidos brancos, quem são, e de onde vieram?

14 – E eu disse-lhes: Senhor, tu sabes. E Ele: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no Sangue do Cordeiro.

A maior arma para ganhar as lutas na nossa existência é termos Jesus em primeiro planto em todos os nossos objetivos. Assim a vitória é certa e ninguém sairá machucado.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://missaoamerica.com.br