Jovem

Jovem

I - Epistola de João 2:14

Eu vos escrevi jovem porque és forte, e a palavra de Deus estar em vós.

I Alusão

João Evangelista, escritor do Evangelho e as três epístolas, nos trás forte menção aos jovens os advertindo contra as heresias que surgem nos transcorrer de suas vidas. Especialmente neste século. No evangelho ele nos apresenta Jesus como o Cristo; nas Epístolas ele nos apresenta Cristo como o Jesus. Quanto à advertência aos jovens que são vítimas das três armas mais fortes que o diabo usa, que atinge até os mais idôneos.

• Música

• Sexo

• Drogas

Que muito tem contribuído para a degeneração moral e espiritual dos jovens, e porque não dizer: Da humanidade. Mas João nos faz uma forte menção:

“Vos escrevi porque és forte”

Desta forma em toda a Escritura Sagrada, iremos ver fortes consolos e doutrinas em favor dos inexperientes, mas cheio de animo pôr Deus.

Na época do Profeta Samuel Deus havia entregado uma nova ordem política e espiritual aos reis e profetas estabelecendo desta forma um governo conhecido como monarquia. Foi nesse período que apareceu a escola dos profetas sobre a liderança de Samuel, como rei permanecia Saul.

Em virtude do Santuário, estar contaminado a doutrina mundana através dos filhos de Eli, Hofni e Fineias, os quais Deus os entregou para serem mortos diante dos Filisteus. Assim levantou um jovem pôr nome de Samuel

I-Samuel 3:1

E o jovem Samuel serviu ao Senhor perante ele. E a palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias.

Mostrando dessa forma o quanto a Palavra de Deus é preciosa diante todas as cousas que existem.

O jovem tem que se preparar para ensinar as doutrinas concernentes ao Reino de Deus.

Relatando um fato impressionante na vida de um pastor da Assembléia de Deus, quando encontrou com um amigo que estava na universidade e no momento devido lhe interrogou da seguinte forma.

“Para que você estar estudando? Para se formar;

- E depois? Casar-me;

- E depois? Ter filhos;

Conquanto que o pastor se aprofundou até a morte e chegando ao ponto do rapaz não saber mais responder.

Assim, há muitos nesta vida passa pôr esta sem saber do depois. Quando a própria Bíblia narra em:

Amós 4:12

Portanto assim te farei, ó Israel! E isto te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.

Eclesiastes 12:1

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.

Certa oportunidade, quando Jesus me deu uma porta para pregar o Evangelho uma colega de trabalho. Naquele momento ela me disse que iria servir a Deus, um pouco mais tarde, pois ainda era nova demais.

Na resposta a sua alternativa o Espírito Santo me dizia que eu transmitisse que Deus não é museu para querer cousas velhas.

Eu lhe mostrava o caso museu que conheci na minha terra natal, que tem pôr nome Pe. Cícero, no qual estar composto de moedas velhas, artigos enferrujados, madeiras com cupim que para nada servem, senão queimar no dia da redenção.

Da vida nada levamos exceto o conhecimento sobre Deus. Assim, foi Samuel o jovem que viveu para o Senhor, nos deixando um exemplo para ser seguido.

II - Outros Jovens na Bíblia

No período pré cativeiro, Deus chamou um jovem pôr nome Jeremias. Era da linhagem sacerdotal filho de Anote e filho de Hilquias; sendo Jeremias tio de Esdras.

Esdras 7:1

E passadas estas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras filho de Seraias, filho de Azarias, filho de Hilquias.

Jeremias tinha outro plano para sua vida, conforme alguns comentadores Bíblicos, o qual projetava investir nas terras de sua família. Contudo, Deus o chamou para um ministério árduo que ele mesmo conhecia, pois seu pai era um integrante do santuário.

Querendo se justificar Jeremias disse: “Sou uma criança”, tendo o mesmo a idade de 20 anos. Disse sou criança em virtude de ser costume no seu pais que jovem de 20 (vinte), anos era menor de idade.

Mesmo assim Deus falou:

Jeremias 1:5

Antes que te formastes no ventre de tua mãe te conheci, e antes que saísse da madre da tua mãe te santifiquei; as nações te dei por profeta.

Esse foi o chamado e separação de um jovem que Deus escolheu para ser um anunciante das Boas Novas de paz. Isso faz lembrar na zoologia, um animal pôr nome de flamingo, pássaro pesqueiro, que quando passa uma fase a outra da sua juventude, em virtude de passar todo o tempo com o bico dentro das águas pegando suas presas, gera uma crosta que se faz necessário cair aquele bico para nascer outro. Pôr sua vez essa bonita ave se separa do bando e fica triste até querendo morrer.

As outras quando percebem o acontecimento, se aproximam da mesma lhe surrando até o velho bico cair. Pôr sua vez, fica um grupo lhe acompanhando até ela ter condições de acompanhar novamente o bando.

Desta forma aconteceu com o jovem Jeremias, o manhoso que muitas vezes foi surrado, censurado, preso pôr amor a Palavra de Deus, mas nunca a abandonou.

Também vindo a acontecer com todos que se dispõe a acompanhar a Jesus, muitas vezes sofrem todos os tipos de grosserias. Entretanto o Espírito Santo não o abandona.

O maior exemplo de juventude pode destacar em Jesus, como cita o livro de Isaias 53: “Homem de dores experimentado no trabalho”.

Dando desta forma um eixo de obediência, começando bem cedo o seu ministério.

Lucas 3:23

E o mesmo Jesus começou a ser de quase trinta anos.

Mostrando que Cristo cumpriu a vontade de Deus, andando em santificação e obediência a Deus para nos resgatar de uma condenação permanente

Conta o testemunho do rei Henrique, que imperou século XI; o qual esteve sobre grande pressão política. Pôr causa de tais problemas, ele procurou um Monastério para se recolher em um convento em meditação.

O Frei Richerd, pôr sua vez a seguinte ponderação:

Majestade, o senhor está ciente que o lema aqui é obedecer.

- O rei disse que sim.

E que isso vai muito difícil para um monarca.

- O rei disse que sim.

Estar pronto, para obedecer?

- O rei disse que sim. Então volte ao seu palácio e reine como Deus determinou.

Assim aconteceu na vida de todo e qualquer jovem crente. Está escrito na Epistola aos Filipenses, o quanto Jesus esteve em obediência à vontade de Deus.

Filipenses 2:8

Sendo achado em forma de homem, Jesus humilhou-se a si mesmo até a morte de cruz.

Entretanto Ele não quer que nós sejamos mortos a cruz. Mas, que façamos a vontade de DEUS, para que um dia possamos galgar das bênçãos que ele nos tem preparado.

IV – Esperar

Jesus na despedida temporária dos apóstolos usou um anjo para mostrar que voltaria outra vez para nos buscar, sem fala que pôr várias vezes Ele disse que não nos deixaria só, e nos enviaria seu Espírito Santo para nos consolar.

Atos dos Apóstolos 1:9

7 - Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,

8 - Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.

9 - Dizendo isso elevou-se da terra à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.

O que Deus requer dos Jovens, e porque não dizer da sua Igreja é que tenhamos certeza que Ele cumpre as suas promessas. Mas no tempo Dele, e não no nosso para que não venhamos a ter prejuízos materiais e espirituais.

Recordando o conhecido testemunho de Jorginho, um Jovem Norte Americano filho de Mrs. Rounds. Que em dias antes do natal havia recebido promessa de sua avó que lhe daria um álbum para coleção de selos.

Chegando o Natal com os presentes, os quais ele mostrava aos seus coleguinhas, ele mostrava as suas humildes lembranças e entre elas o seu álbum não recebido.

Pôr sua vez a sua mãe lhe dizia: Você ainda não recebeu.

Em contra partida Jorginho respondia: Vovó, disse que me daria; é a mesma coisa.

Passou desta forma o mês, e nada.

Chegando outro período ele consultava a sua mãe, e para saber se era bom escrever uma carta.

A sua mãe respondeu que sim.

Em um semblante de alegria, Jorginho fez.

Como resposta a sua avó lhe escreveu: Jorginho, eu não encontrei o álbum que você queria. Sendo assim, eu mandei buscar em New York, vindo também um que você não pediu; demorará mais um pouco de tempo. Porém para que você não fique inquieto, vou lhe mandar dinheiro para que você compre outro presente. Quando o meu chagar, eu envio imediatamente.

Notoriamente se um mortal tem consideração em cumprir as promessas aos que amam. Imagine Deus na sua sabedoria.

Jovem, se você ainda não recebeu a sua bênção, saiba que Deus estar preparando o melhor para sua vida.

Conheço o testemunho de um povo excêntrico, que passou a vida sobre uma cidade que estava localizada em uma cadeia de montanhas, sem nunca despertas para explorá-las.

Mas, um dia veio uma torrente, eles descobriam a beleza dos pastos e pomares que ali existiam.

V – Epílogo

I - Epistola de João 2:14

Eu vos escrevi jovem porque és forte, e a palavra de Deus estar em vós.

Jesus te ama

Pastor Robson Colaço de Lucena