Janela de Oração

Janela de Oração

Daniel 6:9-10

09 – Por esta causa, o rei Dario assinou a escritura e o interdito.

10 – Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como costumava fazer.

No começo do livro do profeta Daniel, encontramos o rei Nabucodonosor tendo uma visão através de sonhos, com uma grande estatua com:

1. Cabeça de ouro – Que representava o império Babilônico com Nabucodonosor;

2. Peito de prata – Império Medo Persa com Dário;

3. Tórax de cobre – Império Grego;

4. Pernas de Ferro – Império Romano;

5. Pés de Barro com Ferro – Império do Anticristo.

Alusão

No texto acima escrito os súditos levaram uma questão ao rei Dario, que havia determinado que durante o período de um mês, nenhuma petição ou oração poderia ser feita a outro deus, senão ao rei Dario. Quem não obedecesse, morreria colocado na cova dos leões, que era um local aonde o rei criava os seus leões de estimação.

Fizeram isso, pois sabiam que o jovem Profeta Daniel orava de continua e somente adorava ao verdadeiro Deus do universo.

Saindo o edital que obrigava orar ou pedir a Dario; de imediato Daniel foi ao seu aposento clamar a Deus mediante tamanha idolatria. Oração a Deus que a Bíblia fez uma “Partícula de realce”, mostrando que na casa do Profeta fiel havia janelas que davam para direção de Jerusalém, local onde fica a glória de Deus.

Então, aquela casta de demônios humanizados levou a questão ao rei, reportando que Daniel estava orando e solicitar ao Senhor Deus, não cumprindo o que foi determinado no edital. Como conseqüência o Profeta foi levado para ser colocado na cova dos leões. Todavia para decepção dos infiéis, Daniel recebeu um grande livramento naquele local, de forma que nenhum dos leões não tocou seque em um fio de cabelo do homem de Deus.

No contexto atual encontramos muitas pessoas na vida presente que estão prestes a receberem uma sentença (no mundo espiritual), para ser lançado na cova dos leões, e outros já se encontram dentro dela e prestes a serem devorados pelas feras espirituais; e esquecem que há uma janela aberta para escape que é o próprio Jesus Cristo que livra a quem confia Nele, assim como Daniel entregou-se a vontade Divina nos tempos remotos.

Na Palestina Bíblica as janelas eram abertas para o lado do pátio que somente abriam nos dias festivos. No entanto, hoje temos a liberdade para deixar a janela da graça aberta na qual o Senhor Jesus opera se cessar dando vitória aos que crêem em seu precioso amor.

Janela Noética

Nos dias de Noé, a humanidade estava atravessando um estágio de devassidão desenfreado, igualmente nos dias atuais. Mas, Deus mandou o Noé construir uma arca de madeira para que o Profeta escapasse com toda a sua família e animais da grande destruição que estava prestes a acontecer. Recebendo a incumbência de repovoar novamente a face da terra. Mas durante aquele período de inundação, na grande arca que estava Noé juntamente com a sua família e os animais, só havia uma pequena janela de 0,45 x 0,45 centímetros, para entrada de ar e refugio da pomba mensageira.

Gênesis 6:16

E farás uma janela de um côvado e caberá em cima.

Agora a terra estava totalmente destruída e com ela toda espécie de vida. Porém ao cabo de quarenta dias de inundação, Deus abriu uma “janela nos céus” para aqueles servos fieis.

Gênesis 7:11

No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram.

Tudo estava findo, mas a janela para os servos de Deus estava aberta naquela arca. Hoje não é diferente; no seio de uma grande inundação de pecados, temos uma janela para refugio, que é Jesus Cristo.

Na História de Noé, passaram quarenta dias de chuvas; hoje enfrentamos uma forte tempestade de tentações. Porquanto, os que estão abrigados na Arca de Jesus Cristo têm uma janela para o céu que é a Bíblia Sagrada.

Disse o Salmista:

Salmo 121:1-2

01 - Olho para os montes, de onde me virá o socorro?

02 - O Meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.

Notoriamente, o Salmista estava olhando para a terra, esperando que abrisse uma janela de escape e nada aconteceu. Todavia, quando ele passou a olhar para uma janela que havia no céu percebeu que o socorro vem de Deus, autor e consumador de todas as obras.

Para quem trabalha na área de informática, geralmente surgem momentos em que é necessária uma visão maior do que está sendo feito. É nesse instante que o programador passa a usar recurso secundário chamado de janelas, dando ênfase a novos parâmetros para nova tarefa.

Janela Paulina

O apostolo Paulo estava evangelizando a Macedônia, Grécia e Ásia, e tendo chegado a Troas, onde passou sete dias; estando celebrando um culto de Ceia, quando expondo o seu sermão, um jovem por nome Éutico, que adormecendo na janela do terceiro andar daquele cenáculo, caiu vindo a morrer. Porém, Paulo estando presente ao acontecimento clamou a Deus e ressuscitou o jovem através da ação do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 20:9

E, um, certo mancebo, por nome Éutico, assentando em uma janela caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe veio durante o extenso discurso de Paulo.

Quero chamar a sua atenção, não para o discurso de Paulo, nem para a ressurreição naquele momento. Mas para o jovem que adormeceu em uma janela recebendo um prejuízo, deixando o exemplo para nossas vidas em que o Senhor abre uma janela para as visões do Reino Celestial, e na maioria das vezes negligenciamos e como o jovem que entrou no sono da indolência entrou também nesse estágio e perecemos.

Encontramos também aqueles que não sevem a Cristo em Espírito e Verdade quando seguem uma religião tradicional que suga toda vitalidade e entrega aos demônios da idolatria que estão pregando um catecismo de loucura e distorção da Palavra de Deus. Assim uma grande parte da humanidade fecha a janela da Palavra de Deus (Bíblia), e abre completamente o corpo e espírito para obedecer a mandamentos de homem que inspirado pelo diabo leva muitas vidas a escuridão e condenação eterna.

Epílogo

Sempre haverá uma janela aberta no céu para aqueles que ardentemente desejam que Jesus Cristo renove a sua vida e faça um novo ser diante de Deus.

Peça para que o Espírito Santo fale ao seu coração os mistérios inefáveis que são revelados aos fieis a causa de Cristo, que certamente grandes milagres acontecerão a cada manhã.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena