Exsudação de Jesus
Exsudação de Jesus
Lucas 22:39-44
39 - E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
40 - E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
41 - E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
42 - Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
43 - E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
44 - E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
I – Introdução
Estava Jesus no Monte das Oliveiras, ao sul de Jerusalém. Região com um pouco mais de 1Km, atravessando o vale de Cedom. Local que corria um pequeno riacho que vinha do Templo, no qual eram sacrificados os animais para propiciação dos pecados. O vale recebeu o nome de Cedom por ser vermelho do sangue dos holocaustos.
No Getsemani, era tradicional como lugar do azeite em virtude de ter muitas árvores de oliveira e fabricas para retirada do óleo das referidas plantas. Foi nesse local que:
Davi fugiu da rebelião de Absalão
Esta o tumulo dos profetas
Os judeus buscaram ramos para comemorar a festa dos tabernaculos
Jesus fez a última profecia sobre Jerusalém
Jesus saiu para a última entrada triunfal em Jerusalém
Jesus suou sangue (Exsudação da pele)
Jesus foi preso
Jesus ascendeu para o céu
Jesus descerá para julgar e acabar com o anticristo.
II – Suor em Sangue
Lucas 22:44
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
O fenômeno que a ciência chama de exsudação da pele e conhecido também como hemorragia capilar. Embora alguns tentem contradizer esse fenômeno dizendo que foi um exagero do escritor. Entretanto quero chamar a atenção dos que não tem conhecimento que o evangelista Lucas era médico e conhecia bem todos os atributos do corpo humano, bem como as enfermidades em que o homem está propicio.
Outras pessoas por falta de conhecimento Bíblico, dizem que Jesus transpirou por medo da morte, e esquecem que Cristo é o próprio Deus encarnado, que Ele muitas vezes vaticinou o seu sofrimento, morte e ressurreição.
Meditando um pouco nas Sagradas Escrituras, encontramos Jesus imaculado em todos os aspectos; e naquele momento de crucificação estavam sobre Jesus Cristo todos os pecados humanos, como: Idolatria, imoralidade, crime, blasfêmia e etc. Com essa miscelânea de maldade fez com que o Senhor sentisse uma terrível vergonha de Deus Pai e do Espírito Santo.
III - Pressão Getsemanica
No horto das Oliveiras havia prensas para se obter óleo das oliveiras em depósitos conhecidos como lagar. Para se obter azeite, era necessário bater ou balançar as árvores.
Deuteronômio 24:20
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
No versículo acima mostra a forma de recolher os frutos das oliveiras, que em um sentido figurado nos lembra do sofrimento de Jesus na última noite no horto. O que serve de advertência para um grupo de religiosos que todos os anos em certo período conhecido por eles como semanada santa; repetem o sofrimento de Cristo.
O Evangelista João nas suas epístolas citou o seguinte:
I João 2:1
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Em destaque no inicio do versículo encontramos a seguinte citação: “Não pequeis”. Assim como o apostolo Paulo adverte que não abusemos da graça que há em Cristo Jesus, para não darmos ocasião a inclinação da carne. Em outras palavras eles nos recomendam para não fazermos da graça um travesseiro de pecado.
IV – Abundancia no Getsemani
Das promessas feitas por Jesus Cristo, podemos receber o Espírito Santo como símbolo do azeite com bastante abundancia, mas lembrando que antes da unção, vem a crucificação e o precioso Sangue que Cristo começou vertendo no horto das oliveiras e terminou na cruz do calvário.
Joel 2:24
E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.
Isaias 53:5
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
João 18:12
Então a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e o maniataram.
V – Epilogo
Em toda Bíblia encontramos menção da agonia de Jesus Cristo a nosso favor, provando que o seu amor para com a humanidade a tão profundo, que Ele chegou a se esvaziar para que o homem chegasse ao Torno de Deus. Acima de todo o pecado e fraqueza humana, está a graça de Deus manifestada em seu próprio Filho.
Jesus te ama.
Pastor Robson Colaço de Lucena
Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br