Tem bom ânimo


(Js 1.9)

O que encontraremos pelo caminho a ser percorrido, não sabemos; mas uma coisa é certa: é necessário estarmos preparados e com muito ânimo.

O ânimo faz bem e faz a diferença no dia-a-dia de cada um de nós.

A Bíblia está repleta de apelos a uma vida animada. O Senhor sabe o quanto é agradável vivermos bem dispostos e por isso nos exorta a esse estilo de vida. Ele fez isso com Josué num momento muito difícil de sua vida.

Josué foi escolhido por Moisés para ser o seu servidor (Ex 24.13; Nm 11.28). Começou a se destacar como assistente contínuo do líder na peleja contra Amaleque, onde o povo de Deus prevalecia enquanto as mãos de Moisés permaneciam levantadas. Era o início do treinamento de uma vida de ânimo do futuro guia do povo de Deus.

No tempo determinado pelo Senhor e sob sua ordenação, Moisés impõe as mãos sobre Josué, dando-lhe a comissão de liderança do povo (Nm 27.18 – 23). Uma grande responsabilidade sobre seus ombros.

Com a morte de Moisés, o novo líder demonstra um certo abatimento; mas, o Senhor o visita e o socorre. Josué não podia perder a coragem, o vigor, a disposição para cumprir a missão que lhe fora entregue. Então, o Senhor fala a Josué “... levanta-te pois agora e passa este Jordão...” (Js 1.2 e 3).

Nessa primeira conversa mais íntima, do Senhor com Josué, encontramos uma ordem e uma promessa aos filhos de Israel. A ordem é: “Levanta-te!”.

Levantar tem muitos significados implícitos. E um deles é COLOCARMO-NOS A POSTOS; exatamente o que o Senhor queria de Josué.

Após trinta dias de luto pela morte de Moisés, era preciso encerrar os rituais de lamentação. CESSAR O CHORO E O JEJUM; o povo precisava reagir... colocar um ponto final naquela prostração. Era necessário que o povo de Deus se preparasse para partir em direção à Terra Prometida.

O Senhor nos estimula a tomar posse de um bom ânimo!

Deus espera que cada um de nós trabalhe na Sua obra com muita disposição, coragem e ousadia.

Não sabemos se nossos planos e sonhos se realizarão; entretanto uma coisa é certa: Ele está conosco todos os dias para nos fortalecer, animar, abençoar e encorajar. É preciso que nos coloquemos a postos. Chega do choro e de jejum! Deus espera uma nova atitude de cada um de nós!

Então, levanta-te! tem bom ânimo e passa esse Jordão.

Deus nos abençoe e nos dê a Paz.



10.02.2009.
PaPeL
Enviado por PaPeL em 10/02/2009
Código do texto: T1432128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.