Crê

Crê

Atos 16:31

E eles disseram: Crê nos Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa.

Temos um acontecimento registrado no Livro de Atos dos Apóstolos, que narra um período decisivo na vida de Paulo, Lucas e outros apóstolos, quando estavam evangelizando na Ásia Menor, nos territórios da Fringia (Galáxia), e em sonhos foram designador através de um varão que os mandava passar para a Macedônia.

Chegando a cidade de Filipos, e por estarem evangelizando foram colocados em um Cárcere. Chegado a meia noite os apóstolos cantavam e oravam quando a estrutura da cadeia foi abalada. Por sua vez o carcereiro queria suicidar-se com medos que presos tivessem fugido. Foi nessa hora que Paulo pregou o Evangelho da salvação.

O carcereiro perguntou o que deveria fazer. E o apostolo fez a citação: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa” (Atos 16:31).

Crê significa - Ter a certeza, confiar e não duvidar.

Voltando um pouco a historia, quero fazer citação de uma embarcação chamada Titanic que foi ao mar em 1912, trazendo uma pagina de dor para toda a humanidade.

Os fabricantes na inauguração disseram uma frase que marcou a destruição do maior navio daquela época - “Esse aqui nem Deus destrói”.

Aconteceu que na sua primeira viagem a qual tinha a tripulação composta de 2.340 pessoas enfrentaram um naufrágio; desse número pereceram 1.635, restando apenas 705 almas vivas.

Entre a tripulação estava o Pastor Jonh Harre, que trabalhava na casa das máquinas;

e em meio às torrentes ele perguntava as pessoas que pereciam nas águas frias e escuras do Oceano Atlântico: Tua alma é salva? Logo após dizia: Então Somente Crê.

Assim muitos dos que pereciam conseguiram chegar a Deus através daquela mensagem.

Crê é não duvidar. Mas há muitos que crêem e não confiam...

II – Escritos Joaninos

O evangelista João foi quem mais se destacou no que se refere crê. No começo do seu Evangelho escrito por ele, o Livro faz forte menção ao VERBO (Que é Jesus Cristo), mostrando que todos os que Nele crêem (Jesus), será salvo. Mas aos que não crê já está julgado.

João 1:12

Mas todos os quanto o receberam, deu-lhe poder de serem filhos de Deus. Aos que crêem no seu nome.

Quando se fala credibilidade em Deus, de imediato os homens dizem: Ah! Eu também creio!

Isso é verdade. Crêem, mas não obedecem; como está escrito na Epistola Universal de Tiago.

Tiago 2:19

Crê tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.

Dessa forma temos também classe de homens que crêem, sem saber em quem tem crido. Pois se estivessem em um credo verdadeiro, certamente o mundo seria melhor.

Votando a nossa atenção para o Evangelho segundo João, encontramos Jesus fazendo uma advertência a todos nós, para que creiamos Nele sem fingimento e como recompensa receberemos a vida eterna.

JOÃO 14:1-2

01 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

02 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

Podemos tomar posse dessa benção que Jesus nos preparou, é só confiar e conseguintemente tudo irá muda para melhor em nossas vidas.

III - Exemplo de Confiança

Um soldado britânico ficou tão ferido na primeira guerra mundial, que ele sentindo muita dor, recorreu ao médico e a sua enfermeira para que eles lhe dessem uma dose mortal a qual aliviaria a sua dor e inutilidade.

Aconteceu que eles recorreram ao Rei Tiago, para saber se poderiam fazer aquele ato conhecido com eutanásia (morte sem sentir dor). E como resposta o Rei disse: Não! Eu ainda preciso dele.

Aquele soldado sentiu-se útil e resolveu viver, baseado na palavra do Rei Tiago, a qual lhe deu credito gerando assim alegria e desejo de voltar à vida.

Da mesma forma Deus tem falado a todos os homens da terra, dizendo: “Eu preciso de vocês, para fazer um cidadão do Reino dos Céus”.

Temos outro destaque no Evangelho de João, quando Jesus passava da morte para a ressurreição. Tendo Ele aparecido aos seus apóstolos, ouve uma grande euforia. Porém, Tomé não estando presente naquele momento, não quis acreditar que Jesus estava no meio deles.

João 20:27

Depois disse Jesus a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.

Imediatamente entendemos que Jesus fez um imperativo, mandando o homem ser crente e não incrédulo.

Conta-se á história de Francisc Gary Power, que foi abatido em um combate na Rússia com o U2, e sobreviveu.

Ao sair da guerra, o piloto passou a trabalhar em um helicóptero de um jornal em Los Angeles. Naquele mesmo ano ouve muitos incêndios, e em um deles o cinegrafista e reporte resolveu fazer uma filmagem em Santa Bárbara; em certo momento ao dar cobertura ás últimas noticias das 17:00 horas, Gary Power se aproximou demais das chamas vindo a aquecer o combustível da nave a qual explodiu matando toda a tripulação.

Da mesma forma se comporta os homens que escapam das lutas desta vida por um milagre Divino. Muitos não crêem que é Deus quem os livra e se aproximam demais de outros riscos e perecem.

Devemos crê em Jesus Cristo vela por nossas vidas não cairmos em ciladas, mas o ser humano na sua inclinação carnal sempre está em apuros.

O Apostolo Paulo escrevendo aos romanos, fez uma forte narrativa para que os homens acreditassem mais em Deus.

ROMANOS 10:-10-11

09 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;

10, pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.

Dessa forma temos a obrigação de crê e testificar para sermos salvos. Quando alguém está esperando a condução para qualquer local, a primeira coisa que temos de fazer a dar um sinal com as mãos para que a mesma condução pare.

Da mesma forma acontece com o Reino de Deus. Temos a obrigação de crê (como um sinal), para sermos conduzidos a salvação, bem como testificar com um sinal para que todos saibam que somos de Deus.

Epílogo *

Filipenses 1:29

Pois, vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele.

Jesus te ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br