Coroa da Criação

Coroa da Criação

O homem na sua ostentação imagina ser o todo poderoso, uma vez que foi criado com a sapiência, estando na coroa em relação às outras criaturas. Porém alguns não param para refletir sobre a sua fragilidade biológica e que como criação material torna-se mortal como qualquer animal.

Com toda autoridade o profeta Jô, levantou uma indagação para que o ser humano refletisse um pouco do quanto ele precisa de Deus.

Jô 7:17-18

17 - Quem é o homem, para que tanto o estime, e ponha sobre ele o seu coração.

18 - E em cada manhã o visite, e cada momento o prove?

I - Antropologia

Muitas são as perguntas no mundo natural a respeito de quem seja o homem. Entretanto o ser humano no seu entender carnal, jamais poderá chegar a um consenso de quem ele é realmente.

O artista e filosofo francês Augusto Rhodire, configura a seguinte questão: Quem sou eu, de onde vim, porque estou aqui e para onde vou?

Fica difícil para a nossa espécie saber tais mistérios. A não se que Deus resolva revelar através da sua misericórdia.

O Salmista nas suas profundas revelações chegou a questionar:

Salmo 8:4-5

04 - Quem é o homem mortal para que Deus lembre dele? E o filho do homem para que o visites?

05 - Contudo, um pouco menor o fizestes que os anjos, e de gloria e de honra o coroastes.

Vimos que o Senhor tem usado todos os meios para que cada um se componha humildemente e receba as bênçãos que Ele tem preparado para cada momento da nossa existência no século presente. Mas infelizmente alguns rejeitam e levam uma vida de soberba e sem encanto.

II - Filosofia

Os grandes filósofos da nossa história chegaram a se perder quando filosofavam sobre tal questão:

• Platão - O homem é um bípede sem pernas

• Nietche – O homem é mais macaco dos animais

• Aristóteles – O homem é o mais sociável de todos

• Moliere – O homem é um animal viçoso

• Willian Hazlitt – O homem é o único animal que rir e que chora

Dessa forma muitos são os conceitos a respeito do homem, os quais não satisfazem as expectações humanas.

III – Teologia

O Salmista em outra oportunidade chegou a perguntar de maneira angustiada, quem era o homem?

Salmo 144:3-4

03 - Senhor, quem é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?

04 - O homem é semelhante à vaidade; e seus dias são como sombra que passa.

Deus jamais levou a humanidade enganada. Ele sempre tem respostas para ajudar a todos que o procura.

Viajando nas páginas da Sagrada Escrituras, encontramos no Livro da Gênesis que é o da criação, o Senhor valorizando de uma maneira poderosa para dar alta-estima aos que são fieis a sua Palavra, dizendo que o homem é sua imagem semelhança.

Gênesis 1:26

Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, e conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Grande foi à honra que Ele nos concedeu, ao ponto de termos a sua imagem e semelhança. Isso quando estamos remidos no Sangue de Jesus.

Existe um pensamento filosófico em que estuda a área humana, que diz:

Pensar para acertar;

Calar para resistir;

Lutar para vencer.

Se nós padronizarmos esse pensamento no sentido teológico, podemos entender o seguinte:

Pensar de uma maneira santa para acertar a vontade de Jesus;

Ter que calar diante as expectações heréticas para resistir ao pecado;

Lutar para vencer as tentações que são impostas a cada dia.

A raça humana tornou-se tão importante para Deus, que mesmo pecando o Senhor não a abandonou. Não resta duvida que Ele discipline aos que caem em contradição para que os mesmos não sejam condenados na eternidade.

Essa atração benéfica que Deus tem pelos homens é tão profunda que chegou ao ponto de mandar o seu próprio Filho, Jesus se humanizar para remir-nos da degradação moral e espiritual que sofremos através dos nossos pecados.

IV – Epílogo

O apostolo Paulo escrevendo aos Corintios, fez uma forte menção sobre o nosso verdadeiro papel diante de Deus. De maneira que devemos andar em santidade para que o Espírito Santo habite no nosso ser.

I Aos Corintios 6:19

19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Notoriamente encontramos a obrigação que cada um deve ter diante do Todo Poderoso, abrigando-o no nosso interior. Mas essa condição somente é outorgada para aquele que aceitam Jesus Cristo com o seu único salvador e andam e novidade de vida.

• Quando o homem é operário – Deus é o arquiteto

• Quando o homem é doente – Deus é o médico

• Quando o homem é justificado dos seus pecados – Deus é o salvador

Dessa forma o homem é o ápice da criação Divina na terra.

Jesus tem ama.

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br