Bode Emissário

Bode Emissário e Bode Expiatório

Levítico 16:15

Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.

• Bode Expiatório

Levítico 16:21

E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.

• Bode Emissário

Introdução

No dia nacional para expiação dos pecados em Israel, dois bodes eram apresentados no Altar de Deus. Um seria imolado e o outro levado para o deserto como símbolo do esquecimento das transgressões.

• O bode morto – Simbolizava os pecados em que os Israelitas se encontravam diante do Senhor. Também mostrava Jesus Cristo sendo crucificado no futuro.

Romanos 3:23

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

• O bode vivo – Simbolizava o esquecimento das nossas culpas, assim como Cristo se entregou por todos os homens.

Hebreus 8:12

Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.

Tipologia Messiânica

É Bíblica a citação que narra: Sem derramamento de sangue não pode haver remissão dos pecados. Mas na Lei (Antigo Testamento), tornou-se um ciclo vicioso, quando as pessoas pecavam e posteriormente sacrificava animais, que se tornava uma oblação imperfeita.

Hebreus 9:13-14

13 - Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne.

14 - quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?

Mas no Novo Testamento encontramos um Sacrifício perfeito através de Jesus Cristo, que aboliu todo ritual da Lei, nos dando acesso ao Trono da Graça quando morreu e ressuscitou ao terceiro dia.

Com toda autoridade João Batista Citou:

João 1:29

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

A Bíblia nos mostrou que foi necessária a morte do Justo, para que a nossa vida fosse resgatada pelo último sacrifício na face da terra.

Também encontramos na Epistola aos Hebreus:

Hebreus 9:16

Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.

Este versículo vaticina que para se receber a herança eterna, é preciso que um Testador morra e esse testador (Jesus), e o responsável pela nossa ascensão ao céu. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Epilogo

No Livro de Levítico (Lei), encontramos dois bodes; um expiatório, e o outro emissário.

a) O expiatório – Morria pelos pecados

b) O emissário – Era banido para o deserto, mostrado que Deus havia se esquecido.

Na paginas do Novo Testamento, encontramos Jesus Cristo banido da cidade Santa para posteriormente morrer. Mostrando que somente Ele pode exercer os dois ministérios ao mesmo tempo. Isso é: Emitir e Propiciar por todos os pecadores.

Hebreus 8:12

Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.

Através do sacrifício de Cristo, todos os pecadores podem apresentar-se ao Senhor, colocando Nele todas as culpas. Porque Ele foi dilacerado na cruz do calvário por amor a humanidade.

Miquéias 7:19

Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Jesus te ama

Presbítero Robson Colaço de Lucena

Pastor Robson Colaço de Lucena

Visite o site: http://www.missaoamerica.com.br