VOCÊ CONFIA EM DEUS?

Texto Bíblico: Provérbios 3.1-7

Vi uma imagem na internet, e no canto tinha um texto em letras minúsculas, ampliei a imagem e li “Que o amor e a fidelidade não abandonem vocêProvérbios 3.5. Como sou um pouco curioso, peguei minha bíblia e fui confirmar se o texto da imagem realmente é o que está no versículo citado, quando abri a bíblia vi que tinha lido o versículo incompleto, o texto exato é “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade: ata-as no teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração”.
Tive uma outra surpresa com este texto, e tive uma outra surpresa, é o texto que um tio costuma ler sempre (por ocasião de aniversários), geralmente ele lê os três primeiros versículos (Provérbios 3.1-3). Fiquei meditando nesta palavra por tanto tempo que já estava decorado em sua maior parte.
Li uma parte deste capítulo e no versículo 5 eu fiquei intrigado com uma palavra, o que seria “estribar”? Peguei meu dicionário e vi que estribar é o mesmo que firmar.
Eu guardo os mandamentos de DEUS e não esqueço a Lei do SENHOR, mas comecei a me questionar, será que eu realmente guardo os mandamentos do SENHOR no meu coração? O que é guardar a palavra do SENHOR no coração?
Após muito meditar na palavra e pedir orientação do SENHOR, concluí que guardar os mandamentos de DEUS no coração consiste em não somente em saber e lembrar, mas também seguir o que nos ensina o PAI.
Saber o que DEUS ensinou, Adão e Eva sabiam e lembravam, mas considerando que eles não obedeceram ao SENHOR (Gênesis 3.1-13), concluímos que eles não guardaram a lei do SENHOR.
De uma forma geral, obedecer ao SENHOR e viver de acordo com os seus princípios resultará em uma saúde melhor (Provérbios 3.8), longevidade e uma vida feliz. Este princípio, no geral, não deve ser encarado como garantia absoluta e sem exceções, às vezes os justos são afligidos (Jó 1 e 2) e não gozam de vida longa (Atos 7.59-60).
Geralmente as pessoas que tentam ser independentes de DEUS (Provérbios 3.7) acabam indo para caminhos estranhos que não levam à salvação, pois JESUS CRISTO é o único caminho (João 14.6).
Em todos os nossos planos, decisões e atividades, devemos reconhecer DEUS como SENHOR, e fazer a sua vontade como alvo. Todos os dias devemos viver em um profundo e confiante relacionamento com DEUS, sempre buscando a sua direção “pelas orações e súplicas, com ação de graças” (Filipenses 4.6). quando assim fazemos, DEUS conduz nossos caminhos, nos leva em direção a seu alvo para a nossa vida, remove todos os obstáculos e nos capacita a tomar as decisões certas (Provérbios 11.5).
O que é confiar no SENHOR de todo o coração? É confiarmos de verdade em DEUS, entregar os nossos caminhos a ELE (Salmos 37.5) e confiar que ELE agirá em nosso favor. Quando confiamos no SENHOR nós agimos de acordo com a sua orientação, não simplesmente pela nossa vontade ou por nossos impulsos.
Você tem guardado os ensinamentos do SENHOR em teu coração? Você confia n’ELE?

Alcir Andrade
Enviado por Alcir Andrade em 29/01/2009
Reeditado em 10/10/2010
Código do texto: T1410953
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.