A Importância da Compaixão!

No mundo de hoje muitas pessoas não sabem o real significado de compaixão, e muitos tem vivido uma vida indiferente onde o que somente importa é a si mesmo. Esse sentimento egoístico é o que vem criando um mundo sem amor, sem altruísmo e sem compaixão ao próximo.

Gostaria de mostrar o maior exemplo humano que temos na humanidade: A vida de Jesus.

Contudo, qual o significado de compaixão? "Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem".

No livro de Mateus que se encontra na Bíblia Sagrada no Novo Testamento, podemos ver alguns acontecimentos da vida de Jesus, onde podemos ver o real significado da compaixão.

No Capítulo 14 do livro de Mateus temos a narração da morte de seu primo João Batista, que havia batizado Jesus.

Jesus o amava muito.

Conta este capítulo que a morte de João Batista foi devido a um Juramento do rei a uma determinada mulher que o agradou em uma dança e que por ter o agradado, esta poderia lhe pedir qualquer coisa. Infelizmente, por não gostar do profeta João Batista, que pregava o arrependimento de pecados, ela propositalmente optou pela sua morte, pedindo ao Reia a cabeça de João batista em uma bandeja.

O rei não podia voltar atrás em sua palavra, e com pesar e tristeza, o Rei precisou concedeu o infeliz pedido já que não poderia desfazer seu juramento.

A narrativa continua, e no versículo 13 do capítulo, quando Jesus ao saber da morte de seu primo, "retirou-se dali em um barco e foi para um lugar deserto"...

É nítido ver que Jesus havia se retirado porque estava triste e sabemos que a dor de perder alguém que amamos, uma familiar ou um amigo próximo é extremamente grande e nos fazem chorar. Jesus embora sendo sendo DEUS, estava em forma de carne, e como um humano, estava sujeito a todos os desejos e sentimentos que temos.

Era óbvio que com sua saída daquele lugar, Jesus queria estar só e chorar o seu luto, todavia, a história narra, que "sabendo o povo, seguiu-o a pé desde as cidades".

Logo no versículo 14 diz:"E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e possuído de Íntima Compaixão para com ela, curou os seus enfermos". Jesus conhecia o coração daquelas pessoas. Jesus sabia tal multidão o seguiam por querer alguma em troca.

Jesus sabia que essa mesma multidão gritariam para que ele fosse crucificado, sabia que tais pessoas cuspiriam n'Ele, e o maltratariam.

Provavelmente, muitos ali não entendiam o que Jesus estava passando naquele momento de dor em seu coração, visto que nós, seres humanos, possuímos uma natureza egoísta e má que visa pensarmos apenas em nós mesmo.

No entanto, Jesus era uma pessoa tão amável, que mesmo sabendo de tudo isso, se compadeceu daquela multidão, concedendo a cura aos enfermos, e alimentado-os multiplicando pães e peixes.

Jesus, mesmo estando triste, e querendo ficar só, teve tanta compaixão que optou ficar no meio daquele povo e satisfazer os desejos deles por Amor. Garanto que muitos de nós provavelmente não teríamos a mesma atitude de Jesus em momentos de crises e de tristeza.

O ais comum é pensarmos que os nossos problemas são a pior coisa do mundo, e esquecemos de muitos que estão passando por coisas piores que nós.

O texto bíblico descrito na Carta de Filipenses 2:5 Diz: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus". Ter esse mesmo sentimento em nós, só é possível quando Jesus ocupa lugar em nossas vidas.

Para isso não há outra forma senão reconhecer que Jesus é Deus e que Ele é o único que pode nos perdoar e nos purificar de todo mal. Só assim poderemos ser e agir como Jesus diariamente.

Jesus se doou por amor a nós, e nos deu sua preciosa vida para que nós pudéssemos ter uma vida em abundância e a vida eterna para com Ele vivermos um dia. Talvez você, caro leitor, ainda não tenha entendido o significado disso.

Pode ser que nós jamais consigamos entender o que Jesus passou ao apanhar, ser espancado, ser cuspido, humilhado, e ter que morrer numa cruz pendurado por pregos como um espantalho, com uma coroa de espinhos na cabeça, sendo zombado pela mesma multidão de pessoas que Ele havia ajudado e tratado com amor.

Entenda caro leitor, à importância do amor em nossos dias que pode nos levar a compaixão aos outros.

Para podermos viver esse amor puro e genuíno é necessário ter um encontro real com Cristo, aceitando e o recebendo em nosso coração, reconhecendo que Ele é Deus.

Eis que está chegando o dia em que Jesus irá voltar, e você? Será que irá subir com Jesus aos céus?

Deus o ama tanto que fez o seu filho viver como nós para que pudéssemos ter vida eterna. Entenda hoje que sem DEUS não somos nada.

Jesus é o sentido da vida!

Que DEUS o abençoe e que a cada dia nós possamos viver uma vida de compaixão com as pessoas!