Sobre um provérbio

“Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.” (prov. 15:17)

Há dias em que almejamos ardentemente uma nova posição e uma mudança radical em nossas vidas, em que em sonhando acordado, somos donos de uma linda casa com varanda dando para os quatro cantos da rosa dos ventos.

Existem dias em que deixados levar pelo desejo de possuir queremos um excelente saldo bancário, casa na praia, carros do ano e status suficientes para sermos exaltados perante a sociedade.

Existem ocasiões em que, alheios ao nosso modus vivendi, esquecemos de olhar as pessoas que estão ao nosso redor e , por uma ninharia , julgamos ser melhores e, nessa ilusão acabamos por vangloriarmos, sermos indestrutíveis, donos da verdade e da justiça.

Bailamos em delírio apaixonados por vastas salas onde os alimentos são abundantes, onde as pessoas que nos cercam são importantes e onde existe luxo e luxuria e orgulho mesclado com o desejo do poder.

Esquecemos por vezes e/ou constantemente os cheiros agradáveis de um lar simples com seus temperos caseiros, pelos inebriantes aromas de vinhos raros e ervas aromáticas que jamais fizeram parte do nosso cardápio.

Muitas vezes olvidamos a singeleza da nossa criação e nos deixamos levar pela sedutora vontade de sermos não somente ricos, mas poderosos de atos e ações, julgando-nos a nós mesmos sermos seres inexoráveis e inexpugnáveis na nossa moral.

Somente quando nos damos conta das ilusões terrestres e das responsabilidades impostas a cada ser humanos é que nos damos conta do quão é excelente alimentarmos das frescas hortaliças num lar verdadeiramente cristão, simples mas com a paz reinante, humilde mas com o respeito e admiração dos filhos, pobre mas verdadeiramente abençoado.

Melhor é deliciar-se com um prato de tenras hortaliças e sentir-se verdadeiramente alimentado com o amor, do que almejar o boi gordo e suculento que muitas vezes está cevado pelo ódio e intolerância.

Guilhermino
Enviado por Guilhermino em 06/01/2009
Código do texto: T1370531
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.