CATEQUESE.: Espaço Evangelizando (Continuidade)

O principal objetivo nesta publicação é levar ao conhecimento de todos em forma de catequese, os ensinamentos da nossa querida, santa e amada Igreja Católica Apostólica Romana.

Se você trabalha com CATEQUESE, ou tem algum amigo ou amiga que trabalha, poderá usar este espaço para preparar suas aulas aos catequisandos.

Tudo o que for publicado sob o título, “CATEQUESE Espaço Evangelizador”, será extraído do livro: 2º CATECISMO DA DOUTRINA CRISTÔ Editado pela Editora Vozes em 1973 (76ª Edição)

****

O principal objetivo nesta publicação é levar ao conhecimento de todos em forma de catequese, os ensinamentos da nossa querida, santa e amada Igreja Católica Apostólica Romana.

LIÇÃO PRELIMINAR.

O Sinal da Cruz.

Com muita convicção, diga a quem lhe perguntar:

Sim, sou cristão (ã) pela graça de Deus.

Se questionarem qual é o verdadeiro cristão ou a verdadeira cristã, responda:

O verdadeiro cristão ou a verdadeira cristã é aquele (a) que é batizado (a) que crê e professa a doutrina e a lei de Jesus Cristo; e a pessoa se faz cristão (ã) pelo batismo e o verdadeiro sinal do cristão (ã) é o sinal cruz..

Se perguntarem como se faz o sinal da cruz, responda: O sinal da cruz se faz de dois modos: persignando-se e benzendo-se. Explicando melhor, diga que, persignar-se é fazer três cruzes com o polegar da mão direita aberta. A primeira cruz na testa, a segunda na boca e a terceira no peito dizendo: Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.

A primeira cruz sinalizada na testa é pedindo a Deus que nos livre dos maus pensamentos. A segunda cruz sinalizada na boca é para que Deus nos livre das más palavras e a terceira cruz sinalizada no peito é para que Deus nos livre das más obras que nascem em nosso coração.

Após o sinal da cruz, nós nos benzemos fazendo uma cruz com a mão direita aberta colocando-a na testa, em seguida no peito; nos ombros esquerdo e direito dizendo: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

O sinal da cruz é o verdadeiro sinal do cristão por dois motivos:

O primeiro é porque serve para distinguir os cristãos dos infiéis e o segundo, porque indica os principais mistérios da nossa fé que são: Unidade e Trindade de Deus e Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

É muito importante que façamos o Sinal da Cruz com bastante freqüência, principalmente pela manhã ao despertar, à noite ao deitar, antes e depois de cada refeição, no começo e no fim de qualquer trabalho...porque através do sinal da cruz nós avivamos a nossa fé, repelimos as tentações e alcançamos muitas graças vindas de Deus.

O catecismo da doutrina cristã nos ensina tudo quanto Jesus Cristo nos deixou para alcançarmos a salvação eterna.

Para que sejamos um bom cristão nós devemos saber que o catecismo da doutrina cristã divide-se em quatro partes, a saber: o Credo, a Oração, os Mandamentos e os Sacramentos.

É muito importante que aprendamos a doutrina cristã e devemos nos conscientizar de que cometemos faltas graves se, por negligência ou má vontade deixarmos de tomar conhecimento da Palavra de Deus.

LIÇÃO I FOCALIZAREMOS A ORAÇÃO DO "CREDO"

01- O que é Credo?

Credo, ou o Símbolo dos Apóstolos, é o resumo da verdade que

todo cristão deve crer.

02- Por que o Credo também é chamado de Símbolo dos Apóstolos?

O Credo é também chamado Símbolo dos Apóstolos por ser um

resumo das verdades da fé, ensinadas pelos Apóstolos.

Todo cristão é obrigado por preceito divino a saber e crer

explicitamente todas as verdades contidas na oração do “Credo”

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu á mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso; donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amaém.

ANALISEMOS O “CREDO”

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador Dio céu e da terra.

01) Quem é Deus?

Deus é um espírito perfeitissimo, eterno criador do céu e da

terra.

02) Por que Deus é eterno?

Deus é eterno porque sempre existiu, não teve começo e não

terá fim.

03) Por que Deus é Criador?

Deus é Criador, porque só Ele criou, pode criar todas as coisas e

não foi criado por ninguém.

04 Onde está Deus?

Deus está no céu, na terra e em todo lugar visíveis e invisíveis.

05) Deus vê todas as coisas?

Sim, Deus vê todas as coisas presentes, passadas e futuras. Vê

até os nossos pensamentos.

06) Por que Deus vê todas as coisas.

Deus vê todas as coisas porque é infinitamente sábio e está

sempre presente em todos os lugares.

07) Deus tem corpo igual a nós?

Não. Por ser puríssimo em espírito, Deus não tem corpo.

08) Como Deus criou o mundo?

Deus criou o mundo com um simples ato de sua vontade. E, por

ser Onipotente, poderá criar muitos outros mundos

09) De que Deus fez o mundo?

Deus fez o mundo do nada.

LIÇÃO ll “DA SANTGÍSSIMA TRINDADE":

01) Quantos deuses há?

Há um só Deus e não pode existir mais do que um.

02) Quantas pessoas há em Deus?

Em Deus há três pessoas iguais e realmente distintas que são:

o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

03) Como se chama esse mistério de um Deus em três pessoas

iguais e realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo?

Chama-se o mistério da Santíssima Trindade, cuja primeira

pessoa é o Pai, a segunda é i Filho e a terceira é o

Espírito Santo.

04) O Pai é Deus?

Sim, tanto o Pai é Deus, como o Filho é Deus e o Espírito Santo

também é Deus.

05) Então são três deuses?

Não, não são três deuses. São três pessoas distintas, porém,

um só Deus.

06) Por que são as três pessoas da Santíssima Trindade um só Deus?

As três pessoas da Santíssima Trindade são um só Deus,

porque todas elas têm uma só e a mesma natureza divina.

07) Qual das três pessoas da Santíssima Trindade é maior, mais

poderosa e mais sábia?

As três pessoas da Santíssima Trindade são todas iguais, porque

todas têm a mesma natureza divina, o mesmo poder e a

mesma sabedoria.

08) Não existiu o Pai antes do Filho e antes do Espírito Santo?

Não; o Pai não existiu antes do Filho e nem antes do Espírito

Santo, porque todas essas três pessoas divinas são igualmente

eternas.

POR ACREDITAR QUE ESTA PUBLICAÇÃO SERÁ DE GRANDE

UTILIDADE PARA OS(AS) CATEQUISTAS, ELA TERÁ CONTINUIDADE.

AGUARDE!!!

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 23/12/2008
Reeditado em 23/12/2008
Código do texto: T1350470