CATEQUESE.: Espaço Evangelizando

O principal objetivo nesta publicação é levar ao conhecimento de todos em forma de catequese, os ensinamentos da nossa querida, santa e amada Igreja Católica Apostólica Romana.

Se você trabalha com CATEQUESE, ou tem algum amigo ou amiga que trabalha, poderá usar este espaço para preparar suas aulas aos catequisandos.

Tudo o que for publicado sob o título, “CATEQUESE Espaço Evangelizador”, será extraído do livro: 2º CATECISMO DA DOUTRINA CRISTÔ Editado pela Editora Vozes em 1973 (76ª Edição)

FONTE: 2º Catecismo da Doutrina Cristã 76ª Edição. Editora Vozes 1973

Os Mandamentos da lei de Deus são dez, sendo que os três primeiros pertencem à honra de Deus enquanto que, os outros sete pertencem ao proveito do próximo.

1º Amar a Deus sobre todas as coisas,

2º Não tomar seu santo nome em vão,

3º Guardar os domingo de festa,

4º Honrar pai e mãe,

5º Não matar,

6º Não pecar contra a castidade,

7º Não furtar,

8º Não levantar falso testemunho,

9º Não desejar a mulher do próximo

10º Não cobiçar as coisas alheias.

Estes dez mandamentos se encerram em dois: Amar a Deus sobre todas asa coisas, e ao próximo como a ti mesmo.

Os mandamentos da Igreja são cinco:

1º Ouvir e participar das Missas inteiras aos domingos e em dias de

festas de guarda.

2º Confessar-se ao menos uma vez cada ano.

3º Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.

4º Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Madre Igreja.

5º Pagar o dízimo segundo o costume.

Os sacramentos instituídos por Jesus são cinco. Ei-los:

1º Batismo

2º Confirmação

3º Eucaristia

4º Penitência ou Confissão

5º Unção dos Enfermos

6º Ordem

7º Matrimônio.

ATO DE FÉ, ESPERANÇA, CARIDADE, CONTRIÇÃO E CONFISSÃO.

ATO DE FÉ:

Eu creio firmemente que há um só Deus em três pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus para sempre.

Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que ao terceiro dia ressuscitou.

Creio em tudo o que nos ensina a Santa Igreja Católica Romana, porque Deus, verdade infalível lho revelou. Portanto, nesta crença eu quero viver e morrer.

ATO DE ESPERANÇA:

Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo alcançarei a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com vosso auxílio.

ATO DE CARIDADE:

Eu vos amo, meu Deus, de todo meu coração, e sobre todas as coisas visíveis e invisíveis, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender. Pelo seu amor, amo o meu próximo como a mim mesmo.

ATO DE CONTRIÇÃO:

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; e porque vos amo e estimo, arrependo-me, Senhor,de todo o meu coração, de vos ter ofendido e com isso estar propenso a perder o céu e merecer o inferno. Arrependo-me, Senhor e proponho firmemente, ajudado com os auxílios da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém!

CONFISSÃO:

Confesso a Deus todo-poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamento e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço a Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.

Por acreditar que esta publicação será de grande utilidade para os (as) catequistas, ela terá continuidade. AGUARDE!!!

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 19/12/2008
Reeditado em 23/12/2008
Código do texto: T1344118