A Boa Notícia de Jesus (Mt 15, 29-37)
Jesus saiu dali e foi até o lago da Galileia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel.
Jesus chamou os seus discípulos e disse:
- Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.
Os discípulos perguntaram:
- Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
- Quantos pães vocês têm? - perguntou Jesus.
- Sete pães e alguns peixinhos! - responderam eles.
Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
***************************************************
Partilhar, o grande segredo do amor que Jesus transmite ao mundo. Partilhar não só o pão material, mas, sobretudo o Pão da Palavra, que alimenta o espírito e dá energia a alma.
O Pai abençoou o pão e desta bênção surgiu o milagre, o milagre do amor, da fraternidade, da solidariedade, da compaixão.
Percebemos também neste evangelho o poder da Palavra de Deus. A Palavra e a Eucaristia se unem num gesto de amor. Há dias as pessoas não comiam, no entanto se alimentavam das escrituras e para reforçar esse alimento, Jesus distribuiu o pão abençoado pelo Pai, que trouxe força, ânimo e coragem ao povo sedento.
Depois de nutrido, curado, saciado é hora de seguir em missão, anunciar a boa nova do reino, nutrir espiritualmente nossos irmãos famintos da palavra, ser fraterno e solidário para com o próximo, da mesma forma como fez Jesus no Monte, perto da Galileia.