Por D´us permite tanta maldade na terra?
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.
E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. (Gen 1:26 a 31)
Eu vejo de uma forma muito simples um exemplo de como D´us criou os seres em um mesmo instante, assim sendo num momento singular onde discorre de forma bastante simbólica no texto Bíblico sobre coisas mais profundas do cotidiano e funções de cada um. Não pretendo abordar aqui nenhum desses aspectos simbólicos que o texto trata, mas sim de uma questão especifica, a criação do homem.
O homem enquanto criatura é mencionado de forma bastante genérica, ou seja homem (Adão) e todos os demais são apenas um.
Creio eu, em uma criação dada em um único momento, assim como uma explosão gera muitos acontecimento porem explosão foi uma apenas. O mesmo pode se dizer de uma pedra caindo na água, a pedra é uma mas as ondas produzidas são muitas e de formas diferenciadas, desde o seu impacto ate seu movimento na borda de uma lagoa são muitos os acontecimentos , muitas coisas ao de mover-se, mas a pedra foi uma.
Por diversas formas é isso que vejo no Gênesis e é isso que compreendo.
Assim como o Big Bang é um único acontecimento gerando consequentemente tudo o que hoje podemos ver e tocar assim é a criação, um ato de gerar. Um ato único que forma todo o universo de forma muito coerente.
Veja o Gênesis, no capitulo 1 menciona a criação do homem e da mulher simultaneamente, no capitulo 2 da-se uma serie de acontecimentos entre a criação de Adão ate a criação de Eva, o que demonstra tempo e acontecimentos que não são simultâneos como descrevia em seu capitulo anterior, o que claramente da a entender que nem sempre coisas que foram criadas em um mesmo instante vieram a existir simultaneamente.
O Criador no livro de Jô questiona-o de forma curiosa:
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. (Jô 38:4)
Entendo perfeitamente que nesse instante que D´us menciona Jô estaria em algum lugar, afinal todo universo criado foi criado em um único gesto, um só ato.
Gênesis 1:1
No princípio criou Deus os céus e a terra.
Os céus e a terra; perceba a criação resumida em uma única frase, esse foi o principio da-se a explicação passo a passo nos demais versos, porem esse foi o principio de tudo.
O homem tendo sido criado no mesmo instante, este ali embutido na descrição Terra, e os seres angelicais e todos os demais em Céus.
Partindo dessa idéia de todos os elementos da criação vindo a existir de acordo com seu momento temos uma diferença simples entre ser criado e vir a existir.
Em uma idéia mais ampla tomemos como principio que todos os seres e coisas sendo criados no mesmo instante o que diferencia cada pessoa?
Aquilo que cada um é em essência, ou seja, o eu interior de cada um.
Propensão, cada ser esta propenso a ser da forma que é, exemplo:
Dois meninos nascem em uma mesma região, são educados na mesma escola de forma muito semelhante, pais de comportamento similar uma família comum sem nenhum atrativo para ser lembrada.
Um dos meninos é mais serio e introspectivo, o outro nascido alguns meses antes é mais explosivo e ativo em tudo o que faz, coisa sabida por todos é a influencia dos astros na personalidade de cada ser, veja, não estou falando de astrologia de jornal coisa que abomino, estou me referindo a uma sincronia simples que todos podem perceber ao observar pessoas que nascem em um mesmo período, a psicologia enquadra esses humores de 4 formas distintas, Colérico, Melancólico, Sanguíneo e Fleumático. Podemos observar que em momentos específicos do ano que cada um nasce tende mais para um ou para outro.
Há ainda outras coisas que claro posteriormente moldam cada pessoa, mas características básicas estão relacionadas aos 12 meses do ano e seus representantes Astrais.
Diante de uma averiguação cientifica desses caracteres podemos concluir que de forma bastante significativa ser retraído ou explosivo é uma característica nativa de cada um que pode ser ou não controlada de acordo com muitos fatores.
Existe uma tese cientifica onde cada ser é o que nasceu para ser, ou seja, o homosexual jamais sentiria nem sente atração por alguém de sexo oposto, de forma semelhante o violento, digo pessoa que é violenta ela nasceu violenta e é violento ele só esta feliz ou realizado cometendo atos de violência, todo o seu corpo reage a isso, impele-o a isso. O benevolente é assim por que nasceu assim e seu organismo o leva a isso dando-lhe prazer por assim ser. Como o cidadão que é violento, ele não consegue ser diferente, existe toda uma reação bioquímica nele para que ele assim o seja.
O personagem do filme Prenda-me se for capaz nasceu com uma habilidade de falsificar documentos, o Pelé nasceu com habilidade para o futebol, Michael Jordan é um gênio do basquete (que provou ser apenas isso que entende quando aventurou-se no basebol e foi um fiasco) e quanto mais observamos mais percebemos que muitos de nossos desejos ou prazeres, habilidades ou deficiências são nossas e conosco nasceram.
Assim segundo algumas crenças podemos apenas cumprir nosso destino ou carma, a meu ver todos nascemos propensos e essa propensão nos torna o que somos, esse é o exemplo do Gênesis, o homem nasceu para fazer o que deseja e o que lhe agrada, como conseqüência disso vivemos um grande caos de instintos sendo reis de nossos atos, mas podemos dizer que poderíamos ser diferentes?
Sendo cada um aquilo que nasceu para o ser, quem é mal ou bom?
Acreditando na Tora (Bíblia antigo testamento) pode-se ver que o ser humano jamais seria diferente daquilo que é e D´us ainda assim o criou, sem preconceitos, sem desprezo, sem diferenças, os bons e os maus vieram a existir, uma verdadeira democracia da existência reina em nosso mundo.
O Criador poderia isentar-nos dos maus, mas isso não seria justo para com eles tendo em vista que foi o próprio processo da criação que assim os fez, uns para doutores, uns para assassinos, outros para construtores, outros para ladrões, cada um é apenas aquilo que nasceu para ser e o mais justo e que todos possam existir.
Isso em minha mente responde de forma simples o por que existem pessoas assim. Por que não seria justo destruí-los mesmo antes de virem a existir.
Assim D´us é justo dando tudo de igual modo a todos aqueles que Ele criou.
Eclesiastes 9.