Cabeças Frias

Um cristão que conheço estava zangado com alguém do seu local de trabalho por causa de uma aparente injustiça. Um colega ouviu as suas reclamações e percebeu que seu temperamento ainda estava exaltado. Ele lhe deu este conselho sábio para que o considerasse antes de confrontar os que estavam envolvidos: "Cabeças frias vencem".

Ao interagirmos com outros, as diferenças são inevitáveis. O crente com discernimento entende seu próprio coração e dá passos para lidar com o conflito de forma diplomática.

Provérbios 17:27 nos diz: "Quem tem conhecimento é comedido no falar". Isso significa analisar uma multidão de opiniões que poderiam inflamar iras posteriores nos outros. Alguém que tem sabedoria vai pensar antes de falar e então vai compartilhar somente as idéias que provavelmente vão ser de utilidade.

Os Provérbios também nos dão conselhos sábios na área emocional, para controlar nossas frustrações. "Quem tem entendimento é de espírito sereno". Uma pessoa madura demonstra compreensão, mantendo-se calma dos conflitos. A melhor maneira de resolver problemas é enfrentá-los com um temperamento calmo.

Da próxima vez que você se irar, pare e reflita em coração por um momento. Peça a Deus um espírito calmo e as palavras certas para falar.

Lembre-se: cabeças frias vencem.

Pensamento:

O melhor momento para parar uma discussão é antes que ela comece.

Leitura: Provérbios 17:22-28.

Joelma Moraes.

Joelma Moraes
Enviado por Joelma Moraes em 18/11/2008
Código do texto: T1290691