A REJEIÇÃO DE ISMAEL

Joyce C. Souza, este é o nome da minha primogênita. Ela não é fruto do meu casamento, afinal ela tem sete anos e eu me casei a menos de dois. Ela é fruto de um namorico que tive no auge dos meus dezessete anos. Joyce é minha herdeira, assim como Hector (fruto de meu casamento),ela não herdou apenas meu sobrenome (Souza), mas também toda minha carga genética. Ou seja, Joyce é um pedaço de mim.

Lembro-me que há alguns meses atrás Joyce passou por uma cirurgia no coração, e a noite que antecedeu o feito, eu fui arrebatado por um sentimento incomum. Levantei-me de madrugada, sentei-me na ponta da cama e Chorei! Chorei incontrolavelmente no colo de minha esposa. Soluçava em imaginar a agulha penetrando no seu delicado braço. Soluçava ainda mais quando imaginei a pele alva de seu peito sendo rasgada por um bisturi. Sofri pela minha filha e passaria pela cirurgia em seu lugar.

Percebi que mesmo tendo cometido erros como pai (devido minha imaturidade), eu era apaixonado pela minha filha, meu amor era real. E hoje todo atenção e amor na qual dedico diariamente ao Hector , reflete na mesma proporção aos finais de semana quando fico com a Joyce.

Porém esta igualdade de sentimento paterno que tenho com os meus filhos, parece ter sido ignorada por Abraão na história de Ismael. Ismael foi, é e será o filho mais injustiçado pelos religiosos cristão de toda a história. Teólogos, bispos, pastores e líderes cristãos, afirmam que Ismael não fazia parte da promessa que Deus havia feito a Abraão, e que o mesmo era fruto de uma ajuda de Sara para o cumprimento de tal. Assim tais líderes afirmam categoricamente que Ismael não é filho da Benção, logo seria filho da maldição. Mas existem detalhes nesta história que são ignoradas, Vejamos a cronologia dos fatos.

Abraão recebe a primeira promessa de um herdeiro no capitulo 15 de gênesis. Seu herdeiro será gerado por você mesmo (ou de tuas entranhas) disse Deus.

Nasce Ismael fruto do relacionamento de Abraão e Hagar sua escrava. Capitulo 16

No mesmo capitulo 16, Deus faz uma promessa a Hagar para Ismael.

Apenas no capitulo 17, Deus cita o nome de Sara e promete a ela um filho.

Veja que Deus faz uma promessa a Abraão, depois a Ismael e somente depois vem a promessa para Sara. Imaginar que Abraão se precipitou ao se relacionar com Hagar é subestimar a onisciência de Deus. Quando Deus prometeu um herdeiro a Abraão, já era sabido sobre a existência de Ismael. Ismael também é filho da promessa, pois é sangue de Abraão e primogênito do mesmo. Há uma grande diferença entre ser filho da promessa e ser filho da aliança. Pois tanto Isaac quanto Ismael são filhos da promessa, porém apenas Isaac é o filho da Aliança.

Hagar e Ismael, Mãe e filho, lutando juntos pela sobrevivência no deserto. Depois de terem sofrido a rejeição do pai e patrão, padeceram fome e sede. Foram socorridos pelo próprio Deus, ajudados pela mão do altíssimo. Ismael herdou apenas a carga genética de Abraão. O amor e a dedicação foi toda destinada a Isaac. Ismael foi rejeitado por quem deveria cuidar-lhe pela infância. Ismael aprendeu cedo o que era ter fé, o que era depender apenas de suas orações, e foi assim que salvou a si mesmo e a sua mãe. Orando, apenas crendo que o pai que nunca nos rejeita, também não o rejeitaria, Deus em sua condição divina adotou Ismael como próprio filho e cuidou dele pessoalmente. Ismael cresceu, enriqueceu e ainda hoje é rejeitado.

Talvez Abraão chorou, soluçou e sofreu quando teve que levar Isaac para ser entregue como oferta a Deus. Abraão viu em Isaac o sofrimento de Ismael, pois da mesma forma que Isaac não tinha culpa de ser entregue como oferta, também Ismael não teve culpa de ter sofrido tamanha rejeição. Era ali Abraão, Isaac e Ismael, representados pela rejeição, amor e devoção. Deus não permitiu a morte de Isaac, como não permitiu a morte de Ismael, porém permitiu que Abraão sofresse tal angustia para lembrar de ambos. E assim ficar claro para história, que Deus amou igualmente: Abraão, Isaac e Ismael.

Você foi rejeitado?

Deus cuida de ti.

Samuel Boss
Enviado por Samuel Boss em 07/11/2008
Reeditado em 05/01/2009
Código do texto: T1270915