A SEMELHANÇA DO HOMEM COM DEUS

Quero convidá-los a transcender comigo a uma visão extraterrena onde o valor humano está acima de qualquer numerário, além de qualquer outra coisa valiosíssima. Deus definiu o homem, dentre todas as suas criações, como sua imagem e semelhança. “Após ter criado todas as coisas, todos os seres viventes, Ele viu que tudo o que havia feito era muito bom, depois resolveu criar o homem a sua imagem e semelhança, assim Deus criou o homem”. E o mais interessante em toda essa história é o ato relacional de Deus com o homem. Nenhuma das criações de Deus pode receber do seu criador uma atenção tão valiosa quanto ao que o homem recebera de Deus, o homem tinha a presença de Deus, andava com Deus, conversava com Deus. E após ter desobedecido, o homem, foi expulso do paraíso e perdeu o privilégio da convivência com o seu criador.

Hoje estamos vivendo uma situação de desvalorização integral, não se valorizam mais o relacionamento com Deus, dentro das próprias igrejas estamos perdendo o habito de valorizar o que precisa ser valorizado, estamos fazendo tudo ao contrario. Não valorizamos o tempo de oração, estamos perdendo a alegria de congregar, perdendo a boa vontade de compartilhar, de dizimar, de amar. Sentimentos e atitudes de excelso valor está sendo transferido para o que são supérfluos, inúteis, mesquinhos. Os cristãos estão deixando serem roubados, e os salteadores estão entrando nas igrejas sutilmente camuflados. No âmbito social os valores estão sendo substituídos a passos de gansos, hoje os defraudadores são mais estimados do que o honesto, os piedosos são hostilizados.

Três ações de Deus, nesta história, chamaram a minha atenção.

1ª Ação – Foi o fato de Deus ter feito o homem a sua imagem e semelhança (Gn. 1: 26-27): A palavra imagem quer dizer representação, reprodução ou imitação da forma de uma pessoa ou objeto; Muito interessante! Deus nos fez sua cópia, somos realmente parecidos com Deus. Então pode nos surgir uma pergunta, - porque existe pessoa má? – Se Deus é bom? Há gente que mata por tão pouca coisa. Em uma primeira interpretação podemos achar uma contradição, mas se continuarmos lendo a historia poderemos entender o que realmente aconteceu ao homem. O seu ser foi totalmente transformado pela desobediência, pelo pecado, o homem tornou-se um ser depravado, perdeu sua identidade, a semelhança de Deus. Por isso nossa conduta nos leva a praticar o que no fundo não queremos fazer. E como essas atitudes parece-nos incontroláveis por nós mesmos, então optamos por assumir tal postura. Nos entregamos aos prazeres, as luxurias, promiscuidades, literalmente a depravação!

2ª Ação – Deus os abençoou (Gn. 1:28-31): No dicionário abençoar quer dizer tornar feliz, Deus os tornou feliz, lhes sujeitou todas as coisas. – Agora vem outra pergunta, porque existem pessoas tão infelizes, vazias, amarguradas, odiando a si e aos outros? Porque a felicidade é algo tão difícil de si achar? – eis a resposta! O homem foi excluído da presença de Deus, e lhe foi ordenado que saísse do paraíso. Então o que fez o homem? Buscou pelos seus próprios meios a felicidade. Diz um provérbio “há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte”. Nós queremos por unhas e dentes ser feliz. Muitos não medem as conseqüências, que si dane os outros, dizem estar correndo atrás de sua felicidade e isso é o que importa. E nunca chegam à felicidade, e nem chegarão se continuarem pensando desta forma, pois a felicidade verdadeira só Deus pode nos dá.

3ª Ação – Deus lhes deu uma ordem(Gn. 2:15-17): Deus determinou que eles poderiam comer livremente de qualquer arvore do jardim, mas somente de uma eles não poderiam comer. Olhe bem, havia variedades de frutos, disse-lhes de qualquer, qualquer aqui é um pronome indefinido e nesse contexto denota pluralidade. O homem tinha uma opção, era o seu verdadeiro livre-arbítrio, e ele usou essa liberdade de decisão e decidiu pela morte, rejeitou a ordem de Deus e deixou-se levar pela cobiça.O Senhor expulsou o homem do jardim e depois colocou querubins ao redor do jardim e uma espada para proteger o caminho que leva a arvore da vida. Hoje nada mais podemos fazer para conseguir a vida eterna, estamos todos condenados (Rm 3: 23). Ma Deus pos seu coração em nossa miséria e movido por um amor incondicional enviou seu único filho, a arvore da vida, para nos garantir a vida eterna (Jo. 11:25-26). Quero afirmar que não temos opções para ter a vida eterna na presença de Deus, há somente um caminho que nos leva a Deus, e esse caminho é Jesus Cristo.

André Casquinha
Enviado por André Casquinha em 24/10/2008
Código do texto: T1245143