ENXERGANDO A IMAGEM REAL DE JESUS E DESFRUTANDO DOS SEUS MILAGRES

ENXERGANDO A IMAGEM REAL DE JESUS

E DESFRUTANDO DOS SEUS MILAGRES

MT. 14:22-33

Muitas pessoas precisam ver para crer, chamarei essa crença de fé Tomeliana, pois foi Tomé, um dos discípulos de Jesus quem precisou ver e tocar nas chagas de Cristo para crer. Uma imagem esculpida ou pintada, para algumas pessoas se faz necessária para lhes apoiar a fé. Há outras que alegam não necessitarem de nenhum poste-ídolo, pois creem somente pela fé. Jesus quando caminhou sobre o mar ao encontro dos seus discípulos foi confundido com um fantasma, e quem o confundiu não foram os idolatras, os supersticiosos, foram os seus companheiros, os crentes... Aqueles que estiveram a poucas horas com ele na multiplicação dos pães, que vivenciaram curas, libertações, e muitos outros milagres... Estes foram os que tiveram uma imagem distorcida de Jesus. E você como está vendo Jesus? Tenho que admitir que a imaginação do homem é verdadeiramente muito fértil, utilizam de seus talentos e imaginações e trasnfiguram uma suposta imagem do filho de Deus para uma tela ou madeira, gesso, pedra, outros. Há pessoas até dizendo que Jesus era um mulherengo... Beberrão... Imagem distorcida do filho de Deus! Veremos a seguir 3 razões que nos fazem distorcer a imagem de Jesus e a não vivenciar os seus milagres.

1ª) A tradição:

No capitulo 13 e vs’s 51 e 52 de Mateus Jesus faz uma ilustração de coisas novas e coisas velhas e ele se dirige aos escribas como “versados no reino dos céus” disse Jesus: que todo escriba é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas. Esse depósito pode ser a nossa memória, o psiquiatra, cientista e autor de vários livros Augusto Cury, afirma ser a memória um terreno onde se cultiva a educação. Diz ainda que a memória é a caixa de segredos da personalidade. Tudo o que somos, o mundo dos pensamentos e o universo de nossas emoções são produzidas a partir daquilo que registramos. A história dos discípulos estava ligada, diretamente, aos escribas. A função dos escribas era ensinar a lei e os escritos sagrados. No seu regime, a devoção era reduzida a formalismo externo, e é notório que os discípulos de Jesus, sendo judeus, aprenderam muitas coisas deles, dos escribas. Diz alguns especialistas que a nossa memória faz registros involuntários, e depois de registrada ela é projeta em alguma fase da nossa vida. Apesar dos discípulos estarem sobre a companhia de Jesus, recebendo seus ensinos, muitas coisas eles tinham consigo dos ensinos dos escribas, e uma delas era o tradicionalismo.

Muitos não conseguem ver uma imagem real de Jesus por tradicionalismo, não vêem um Jesus que cura, que liberta, que salva por tradicionalismo, puro formalismo externo. Precisamos buscar aprender mais de Jesus, andar mais com Jesus, viver mais com Jesus.

2ª) O medo:

Houve outra coisa que impediram os discipulos de verem a imagem real de Jesus, foi o medo. Quando o mestre ordenou que eles tivessem bom ânimo, a palavra ânimo no original está no imperativo (tharseõ), e quer dizer (ser de boa coragem, de bom ânimo). Quais tem sido o nosso medo, que nos tem distorcido a imagem de Jesus e nos impedidos de viver os seus milagres. Será que é o medo do que os outros vão pensar? Ou o medo de ter que assumir um compromisso com Deus? Pois quando temos a imagem real de Jesus, somos constrangidos e impulsionados a um compromisso com o reino de Deus, e para isso é necessário abrir mãos de muitas coisas, dos nossos interesses. Em uma outra circunstãncia, Jesus após um dia de muito trabalho, curando leproso, servo de centurião, a sogra de um de seus dícipulos... entrou num barco e foi dormi, de repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, e aterrorizou os seguidores de Jesus... e quando os discipulos de Jesus foram acorda-lo, Jesus os confrontou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?". E depois que Jesus acalmou a tempestade, ficaram perplexos. Estes que presenciaram esse fato, foram os mesmo quem tiveram uma visão distorcida de Jesus.

O que atemoriza-te e que não te faz ver a imagem real de Jesus? e não lhe permite vivenciar os seus milagres?

Jesus não nos enganou, disse-nos: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, porque eu venci o mundo.

3ª) A comodidade:

Os discipulos tiveram medo, e Pedro era um deles, mas entre todos os outros discípulos o Apostolo Pedro foi o mais privilegiado, pois este teve medo como os outros, mas tomou uma atitude diante da circunstância, ele não se acomodou, ele antecipou-se para ter uma visão melhor de Jesus e caminhou também sobre as águas em direção a Jesus. Os discípulos podem até não terem passado o sufoco que Pedro passou quando começou a afundar, mas pior do que passar pelo sufoco foi não desfrutar do milagre de andar sobre as águas com Jesus. Eu não sei se você já desfrutou de algum milagre, eu não sei quais as experiências que vocês tiveram com Jesus, mas se vocês ainda não vivenciaram um milagre de Deus em suas vidas, reflita se não há comodidade da sua parte, analise se você não esta no barco esperando Jesus entrar para a tempestade se aquietar. Se você está dessa maneira não fique dentro do barco, sai e ande pelo mar das dificuldades que esta vivendo, caminhe! O Mestre te chama, vem!

Quero concluir esta mensagem dizendo que você pode sair do barco, não fique preso ao tradicionalismo, as formalidades externas como viviam os escribas, nem tão pouco tenha medo, pois o Mestre Jesus é assim mesmo, ele faz tudo que é contrário ao natural, você tem que ter coragem, sair da sua comodidade, é fundamental para o cristão viver o sobre natural de Deus. Mas aprenda com o erro de Pedro para não cometer o mesmo, lembre-se de que Jesus é o alvo, o seu objetivo. Não tire os olhos dele nem mesmo quando vier à tempestade, tenha fé! Tenha coragem! E que Deus os abençoe.

André Casquinha
Enviado por André Casquinha em 24/10/2008
Código do texto: T1245085