O DIA DO SENHOR
Os judeus celebram o sábado por causa da fuga do Egito, o Êxodo e em comemoração passagem do Mar Vermelho, naquela oportunidade, Deus os livrou das mãos do faraó quando eles se encontravam encurralados. Na frente, o mar. Na retaguarda o exército do faraó. O mar se abriu e os Judeus o atravessaram à pés enxutos, por isso celebram a Páscoa no sábado. Nós celebramos no domingo, porque foi no domingo que Jesus ressuscitou. E a ressurreição de Jesus é a passagem da morte para a vida. O dia mais importante na história da humanidade. Um dia ressuscitaremos em Jesus, por Jesus e com Jesus. Então, o dia mais importante na história de nossa salvação não é a passagem do Mar Vermelho, mas a ressurreição de Jesus no domingo de ressurreição.
No Concílio de Nicéia (em 325) todas as igrejas chegaram a um acordo que a páscoa cristã fosse celebrada no domingo que segue a lua-cheia depois do equinócio de primavera( CIC § 1170). Isso não é nenhuma homenagem ao deus Sol, é que os povos do mundo não usam o mesmo calendário, mas todos têm uma mesma lua-cheia depois do equinócio de primavera. Pois isso, esse dia será o mesmo em qualquer calendário.
Que quis Jesus ensinar ao Papa Urbano IV e ao mundo, quando em Orivietto a hóstia consagrada se transformou em carne e sangue? Porque Jesus escolheu encontrar-se na forma eucarística com Urbano IV no lugar chamado “ Ponte do Sol?” Se ninguém vai ao Pai senão por Ele. Não é ele a ponte? Se aquele que o segue não anda nas trevas, não Ele a luz?” ( Jo 8,12) E sendo Ele a ponte e luz, não foi por isso que escolheu a Ponte do Sol? Não é o Sol que enche de beleza a aurora e dá vida aos seres? Quem tem o homem a ver, se Deus quiser utilizar-se da simbologia do Sol, para revelar que Jesus, é a luz do mundo?
Celebrar o domingo como dia do Senhor, não é subtrair da devoção pagã o culto ao deus sol. É uma celebração em memória à ressurreição de Jesus.
Na visão de São Justino, Reunimo-nos sempre no dia do sol, porque é o primeiro dia, o dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou mundo e, nesse mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos.
Não poderia Deus se servir de um símbolo pagão, para atrair o pagão? Que cultuaria o cristão? O domingo consagrado a um deus pagão? Não isso, mas o dia da ressurreição de Jesus . Qual será o dia do Senhor!? Todo dia é dia do Senhor. Para o cristão o dia do Senhor é o domingo, por causa da ressurreição de Jesus.