ANJOS DECAÍDOS
Falávamos, certa vez, sobre os anjos decaídos e um jovem perguntou: “Por que Deus não perdoa Satanás e assim, acaba a tentação no mundo?” Isso é impossível!
“A opção do demônio é caráter irrevogável. Não é uma deficiência da misericórdia de Deus ( Cf. CIC Nº 393) . Os anjos decaídos tinham consciência da irrevogabilidade de sua opção pela inimizade com Deus. O demônio é “pecador desde o princípio” (I João 3,8), “ pai da mentira”. ( João 8,44). Ele optou pela mentira e pela desobediência. “Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe arrependimento para os homens após a morte” ( Cf. S. João Damasceno).
Isso não significa que não devemos orar pelos mortos. Os mortos já não podem mais fazer nada por eles mesmos, mas nós podemos suplicar sobre eles a misericórdia de Deus.(Macabeus 12,3846)
No tempo de Neemias os pecadores se vestiam de saco e cobriam a cabeça com cinzas. Confessavam seus pecados e os pecados de seus pais. (Nee 9,1-3). Se confessavam os pecados dos pais é porque os pais já não os podiam confessar, então eles confessavam os pecados dos mortos, os pecados de seus pais.