Não ao egocentrismo.

“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” Rom.12.3.

Uma das maiores dificuldades do ser humano está na idéia que tem de si mesmo.

Há gente que se acha sempre inferior aos outros. Sofre porque não consegue perceber sua própria beleza e valor. Do outro lado existem aqueles que se sentem bons, sábios, belos e inteligentes de mais. Sentem-se acima de todos e parecem viver bem assim. Parecem...

Pois, a vida pode reservar surpresas que arrancam qualquer um dos pedestais que construíram para si próprios.

Como é difícil ter uma idéia equilibrada a nosso próprio respeito! E como a auto-suficiência é arriscada. Provoca o desequilíbrio da nossa realidade.

Os padrões de Deus para avaliar o desempenho humano são bem diferentes dos nossos! Nós valorizamos o belo, o sábio, o nobre, o culto, o elegante e o rico. Deus valoriza o sem valor aparente (1Co.1:18-29). Ele enxerga o que ninguém vê. E antevê o que a previsão não capta. Deus transtorna os conceitos humanos e descobre valor no meio do improvável. Nada contra a beleza ou a inteligência, desde que elas não se tornem deuses a quem você devota admiração. Nos padrões de Deus, a humildade, a simplicidade de coração, a sinceridade e o coração aberto são o que contam. A estes ele se faz conhecer, se revela e, assim, os fortalece, tornando-os ainda mais do que já são.

Disse Jesus: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.” (Lc.14:11). Simplicidade e um coração humilde valem a pena diante de Deus.

Que Deus nos abençoe!