Jesus é a Luz

 

            O evangelho de João inicia dizendo no cap.1, 5 “A luz resplandece nas trevas...”. Quando se fala em luz também falamos em escuridão. Afinal a luz é para iluminar algo que se está escuro. Escuridão podemos dizer que é sinônimo de trevas, perigo, medo...

            Pois bem, a Palavra de Deus (Bíblia) é Palavra Viva, ela nos orienta dando-nos norte para seguimos sem medo e sermos felizes. Deus nos ama independente os caminhos os quais decidimos caminhar. Seu amor é incondicional e esponsal. No entanto, seguir seus ensinamentos é viver para a vida, pois o homem tem por natureza caminhar para a morte.

            Deus não faz acepções de pessoas, ama igualmente o Pedro, a Maria, o João na mesma intensidade, porém como a Palavra diz, Ele tem um olhar especial para aqueles que sofrem. Como uma mãe quando tem um filho problemático, doente ela se atem suas preocupações para este filho, assim também é Deus, e pede que agimos desta maneira em relação aos nossos irmãos. 


           
Muitas vezes agimos e pensamos erroneamente acreditando que Deus vai fazer tudo por nós ou que, se estamos com Ele podemos fazer de tudo, somos intocáveis, imunes podendo brincar com fogo que não nos queimamos. Agimos acreditando que somos exclusivamente espirituais e não humanos também, e assim, desafiamos nossa natureza humana, desafiamos a carne e aí caímos feio. 

            Quero exemplificar usando como exemplo a dependência química É comum um ex-dependente ao desejar sua sobriedade desenvolver sua espiritualidade de forma intensa. Muitas vezes sendo pregador, orientador espiritual chegando a ocupar posição de destaque em suas igrejas seja católica ou evangélica, e assim, viver anos de sobriedade, mas ao fazer uso novamente do álcool ou outras drogas voltar sua dependência com toda intensidade. Porque isto ocorre? Porque o homem é humano e após ter adquirido a doença da dependência ele não pode mais fazer uso do tóxico o qual é dependente. Deus não interfere na natureza humana; há não ser com raras exceções. 
  

            Como inicie a mensagem, Ele é luz, certamente, uma pessoa que entre nas trevas, vai encontrar nesta luz a claridade para vencer e conseguir levantar-se novamente.

            Enfim, Deus não faz pelo homem o que o homem pode fazer por si, Ele age na nossa vida a partir do momento que nossas forças são poucas e precisamos de sua intervenção, desde que a mudança seja nosso propósito. Sendo assim, devemos sempre procurar a luz, e através dela vencer nossos desafios sempre na certeza que seremos nós que venceremos nossos obstáculos sem viver na espera que Deus venha fazer por nós.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 13/09/2008
Reeditado em 13/09/2008
Código do texto: T1175772