6ª. Feira da 23ª. Semana Comum
I Cor 9,16-19.22b-27; Sl 83(84); Lç 6,39-42.
O lugar original da comparação ”Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no buraco?” é a polêmica com os letrados, interpretes da Lei (Mt23, 16).Dirigida aqui aos discípulos, mostra que o farisaísmo é uma atitude típica que também pode ocorrer na comunidade.São cegos os que não vêem com os olhos de Jesus.
Quando Jesus diz que o discípulo não é maior que o Mestre é para instruir sobreos sofrimentos da missão. Aqui o Mestre é Cristo: os discípulos não podem desejar superá-lo; por outro lado, devem procurar transmitir o que dele receberam.
Na vinheta “o cisco e a trave” o Mestre assim se expressa para dizer que “‘Quem corrige a outros que se corrija antes”. A trave é como uma cegueira para os próprios defeitos. Atenção aos censores que se consideram exemplares.
Na 1ª leitura Paulo nos instrui que devemos como ele, nos sentirmos como um profeta, na obrigação de pregar. Apesar de sermos livres como cristãos devemos a exemplo de Jesus ser servos de todos, com generosidade desinteressada de recompensa.Esta será para todos os cristãos que viverem segundo o plano de Deus.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1174571