As Dores do Mundo

ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Mt 25:1-12

Se o homem se preocupasse com a volta de Cristo como ele se preocupa com a previsão do tempo, o numero de salvos, quadruplicaria. Em Lc 12:54-56 diz: E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede. E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede. Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? Em Lc 12:54-56 diz: E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede. E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede. Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? Os sinais da face da terra e do céu são mais importante para o homem, do que os sinais anunciados por Jesus em seu sermão profético e que Ele classifica como sendo, o inicio das dores. Jesus disse no sermão do Monte que muitos viriam em seu nome dizendo: Eu sou o Cristo, e isso nós já estamos vendo. Ele também disse que haveria guerra e rumores de guerra, nação contra nação, reino contra reino, fome, peste, terremotos em vários lugares (Mt 24:5-7). As pestes estão ai vejam: Ebola, Sars, Gripe Aviaria, Gripe Suína, Zika Vírus, Dengue e agora Corona Vírus. Jesus também fala da angustia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas (Lc 21:25). Todos estes sinais já fazem parte do nosso cotidiano, mas o homem procura sempre justificativa na ciência e ignora as palavras de Jesus no seu sermão profético. O homem se preocupa mais com a previsão do tempo, e ignora os sinais do fim do tempo. Em Mt 25:13 está escrito: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”. Se fizermos uma analise baseando-se no que vemos através da mídia em termos de evangelho, poderíamos dizer: Está todo mundo salvo! Mas não basta conhecer Cristo, é necessário aceitá-lo e comprometer-se com Ele. Jesus certa vez disse aos que lhe perguntaram se seriam poucos os que se salvariam, e Ele respondeu dizendo: Porfiai em entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão (Lc 13:23-28). Não adianta saber que Jesus salva cura, liberta isso muita gente sabe e mesmo assim ignora, porem, essas atitudes jamais alterarão os planos de Deus, um dia a porta irá fechar, e quando isso acontecer, haverá muito choro e ranger de dentes pra quem ficar fora do seu reino. em Mt 24:21-22 diz: Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Na parábola das dez virgens são citadas duas situações: Cinco são imprudentes, e cinco são prudentes. Os imprudentes são pessoas que carregam em suas vasilhas o calendário nacional cotidiano como combustível motivador da sua vida com os seguintes itens: O carnaval, o campeonato estadual, a copa do Brasil, o campeonato brasileiro, a libertadores da América, as próximas novelas, o BBB, a final do mundial de clubes no Japão, o natal do papai Noel, a queima de fogos na virada do ano e etc. Esse azeite é insípido, se conforma com o mundo, só serve para ser lançado fora e ser pisado pelos homens, não faz a diferença e não acende a lâmpada. Já os prudentes, têm Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, são comprometidos com Ele, obedece ao ide de Jesus, não se conforma com este mundo, mas luta para transformá-lo, portanto possuem o azeite que vai manter acessa a lâmpada que dá luz ao mundo e com o seu resplendor, que é o testemunho revela as boas obras, e leva as pessoas sensíveis a glorificar o nosso Deus. Em Mt 24:29~31 diz: E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Amém. No cantor cristão tem um hino chamado “Trabalho Cristão”, que diz em sua primeira estrofe o seguinte: Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus; com o mestre seguir no caminho dos céus; com o seu bom conselho o vigor renovar, e fazer prontamente o que Cristo mandar! No labor, com fervor, a servir a Jesus. Com a esperança e fé e com oração, até que volte o Redentor. Em Lc 21:36 Jesus diz: Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Amém!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 16/08/2008
Reeditado em 10/04/2020
Código do texto: T1131040
Classificação de conteúdo: seguro