A VOCAÇÃO DE MATHEUS - MT 9,9-13 - MC 2,13-17

A vocação para o serviço nas coisas de Deus, é o grande chamado que Ele faz a alguém que poderá ou não aceitar o convite. Quando Deus chama é porque tem uma missão para aquela pessoa.às veses, é até incompreensível aos nossos olhos e entendimento humanos, a quem Ele chama. A nossa visão é muito limitada, diferente da visão de Deus, por isso não entendemos. Deus não escolhe porque a pessoa é rica ou pobre, nem por ser branca ou negra ou de outra cor, nem porque é bonita ou feia nem porque é jovem ou idosa. Ele escolhe pelo conteúdo do coração do escolhido (a). Se a pessoa não é capacitada para a missão Ele a capacita para o serviço a ser desenvolvido; sempre visando ao sentido do amor, da fraternidade e da unidade do seu povo.

Assim aconteceu com Matheus, que era judeu e chamava-se Levi, mas trabalhava como cobrador de impostos para os Romanos, eu tomara conta da cidade. Ganhava muito bem e, explorava o seu próprio povo em benefício do povo Romano e do seu próprio. Não queria nem saber se o seu povo passava necessidades ou não. Um dia, diz o Evangelho, Jesus já havia chamado Simão e o seu irmão André, pois estava começando a montar a sua equipe. Passando pela praça onde estava Levi na sua banca, simplesmente olhando no fundo dos seus olhos disse-lhe :- "Segue-me". E levi deixou a banca, na mesma hora e seguiu Jesus a té o fim da sua vida. A isso chamamos vocação, morrendo pela causa que abraçara.

Quando Deus escolhe, Ele também capacita a pessoa para a missão a ser cumprida. E, Matheus, entusiasmado e feliz, convida Jesus para jantar em sua casa, junto com muitos outros seus amigos, também cobradores de impostos. Queria que todos conhecessem a sua nova amizade, estava fascinado por ser escolhido por Jesus. Vendo Jesus ali, no meio daquela gente, ceando com eles, os Escribas e Fariseus que viviam seguindo Jesus para acusá-lo, perguntam aos aos discípulos :" Porque o vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?"Ouvindo, Jesus, a conversa respondeu-lhes :- "Não são as pessoas de saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide e aprendei o que significa. Eu quero misericórdia e não sacrifício. Em verdade não vim chamar os justos, mas sim, os pecadores".

Portanto, ficamos com o seguinte pensamento:- "Não são os grandes sacrifícios que nos salvam, mas sim o amor que trazemos no coração e nos tornam misericordiosos na nossas atitudes, perdoando em nome desse Deus Amoroso, a tudo aquilo que nos agride e ofende o mais íntimo do nosso ser. Como uma verdadeira oferta àquele que mesmo sendo Deus, morreu para nos eximir de todos os pecados. Façamos de nossas palavras, de nossos gestos e ações junto aos nossos irmãos no mesmo Pai, o meio mais eficaz para vivermos em paz e darmos um pouco dessa nossa paz, gratuitamente, a todos que se achegarem a nós." AMÉM !!!.

CTBA. 15/08/2008 - ( B. G. J.)- DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!!