Deus, o Maior Mistério.

Quando dizemos que algo é mistério, é porque certamente não existe explicação para determinado fato.

Deus é o maior dos Mistérios. Somente podemos acreditar em Sua existência por meio da Fé, e a Fé também é dada por Ele. Como podemos perceber não o que se explicar e nem mesmo como querer debater.

Dentro deste grande Mistério que é Deus, há vários outros, como o Mistério da Encanação, o da Eucaristia, o da Santíssima Trindade e o Mistério da Ressurreição.

Mistério da Encanação: É o Mistério de Deus se encanar em Maria, e vem habitar no meio de nós. O próprio Deus se faz carne, assume a condição humana liberta a humanidade da morte.

Mistério da Eucaristia: Jesus torna-se alimento por meio da Eucaristia, isto é, água e trigo, o vinho se transforma no Corpo e Divindade de Jesus pela imposição das mãos do sacerdote, pela Ação do Espírito Santo, e somos alimentados deste corpo.

Mistério da Ressurreição: Jesus depois de sido enterrado no terceiro dia ocorre sua ascensão, isto é, ele retorna para a casa do Pai por si só.

Mistério da Santíssima Trindade: A pessoa do Pai, do Filho do Espírito Santo, embora cada uma sendo um, é um só Deus.

Não há como querer desvenda tais Mistérios, pois, por mais que tentamos encontrar respostas sempre haverá duvidas. Então a partir desta realidade cabe nos pedir a Deus o Dom da Fé.

Conta-se que Santo Agostinho queria por queria de todas as formas entender o Mistério da Santíssima Trindade, vivia angustiado por não chegar a uma resposta.

Certa vez, lá estava ele fazendo caminhada na praia, observa atentamente um menino aparentando oito anos que corria com uma concha ao mar para encher de água e voltando colocava aquela pouca água num buraco. Santo Agostinho ficou por longo tempo a observar aquela atitude do garotinho, que não se conteve e foi perguntar o que aquele estava fazendo.

O menino respondeu que ia transportar toda a água do mar naquele pequeno buraco. Santo Agostinho ralhou dizendo: Como pretende fazer isto? Não sabe que é impossível o que está querendo fazer?

Então o menino olhando para ele respondeu: É mais fácil transportar todo o mar para este buraco que tentar entender o Mistério da Santíssima Trindade. Neste momento toda angustia que havia em seu coração se acabou, tornando-o um dos grandes escritores sobre este Mistério.

Podemos encontrar mil respostas para tais duvidas, mas somente pela Fé. Quando mais procuramos tais respostas pela razão, ficaremos mais confundidos e perdidos. Talvez aqui esteja o grande sentido das palavras de Maria no Magnífica ( Lc. 1, 51-59 ) Ele realiza proezas com Seu braços:dispersa os soberbos de coração, e eleva os humildes; Deus confunde os sábios e revela aos humildes.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 28/01/2006
Código do texto: T104993