Solenidade de  CORPUS CHRISTI
Deut8,2-3.14b-16ªSl 147;ICor10,16-17;João 6,51-58

 

A 1ª leitura fala do maná que sustentou no povo de Deus no deserto para mostrar que nem só de pãp vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca do senhor.

O Salmo 147 glorifica o Senhor, celebra o seu Deus que garantiu a paz, deu alimento e carinho ao seu povo e a ele revelou pos seus preceitos.

A 1ªCarta aos Corintios nos oferece um denso ensinamento sobre a Eucaristia como comunhão com Cristo e com os irmãos.Isto é sacramento da unidade.

O Evangelista João fala sobre o pão vivo com a explicação eucarística.  A necessidade da eucaristia para conseguir a vida eterna.    Jesus se entrega como alimento dessa vida participativa do Pai, que agora ele comunica aos fiéis.

 Jesus afirma que a eucaristia é verdadeira comida e verdadeira  bebida.

A solenidade de Corpus Christi9Corpo e sangue de Cristo foi instituída pelo papa Urbano IV em 1247 diante das polêmicas sobre a presença real de  Jesus  na Eucaristia.

A procissão de Cristo eucarístico que a Igreja realiza neste dia visa  simbolizar a presença dele junto ao povo e mostrar que ele se oferece como alimento nesta árdua caminhada  em busca do reino definitivo.



Com som em: 
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1000566