MÃE, Todo Dia, é o seu Dia
MAMÃE
Estamos em 2008, e o calendário marca que há 20 anos, deixando você o sombrio cárcere da terra, alçou-se para uma região onde tudo é paz e luz, e onde naturalmente não há lugar para lágrimas nem dores. Bem diferente do que em seus vividos e sofridos 80 anos de idade, conheceu você, onde por muitas vezes não deixou de conviver com intranquilos dias, derramar algumas sentidas lágrimas, e passar por diferentes dores.
Aqui do "Vale de Lágrimas" eu deveria sentir-me feliz sabendo-a liberta de tantas dores. Contudo minha imperfeição de criatura , ressente-se numa inconformação sempre presente da sua ausência. Ausência essa que não obstante todos os anos decorridos, não conseguiram apagar das minhas saudades, reminiscências tão pequenas, e ao mesmo tempo tão grandes como o seu jeito tão carinhoso para com a minha pessoa, a doçura da sua voz ao dizer - Deus a abençõe, minha filha - As lembranças são muitas. Lembro-me até como eram jeitosos e fofinhos os seus cabelos brancos, o seu constante sorriso, a serenidade dos seus gestos, enfim toda a sua maneira de ser.
Recordo ainda a sua atração pelos livros e sua admiração pela cultura, atração e admiração que se empenhou em me transmitir, e conseguiu.
Buscando ainda nos longínquos recantos da minha memória, parece-me escutar a sua voz cantando doces canções de ninar para a menininha que era eu, e ainda chegar em meu quarto no meio da noite para acender a lamparina azul, a fim de dissipar os meus tolos temores infantis.
Momentos há em que as recordaçãoes são tão fortes e tão vivas, que até me dá a impressão que de repente , irá você sair de algum recanto da nossa casa, e me dizer com aquele seu inesquecivel sorriso - não estejas assim tão triste minha filha. Sempre estou ao teu lado, e te abençôo - Nesses momentos, busco aproximar-me, tomar as tuas mãos, e das mesmas voltar a sentir a mesma calidez de outrora.
Mas.... é tudo tão passageiro... tão fugaz... você não está... você já se foi... MAS... NÃO LEVOU A SAUDADE...
Maria Amélia
Lylian