Morre Renato Barros, líder da banda Renato e Seus Blue Caps – Léo ...
RENATO "DO BLUE CAPS)
UM AMIGO DA JOVEM GUARDA

(Por Olavo Nascimento - 29/07/2020)
========================================

Fui surpreendido hoje, ao abrir o jornal da manhã, com a triste notícia da morte no dia de ontem de Renato Barros, querido amigo da minha adolescência nos anos da Jovem Guarda. Fiz parte e acompanhei o início da sua carreira junto com seus dois irmãos (Ed Wilson e Paulo César) e componentes do conjunto de rock Blue Caps. Nossas famílias eram amigas e se visitavam constantemente onde morávamos no bairro de Piedade, subúrbio na zona norte da cidade maravilhosa.

Fundador do grupo "RENATO E SEUS BLUE CAPS", Renato Barros morreu ontem, aos 76 anos, em virtude de uma infecção pulmonar num hospital em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Recentemente ele havia sido submetido a uma cirurgia cardíaca.

Nascido em Piedade, na Zona Norte da capital, Renato Barros fundou em 1958 o trio ao lado dos irmãos Ed Wilson -- Edson Vieira de Barros, morto em 2010 -- e Paulo César. Em pouco tempo, o grupo passaria a tocar em bailes, ganhando experiência e repertório. Quando Ed decidiu seguir carreira solo, Erasmo Carlos o substituiu e integrou brevemente o conjunto.

Na década de 1960, o grupo se destacou como um dos grandes expoentes da Jovem Guarda, incluindo apresentações no programa homônimo da TV Record. Compositor e instrumentista talentoso, Renato logo se tornou um requisitado músico de estúdio, e passou a ser gravado por diversos artistas do movimento.

Entre seus principais êxitos estão composições registradas por nomes como Roberto Carlos ("Não há dinheiro no mundo que pague" e "Você não serve pra mim"), Wanderléa ("Tudo morreu quando perdi você"), Jerry Adriani ("Devo tudo a você") e principalmente ("Devolva-me") Leno e Lilian.

Lembro-me perfeitamente de suas participações iniciais no Programa Hoje é Dia de Rock com Carlos Imperial na extinta Rádio Mayrink Veiga, das nossas paródias ironizando colegas, das peladas no quintal da casa dele com seu pai de goleiro, de suas festas de aniversário bombando com artistas da época e do seu interesse pelas minhas poesias de "gamado" como ele as identificava, pretendia algumas adquirir, mas que eu não vendi.

Que esta homenagem seja bem recebida por ele em outro espaço, juntando-se a outras estrelas que deixaram saudades. Que a sua alma seja abraçada pelos anjos do bem querido "NININHO" (seu apelido carinhoso).  
-------------------------------------------------------
==================================
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 29/07/2020
Reeditado em 29/07/2020
Código do texto: T7020327
Classificação de conteúdo: seguro