Meu querido Lugar.

Eu nunca vi beleza igual quando olho lá do alto do mirante entre arvores e montes o Amazonas exuberante.

Cada canto deste lugar me enche os olhos de beleza, esta cidade de grandes altaneiros se mostra com presteza sua majestosa natureza em suas cavernas, cachoeiras, rio, igarapés, lago e lagoas.

Oh! Minha terra de preciosas fontes, onde eu via as garças se abrigarem em suas serras, como sinto saudades delas: Pedra do Pilão e Serra do Ererê.

Oh! Meu precioso lar, onde me regozijo com alegria em tuas vaquejadas e festejos e descanso nas tuas águas sulfurosas.

Aqui entre as colinas o nascer e o por do sol é mais encantador. Pela manhã ele surge entre estas elevações acarinhando as plantações com o seu calor, no entardecer ele repousa a beira rio deixando no céu um crepúsculo inebriante.

Ah! Pobre de mim que estando aqui só penso em ti e sinto tua falta meu amado lugar, dos teus variados sabores, cheiros e os muitos amores a quem dei adeus.

Hum! A seu pudesse me deliciar com a culinária daí, acari assado, pato no tucupi, biju cica, tapioquinha, farinha de tapioca, tacacá e meu saboroso açaí.

Ah! Lembro-me com contentamento dos meus tempos de moleca, subia as ladeiras correndo, remava entre as sapucaias nas margens do menino Gurupatuba que água e deságua no majestoso Amazonas.

O tempo foi passando e fui crescendo embalada por tuas tradições, festa de São João no Airi, festa do Pariçó, festas folclóricas na escola e a melhor de todas, arraial de São Francisco de Assis teu divino padroeiro.

Fiquei moça e tive que partir mais meu coração permanece enraizado junto a ti, entrelaçado em cada canto teu e cada vez que retorno a ti me sinto revigorada e aconchegada em teus encantos.

Mariposa Apaixonada.

Dália Feitosa
Enviado por Dália Feitosa em 01/12/2015
Código do texto: T5466837
Classificação de conteúdo: seguro