MESTRA DONA NENZINHA - ADEUS - MAIS UMA CHAMA QUE SE APAGA

Mestra Dona Nenzinha, mais uma chama que se vai.

Como dizer palavras bonitas e de conforto para família de uma pessoa que me ensinou a fazer palavras, que me ensinou a cantar a música , de Olhos vermelho de pelos branquinhos, de pulo bem leve, eu sou o coelhinho, ou a música do dó ré me fá.? Que muitas vezes me ensinou a as muitas do caminho que eu teria a percorrer nesta minha vida? Que inúmeras vezes com sua a chama iluminou a minha escuridão? Isto não foi só para mim. Centenas de outros pupilos, se beneficiaram com tudo isso e muito mais juntamente comigo.

Hoje dona Nenzinha, mestra Nenzinha, tia Nenzinha, mãe Nenzinha, Vó Nenzinha, Irmã Nenzinha resolve através do plano eterno de Deus nos deixar. Viajar para um lugar escolhido por Deus. Cumpriu maravilhosamente a sua trajetória nesta terra criada pelo altíssimo.

Deixa uma obra fantástica de mais de sessenta anos de trabalhos. Foi a herdeira escolhida pela grande Rosa Oliveira Magalhães para continuar a sua obra e ela fez com galhardia, com altivez, com a mesma serenidade.

Tenho muitas histórias com tia Nenzinha. Um dos muitos momentos quando passamos juntos e que foram marcantes, aconteceram na Rua Ruy Barbosa, eu única criança no meio de bate papos com Adão Souza, Dona Rosa, Tia Ruth, Seu Adenor e algumas outras pessoas que passavam na calçada como Mário Campos, Seu Aldegundes e tantas outras. Isto é privilégio que poucos tiveram e eu tive.

Tia Nenzinha, às vezes pela sua autoridade de educadora, marca registrada da família Santana, recebia críticas , mas no final das contas o respeito das pessoas para com ela demonstravam que ela estava certa e no caminho certo. Tinha uma mão pesada e eu senti muitas vezes o peso desta mão de fadas, que sabia ser leve na hora do carinho também. Tinha um coração maior do que todos os prédios do Educandário Popular Oliveira Magalhães e que abrigaram tantas e tantas pessoas.

Para mim ela sempre foi como uma vela ao vento iluminando o meu caminho cuja chama hoje se apaga, mas nunca se apagará dos nossos corações e dos corações daqueles que tiveram o seu caminho iluminado por ela.

Tia Nenzinha, uma das minhas mães, é a quinta chama a ser apagada do candelabro Santana. Tio Jaime, Tio Nenzinho, Tia Elzinha e Vó Lindaura são chamas que foram apagadas e que , apesar das saudades, nos deixam felizes por fazerem parte das nossas vidas e de terem contribuído muito para a nossa existência de vida.

Para Dozinho, Vaninha , Beinha, netos, sobrinhos, amigos, alunos muitos deles como se fossem filhos, neste caso eu, não há palavras de consolo e nem de tristezas. Saudades sim. Mas para quem jamais deixará de estar presente nas nossas vidas apenas perderemos a presença física. O momento que aparentemente é de tristezas, apenas é aparentemente de tristezas. Dona Nenzinha é uma chama que jamais se apagará dos nossos corações.

Dona Nenzinha, obrigado por existir na minha vida!!!!!! ADEUS!!!!!!!!!!!.

Para Dozinho, Vaninha e Beia,

SALMO 46

1Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

2Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.

Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)

4Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

5Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.

6Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.

7O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)

8Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!

9Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.

10Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

11O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá