Trem da Morte

"Veja ilustre cavalheiro
O belo tipo faceiro
Que o senhor tem a seu lado"


Na manhã de 18 de setembro de 1996, ocorreu um acidente que causou a morte de 15 pessoas e deixou 60 feridos. O Barrinha, que transportava 90 passageiros, foi atingido a 700 metros da estação de Japeri por um trem de carga que desceu a serra desgovernado. O acidente, somado à privatização da ferrovia que estava em curso, motivaram a interrupção do serviço. A extinção do trem, que contava com muitos usuários, foi motivo de protestos pois era o principal meio de transporte para várias localidades ao longo do percurso.

Reativação?


Em 2002, o Barrinha voltou a circular por uma única vez, de forma experimental.

Em meados de 2007, previa-se o retorno das operações do Barrinha, agora operado pela Central, empresa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O serviço seria feito no conceito de trens regionais, com 4 viagens diárias em 1 TUE de 3 carros da Série 400 puxados por uma locomotiva diesel-elétrica, composições semelhantes às operadas pela RFFSA no início da década de 90.

Em outubro de 2009, o Secretário de Transportes, Júlio Lopes, descartou totalmente a possibilidade de retorno do ramal, devido a conflitos com a operação de transporte de carga.



INEZTEVES
Enviado por INEZTEVES em 20/09/2011
Código do texto: T3231361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.