LIÇÃO DA VIDA E SAUDADES... 1
DYANNE E LÍVIA,DUAS IRMÃS,LÍVIA UM POUCO MAIS NOVA QUE DYANNE,DUAS GAROTAS QUE NÃO SE SEPARAVAM POR NADA,O QUE DYANNE FAZIA LÍVIA QUERIA IMITAR,ERAM SEMPRE UNIDAS.
A PRIMEIRA LEMBRANÇA DE DYANNE É AOS TRÊS ANOS DE IDADE QUANDO SEUS PAIS,UMA FAMÍLIA MUITO UNIDA E HUMILDE,FORAM MORAR PELA PRIMEIRA VEZ EM SUA CASA PRÓPRIA.E DYANNE NÃO ENTENDENDO A SITUAÇÃO CHORAVA E GRITAVA;
-MAMÃE,EU QUERO VOLTAR PRA CASA! - E MÃE RESPONDIA PACIENTEMENTE;
-MINHA FILHA ESSA AGORA É NOSSA CASA! -PORÉM NÃO ADIANTAVA,O QUE TEVE QUE FAZER D. SILVIA RECORRER AS FAMOSAS PALMADINHAS. SÓ AÍ ENTÃO DYANNE SOSSEGOU E FOI DORMIR.
MAIS TARDE NA HORA DO ALMOÇO D. SILVIA CHAMOU;
- MENINAS,VENHAM ALMOÇAR! DYANNE JÁ ACORDOU? - PERGUNTOU D. SILVIA SEM SABER. A ISSO LEILA,IRMÃ MAIS VELHA DE DYANNE RESPONDEU;
-SIM MAMÃE,JÁ ACORDOU.
-CHAME ELA TAMBÉM.
ENTÃO FORAM ALMOÇAR,E SEMPRE DEPOIS DO ALMOÇO D. SILVIA TINHA A MANIA DE TIRAR UMA CIESTA,PUNHA UM COLCHÃO NO CHÃO PRA CABER TODAS AS FILHAS E LÁ ÍAM SE DEITAR, MÁS, NÃO TINHA JEITO,FICAVAM DYANNE E LÍVIA A BRINCAR DE CAVALINHO EM D. SILVIA,COMO DORMIR DESSE JEITO? D. SILVIA QUERIA SE IRRITAR,DEPOIS ACABAVA DANDO RISADAS JUNTO COM ELAS ERA UM CLIMA MUITO BOM.
TINHA TAMBÉM SEU APARÍCIO,MARIDO DE D. SILVIA E PAI DAS MENINAS,ERA UM HOMEN MUITO RESPEITADO,TRABALHADOR,MÁS NÃO IMPUNHA RESPEITO DAS FILHAS E SIM, O MEDO,GOSTAVA DE TOMAR UMAS AQUÍ ACOLÁ E DE ABUSAR A MULHER,E DYANNE JÁ COM SUA PERSPICÁCIA,NÃO SUPORTAVA AQUILO.
BEM ENTÃO VAMOS VOLTAR PRA CRIANÇISSE DAS DUAS SAPECAS.
AO FUNDO DA CASA DELAS TINHAM UNS LAGEROS,OU MELHOR,GRANDES PEDRAS,ONDE TODA TARDE ELAS SUBIAM E LA PERTO FICAVAM UNS GAROTOS DE PELE BRANCA QUE SEMPRE MEXIAM COM ELAS E ELAS NUNCA TIVERAM MEDO DE NADA E COMEÇAVAM GRITAR;
-GALEGOS SARARÁS COMEM CARNE E NÃO ME DÁ! - E SAIAM EM DISPARADA,E ELES SAIAM CORRENDO ATRAZ ATIRANDO PEDRAS,E ELAS SIMPLISMENTE RIAM SEM TER NOÇÃO DO PERIGO A QUE ESTAVAM SUJEITAS,E ISSO SE REPETIU POR MUITAS E MUITAS VEZES E SEU APARÍCIO NUNCA SUOBE POR QUÊ VIVIA TRABALHANDO.
TINHA TAMBÉM LEILA,A IRMÃ MAIS VELHA QUE GOSTAVA MUITO DE MANDAR NELAS,E ATÉ MENTIA PARA A MÃE CASTIGA-LAS SEM MOTIVO ALGUM.
ENTÃO NO ANO DE OITENTA NASCEU SUA QUARTA IRMÃ,LIANE,EM OITENTA E DOIS NASCEU A QUINTA,LÉIA,EM OITENTA E TRÊS NASCEU VANÍ,EM OITENTA E SETE NASCEU CRISTIN,FOI UMA PARTO MUITO DIFÍCIL,D. SÍLVIA TEVE ECANPSE E QUASE MORREU, AINDA TEVE KELLY UMA MENINA LINDA,PORÉM NASCEU MORTA,FOI MUITO TRISTE! FOI AÍ QUE D. SÍLVIA FEZ A LAQUEADURA E GRAÇAS A DEUS PAROU DE TER FILHOS.
ENTÃO AÍ O PERÍODO SE AGRAVOU,SEU APARÍCIO DESEMPREGOU,NÃO TEVE COMO ARRUMAR NADA,APENAS BICO,PORÉM NÃO DAVA PRA NADA MESMO,ATÉ QUE D. SILVIA TOMOU CORAGEM E FOI DE PORTA EM PORTA PEDIR ALIMENTOS PRA NÃO VER SUAS FILHAS PASSAREM FOME,NUNCA FOI PARECENDO UMA MENDINGA,SEMPRE FOI BEM VESTIDA,E DYANNE SEMPRE COM ELA,PORÉM QUANDO D. SILVIA CHEGAVA NUMA CASA ELA ERA REALISTA E NUNCA TOMOU ISSO COMO PROFISSÃO,E DIZIA O SEGUINTE;
-"MINHA SENHORA,MEU SENHOR,EU VENHO ATÉ A SUA PORTA PEDIR UMA AJUDA POR QUÊ MEU MARIDO ESTÁ DESEMPREGADO A ALGUM TEMPO E AINDA NÃO CONSEGUIU NADA,E EU ACHO QUE É MELHOR PEDIR DO QUE ROUBAR,PORQUE TENHO SETE FILHAS E ESTOU AQUÍ PARA NÃO VE-LAS PASSAREM FOME".
E EM TODA CASA QUE ELA BATEU ELA FOI BEM ATENDIDA,NUNCA LEVOU UMA PIADA DE UM HOMEN MAL INTENCIONADO E SEMPRE FOI MUITO RESPEITADA. E ASSIM ELES FORAM VIVENDO POR UM TEMPO.
ENTÃO ELES SÃO DO INTERIOR DA BAHIA,UMA CIDADE CHAMADA PAULO AFONSO,E COMO VOCÊS SABEM PARA O BAIANO TUDO ESTÁ BEM. E DYANNE SEMPRE FOI MUITO SAPECA,PORÉM ERA TUDO NA BRICADEIRA,SEM MALDADE NENHUMA.
COMO LÉIA E LIANE ERAM MUITO PEQUENAS BRIANCAVAM COM TUDO,PORÉM LÍVIA,LEILA E DYANNE FORAM JOGAR DOMINÓ,SÓ QUE DYANNE SÓ BAGUNÇAVA,ATÉ QUE PELA MILÉSSIMA VEZ LEILA JÁ KIK DA VIDA GRITOU;
-MAMÃE!FAZ DYANNE PARAR,ELA SÓ BAGUNÇA - AÍ NÃO TEVE JEITO!TEVE QUE TOMAR OUTRAS PALMADAS. MÁS QUEM DISSE QUE DYANNE PAROU? ELA APRONTANDO E OLHANDO POR BAIXO PRA LÍVIA AS DUAS QUASE ESTOURANDO PRA DAR RISADAS,A ISSO D SILVIA DISSE;
-OH MINHA FILHA AGORA BRINCA DIREITINHO TÁ BEM?
-TÁ BEM MAMÃE.
MÁS NÃO TEVE JEITO,D. SILVIA PAROU O JOGO PRA NÃO TER QUE BATER EM DYANNE NOVAMENTE. E LÍVIA E DYANNE AINDA SAÍRAM DEBOCHANDO DE LEILA,ELAS ERAM REALMENTE DUAS PESTINHAS.
ENTÃO CHEGOU OUTRO MOMENTO DIFÍCIL,SEU APARÍCIO DESEMPREGOU NOVAMENTE E TEVE QUE TRABALHAR POR CONTA COM CONSTRUÇÃO CIVÍL,ENTÃO TEVE QUE LEVAR DYANNE E LÍVA COMO AJUDANTES ELAS COM OITO E SETE ANOS TINHAM QUE CARREGAR TIJOLOS,PÁS E BOLOS DE BARROS QUE AS DEIXAVAM COM A CAIXA DO PEITO,COLUNAS,PERNAS E COSTAS DOENDO,ELAS TINHA QUE ACORDAR HS4:00 DA MANHÃ SEM HS PRA VOLTAR E D. SILVIA AINDA DIZIA QUE O SERVIÇO MAIOR ERA DE LEILA SÓ PORQUE QUANDO ERA PEQUENA TINHA TIDO PNEUMONIA,PORÉM DYANNE E LÍVIA JÁ TINHA PERCEBIDO A PREFERÊCIA DE D. SILVIA POR LEILA,AFINAL,ONDE ESTAVA A DUREZA,SE ELA SÓ TINHA UMA CASA PRA ARRUMAR SEM NINGUÉM PRA ATRAPALHAR,POUCOS PRATOS PRA LAVAR COM SOMBRA E AGUA FRESCA?
ENTÃO VEIO A ROÇA,MÁS LÍVIA ERA DEVAGAR PRA ISSO,MÁS DYANNE ESTAVA LÁ,PRA LIMPAR MATO,PLANTA,CHECHAR,COLHER.
ACABOU O PERÍODO DA ROÇA,E LÁ FORAM ELES PARA O LIXÃO PRA CATAR LIXO PRA SOBREVIVEREM.DYANNE SOFRIA,SOFRIA MUITO MESMO COM ISSO...
MAIS MESMO ASSIM ALA NÃO PERDIA A ALEGRIA,NÃO TINHA JEITO,NUNCA VIA MALDADE EM NADA,SE DIVERTIA COM TUDO.
ENTÃO CHEGOU A ÉPOCA DE ÍR PRA ESCOLA E COMO ELA JÁ TINHA NOVE ANOS TINHA VERGONHA DOS MOLEQUES TIRAREM SARRO DELA,E NÃO QUERIA ÍR DE JEITO NENHUM,ENTÃO A MÃE TEVE QUE DÁR OUTRA SURRA PRA TER QUE ELA ÍR,E LÍVIA COITADA!POR QUERER FAZER TUDO QUE DYANNE FAZIA ACABAVA APANHANDO TAMBÉM,MAIS AÍ ATÉ QUE ELAS GOSTARAM DA ESCOLA,DYANNE ERA MUITO INTELIGENTE,JÁ LÍVIA COITADA,ERA MUITO ESFORÇADA,MAIS NÃO CONSEGUIA MUITA COISA,DYANNE PASSAVA DIRETO COM AS MELHORES NOTAS,JÁ LÍVIA REPETIU TRÊS ANOS A 3° SÉRIE.
COM APENAS QUASE DEZ ANOS DYANNE AJUDAVA COM AS DESPEZAS DA CASA AJUDANDO NO LIXÃO,NA ROÇA,FAZIA JOGO DO BIXO, E AINDA ESTUDAVA.
ENTÃO DYANNE JÁ GOSTAVA MUITO DE FREQUÊNTAR A ESCOLA,GOSTAVA DE COBRIR TUDO COM HIDROCOR,FAZER DESENHOS PORQUÊ ACHAVA QUE FICAVA BONITO,ATE QUE UM DIA A PROFESSORA RESOLVEU DAR UMAS DICAS DE HIGIÊNE E ORGANIZAÇÃO E FOI DIZENDO;
-QUERIDOS ALUNOS EU GOSTARIA DE DIZER QUE VOCÊS TEM QUE VÍR PRA ESCOLA LIMPINHOS,UNHAS LIMPAS E CORTADAS,CABELOS LIMPOS,CORTADOS PENTEADOS, O MATERIAL LIMPO E ORGANIZADO,POR EXEMPLO,VOCÊS CHAMARIAM ISSO DE CADERNO? - DISSE ELA PEGANDO NO CADERNO DE DYANNE COM A PONTA DOS DEDOS COMO SE ESTIVESSE COM NOJO.NESSE MOMENTO DYANNE PERDEBEU QUE REALMENTE O CADERNO ESTAVA UM LIXO!
DAÍ PRA CÁ DYANNE É OUTRA PESSOA E É MUITO GRATA A ESSA PROFESSORA E NUNCA A ESQUECERÁ PORQUE ESSA FOI UMA CRÍTICA MUITO CONSTRUTIVA,HOJE PODE-SE DIZER QUE DYANNE É ATÉ PERFECÇIONISTA E TUDO GRAÇAS A ESSA PROFESSORA.
O PAI DE DYANNE ERA UM HOMEM MUITO AMOROSO TANTO COM SUAS FILHAS,TANTO COM MULHER,MAIS TINHA ESSE DEFEITO,BEBIA E NÃO SABIA O QUE FAZIA, ENTÃO FAZIA TODAS SOFREREM,ELE NUNCA BATEU NELA, MAIS FAZIA MUITA AMEAÇA DE MORTE E PRESSÃO PSICOLÓGICA,E ISSO ACONTECIA MAIS AOS FINS DE SEMANA,LEILA,FICAVA IMÓVEL DE TENSÃO NERVOSA E SÓ CHORAVA,LÍVIA TINHA ATÉ MEDO DE CHEGAR PERTO E SÓ ORAVA E CHORAVA,AS OUTRAS ERAM MUITO PEQUENAS E GRAÇAS ADEUS DORMIAM,E QUANTO A DYANNE NÃO SAIA DO LADO DE D. SILVIA,E ELA PREFERIA MORRER A DEIXAR QUE ELE TOCASSE NUM FIO DE CABELO DELA,PRA TOCAR NELA ELE TERIA QUE MATAR DYANNE PRIMEIRO. E ISSO NINGUÉM SABIA DESSE SOFRIMENTO PORQUÊ D. SILVIA TINHA MEDO DE SEU CLEMENTE SEU PAI SABER E ÍR TIRAR SATISFAÇÃO E ACONTECER UMA DESGRAÇA,ENTÃO ELAS TINHAM QUE SOFRER CALADAS,ATÉ PORQUE SEU APARÍCIO DIZIA QUE SE D. SILVIA DESSE QUEIXA DELE QUANDO SAISSE A MATAVA.
D.SILVIA SEMPRE FOI UMA MULHER MUITO BATALHADORA,ENTÃO CHEGOU UM AMIGO DO TRECHO DE SEU APARÍCIO E DISSE QUE NO CENTRO DA CIDADE TINHA UMA OBRA QUE ESTAVA PEGANDO PROFISSIONAIS DA MESMA PROFISSÃO QUE ELE,MAIS ELE SÓ VIVIA CABISBAIXO,PARECE QUE TINHA PERDIDO A FÉ. ENTÃO D. SILVIA MAIS UMA VEZ PEGOU DYANNE PELA MÃO E FOI ATÉ LÁ,CHAMOU O AMIGO DE SEU APARÍCIO QUE FALOU COM O ENGENHEIRO QUE DISSE;
-MANDE ELE VÍR AMANHÃ.
D. SILVIA SAIU DE LÁ COM OS OLHOS MAREJADOS DE LÁGRIMAS DE TANTA FELICIDADE,PARECIA NÃO ACREDITAR.
NO OUTRO DIA SEU APARÍCIO FOI,DAQUELE JEITO,SEM FÉ,E D. SILVIA NÃO SE AGUENTAVA DE ANSIEDADE O DIA INTEIRO ESPERANDO A RESPOSTA,ATÉ QUE ELE CHEGOU E ELA TODA ANSIOSA PERGUNTOU;
-E AI HOMEM,COMO FOI LÁ?
-FOI TUDO BEM HOMEM JÁ ESTOU FICHADO.
-OH HOMEM! GRAÇAS A DEUS! DISSE D. SILVIA COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.
AÍ FOI UM PERÓDO TRANQUILO,ENQUANTO ELE ESTAVA TRABALHANDO,ATÉ QUE A OBRA ACABOU E COMEÇOU TUDO DENOVO.
DEPOIS PARTIRAM PRA ROÇA,AÍ LÍVIA JÁ ERA MAIS LENTA,NÃO TINHA JEITO COM A COISA E FICAVA EM CASA.JÁ DIANE LIMPAVA O MATO,PLANTAVA,XEXAVA,COLHIA,NO SOL,NA CHUVA,LEVAVA CARREIRA DE COBRAS,MÁS ESTAVA LÁ! ERA UMA GRAÇA!
DYANNE SEMPRE FOI ASSIM,SEMPRE LEVOU TUDO PELO LADO BOM,DIVERTIDA,AMIGA CALOROSA,MOLECA QUANDO QUERIA,POIS TAMBÉM TINHA ESSE DIREITO.
PARTIRAM PRO LIXÃO,CATAR LIXO PRA GANHAR TÃO POUCO PRA SOBREVIVER,OU MELHOR,NÃO PASSAR FOME,SAÍAM DE MADRUGADA E SÓ DEUS SABIA A HORA QUE ÍAM CHEGAR,HS15:00,HS16:00 OU MAIS TARDE,NO SOL ESCALDANTE,COM FOME...
DEPOIS SEU PAI COMEÇOU BATER TIJOLOS,SAIAM DE CASA HS4:00 DA MANHÃ,SEU PAI,DYANNE E LÍVIA VOLTAVAM HS6:30 PARA IREM PRA ESCOLA,QUANDO CHEGAVAM PERTO DO MEIO-DIA ALMOÇAVAM E IAM NOVAMENTE PRA OLARIA RASPAR TIJOLOS.
AGORA TEVE UMA COISA QUE MARCOU MUITO NA VIDA DE DYANNE; UM DIA NA OLARIA SO ELA E SEU PAI,ELA ESTAVA COM MUITA DOR DE CABECA E ESTAVA UM POUCO LENTA,SEU PAI PERCEBENDO COMENTOU;
- DYANNE,O QUE ESTÁ ACONTECENDO QUE VOCÊ HOJE TÁ MUITO LERDA? VOCÊ NÃO É ASSIM!
- PAPAI,EU ESTOU COM DOR DE CABECA.
-DOR DE CABECA QUE NADA,CUIDE QUE EU QUERO ÍR EMBORA CEDO.
MAIS AÍ A DOR DE CABECA ERA MUITO FORTE,POR MAIS QUE ELA TENHA TENTADO NÃO CONSEGUIU E SEU PAI FICOU MUITO BRAVO PORQUÊ NÃO CONSEGUIU TERMINAR CEDO,E DISSE;
-AGORA VOCÊ VAI FICAR AÍ SEM ALMOÇAR E SEM ÁGUA,SÓ VAI COMER E BEBER ÁGUA QUANDO EU VOLTAR,E DEU AS COSTAS E FOI EMBORA. FAZER O QUÊ? ELA NÃO PODIA DISCUTIR AS ORDENS DO PAI.
COMO O SOL ESTAVA MUITO QUENTE,ELA ENTROU EM UMA DAS BOCAS DA CAEIRA E FICOU OLHANDO SEU PAI SUMIR NA ESTRADA, COM AS LÁGRIMAS CORRENDO PELAS FACES,TODO AQUELE POUCO CASO DELA ESTÁ DOENTE E A INDIFERENÇA PARECIA DOER MAIS QUE QUALQUER COISA NO MUNDO,PARECIA DILAÇERAR SEU CORAÇÃO. DYANNE ATÉ HOJE LEMBRA DESSA SITUAÇÃO COM UMA DOR ENORME NO CORAÇÃO,PORÉM,ELA TAMBÉM RELATOU QUE TUDO QUE ELA VIVEU A TORNOU UMA PESSOA MELHOR,INTELIGENTE,HUMILDE E CAPAZ DE ENTENDER MELHOR O SER HUMANO.
E D. SILVIA AINDA DIZIA QUE O TRABALHO DE LEILA AINDA ERA MAIS PESADO PORQUE TINHA QUE ARRUMAR CASA,LAVAR COZINHAR, SÓ PO PORQUÊ TINHA TIDO PNEUMONIA QUANDO CRIANÇA,DYANNE TAMBÉM SABIA,ENTÃO PORQUE NÃO DEIXAVA ELA EM CASA,AFINAL QUE TIPO DE TRABALHO DURO É ESSE SÓ DE SOMBRA E ÁGUA FRESCA?
UM OUTRO DIA SEU APARÍCIO E D. SILVIA FORAM AO CENTRO DA CIDADE E LEILA FICOU DEBOCHANDO DE DYANNE E LÍVIA "EU VOU GANHAR UM PRESENTE,E VOCÊS NÃO",REPETIA ISSO O TEMPO TODO,E ISSO FOI ENCHENDO AS DUAS,MÁS DESSA VEZ QUEM PERDEU A PACIÊNCIA FOI DYANNE,DEU UM SOCO NO ESTÔMAGO DE LEILA E CORREU PRA CASA DE UMA VIZINHA AMIGA DA FAMÍLIA,ELES FAZIAM DOCE PRA VENDER E OUTROS APROVEITAVAM PRA CONSUMO,ENTÃO DYANNE PEGOU UM DESSES PEDAÇOS E SÓ SENTIU A FERROADA NO CÉU DA BOCA,AÍ PENSOU CONSIGO MESMA,"MEU DEUS,SERÁ CASTIGO?". ERA UMA ABELHA QUE A TINHA PICADO.
ENTÃO SEUS PAIS CHEGARAM DO CENTRO E TROUXERAM MESMO O PRESENTE DE LEILA,ERA UM LP INTERNACIONAL DA NOVELA SELVA DE PEDRA QUE TINHA COM DESTAQUE AS MÚSICAS YÉS E NYKITA,E NÃO TROUXERAM NADA PARA AS OUTRAS,DYANNE FICOU MUITO TRISTE PORQUE SENTIA QUE O AMOR DE D. SILVIA POR LEILA ERA MUITO MAIOR,E ISSO FAZIA ELA SOFRER MUITO,MUITO MESMO.
ENTÃO CHEGOU UM PERÍODO MUITO SOFRIDO,D.SILVIA ADOECEU E VIAJAVA COM FREQUÊNCIA PRA RECIFE,ELA TINHA UM CAROÇO NA CABECA,PRÓXIMO A ORELHA,DOÍA MUITO,QUASE NÃO COMIA,SEU APARÍCIO CUIDAVA TÃO BEM DELA,ATÉ QUE ENFIM ELA OPEROU,NÃO SE PODE DIZER QUE ESTAVA BOA,MÁS ESTAVA MELHOR.PORÉM DESDE 1990 ATÉ O ANO DE 2000 ELA FEZ NOVE OPERAÇÕES.ELA É UMA GUERREIRA,BATALHADORA E SUPORTOU MUITA COISA POR AMOR AS FILHAS E A FAMÍLIA.
QUANDO TODOS PENSAVAM QUE D. SILVIA TINHA MELHORADO E SEU APARÍCIO MUDADO,COMEÇOU TUDO NOVAMENTE,MÁS AÍ DYANNE JÁ ERA UMA MOCINHA E JUROU A ELE MESMA QUE NÃO IRIA MAIS SUPORTAR TUDO AQUILO,ENTÃO NUM SÁBADO LOGO CEDO SEU APARÍCIO JÁ COMEÇOU A BEBER,E DYANNE JÁ ARQUITETOU UM PLANO.
UM PRIMO SEU,POR NOME REY ESTAVA EM SUA CASA E VIA O SOFRIMENTO DE SUA TIA,ENTÃO DYANNE PERGUNTOU PRA ELE SEM QUE NINGUÉM SOUBESSE;
-REY,VOCÊ TEM CORAGEM DE ME AJUDAR A POR UM FIM NO SOFRIMENTO DA MINHA MÃE? QUE EU TE GARANTO QUE NINGUÉM VAI SABER E EU ASSUMO A CULPA.
-COMO? - PERGUNTOU ELE.
-QUANDO ELE APRONTA LEILA,LÍVIA E AS OUTRAS DESMORONAM E NÃO TÊEM CORAGEM PRA NADA.ENTÃO,SE ELE SE VIRAR PRO LADO DE MAMÃE COM ALGUM PANTINHO DE BATER OU DE PUXAR FACA,EU TOMO A FRENTE DELE E VOCÊ METE ESSE CACETE NA NUCA DELE. - DISSE DYANNE MOSTRANDO UM PEDAÇO DE PÁU COM UNS 4CM DE EXPESSURA E MAIS OU MENOS 1M DE COMPRIMENTO.
-FAÇO SIM,POR MINHA TIA EU FAÇO TUDO. - E ASSIM FICOU COMBINADO.
E ELE PASSOU O DIA TODO BEBENDO,PROCURANDO QUALQUER MOTIVO PRA BRIGAR COM D. SILVIA,MAIS ELA SÓ FICAVA CALADA,PARECIA AMEDRONTADA,UM ANIMALZINHO ACUADO.
QUANDO VEIO A NOITE,JÁ BATEU O MEDO DO QUE VIRIA EM TODOS,FECHARAM AS PORTAS E FICARAM UM OLHANDO NA CARA DO OUTRO COM MEDO DO QUE DIZER OU SEM SABER O QUE DIZER,COM MEDO DE ÍR DORMIR E ELE MATAR D. SILVIA. ELE PERCEBENDO ISSO FALOU;
-O QUE VOCÊS AINDA ESTÃO FAZENDO AQUÍ? VÃO DORMIR!
-MINHA MÃE NÃO ESTÁ SE SENTINDO BEM,SÓ IREI QUANDO ELA FOR! - DESAFIOU DYANNE.
-VOCÊ ESTÁ ME DESOBEDECENDO?
-NÃO SENHOR,SÓ NÃO VOU DEIXAR MINHA MÃE SOZINHA PASSANDO MAL.
AS MENINAS VENDO AQUILO FICARAM ASSUSTADAS ENTÃO DYANNE PEDIU QUE FOSSEM DORMIR,A REY PEDIU QUE FOSSE PRA CAMA,PORÉM,FICASSE ATENTO.
SEU APARÍCIO NÃO TENDO O QUE FAZER,DESLIGOU O CONTADOR,FOI LÁ FORA EM UNS PÉS DE BANANEIRAS E DE LÁ TIROU UMA PEIXEIRA ENORME,DE LÁ FOI NUM QUARTINHO DE BAGUNÇAS E PEGOU UMAS CORDAS BEM GROSSAS,PORÉM NÃO DISSE NADA PRA D. SILVIA. DYANNE USAVA TODAS AS SUAS FORÇAS PARA NÃO CHORAR E SÓ PEDIA A DEUS PARA NÃO PERMITIR QUE NADA DE RUIM ACONTECESSE A SUA MÃE.
NINGUÉM ENTENDE A MENTE DE NINGUÉM,PORQUÊ SE ELE AMAVA ELA PORQUÊ FAZIA AQUILO? E ELA,PORQUÊ FICAVA COM ELE? DYANNE LEMBRA MUITO BEM QUE ELE SEMPRE DIZIA QUE SE UM DIA D. SILVIA PENSASSE EM DEIXA-LO IA DEIXALA MARCADA PRO RESTO DA VIDA OU SEJA, MATA-LA,ELA NÃO ÍA EMBOA PRA NÃO DEIXAR AS FILHAS E TAMBÉM TINHA O PAI E OS IRMÃOS DELA QUE PODERIA HAVER UMA DESGRAÇA ENTRE ELES CASO ELA SUMISSE.
ENTÃO ELE ENTROU COM AS CORDAS EM PUNHO,ELA ESTAVA SENTADINHA NO SOFÁ E DYANNE NO BRAÇO DO SOFÁ DO LADO DELA, ELE SIMPLESMENTE PEGOU BRUSCAMENTE NA MÃO DELA E DISSE;
-VÁ PROCURAR O QUE FAZER!
-FAZER O QUÊ A ESSA HORA DA MADRUGADA? SE QUIZER QUE FAÇA ALGO,PEÇA AMIM QUE EU FAÇO. - DISSE DYANNE TREMENDO DE MEDO,DE NERVOSO,DE RAIVA...
-VOCÊ ESTÁ ME DESAFIANDO MOÇA?
-NÃO SENHOR,SÓ ESTOU DIZENDO QUE ELA NÃO VAI FAZER NADA!
-VOCÊ QUER APANHAR É?
-EM MIM O SENHOR PODE BATER,AGORA NELA,O SENHOR NÃO TRISCA COM UM DEDO SEQUER.
-VOCÊ QUER ME ENCARAR É? - E PEGOU NOS CABELOS DE DYANNE E PUXOU PRA CIMA ATÉ DYANNE NÃO SENTIR MAIS O CHÃO,MAIS AGUENTOU FIRME,NEM DERRAMOU UMA LÁGRIMA SEQUER. NESSE MOMENTO DYANNE VIU QUANDO REY ENTROU DE MANSINHO SÓ ESPERANDO O COMANDO DE DYANNE,COMO ESTAVA ESCURO SEU APARÍCIO NÃO O VIU E DYANNE TAMBÉM DESPISTOU, NESSE MOMENTO SEU APARÍCIO LEVANTOU A MÃO COM A CORDA EM PUNHO EM DIREÇÃO DE D. SILVIA,DYANNE TOMOU A FRENTE E DISSE;
-ESTA PENSANDO O QUÊ? QUE VAI BATER NELA? O SENHOR ESTÁ MUITO ENGANADO! SE NÃO BATIA ANTES,AGORA QUE NÃO BATE MESMO!PRA BATER NELA VAI TER QUE PASSAR POR CIMA DE MIM E PRA DEFENDE-LA NÃO RESPEITO NINGUÉM,APARTIR DE HOJE PODE PARAR COM SEUS PANTINHOS PORQUE JÁ NÃO AGUENTAMOS VÊ-LA SOFRER E MANDAMOS ELA PRA BEM LONGE,ONDE O SENHOR NÃO A ENCONTRE NUNCA.EU NÃO SOU MAIS NENHUMA CRIANÇINHA NÃO E PRA MIM JÁ CHEGA!
PARECE QUE ELE NÃO ESPERAVA AQUILO E FICOU ESTÁTICO,FOI DEUS QUE SEGUROU ELE,PORQUE DYANNE ESPERAVA QUE ELE A MATASSE ALÍ MESMO.
ENTÃO ELE FOI LÁ,GUARDOU A PEIXEIRA,AS CORDAS,ACENDEU O CONTADOR E FOI DORMIR,TODOS FORAM DORMIM,MENOS DYANNE,ELA FICAVA NO PÉ DA PORTA DO QUARTO PRA VÊ SE OUVIA AUGUMA COISA,E CHORAVA E ORAVA A NOITE INTEIRA.
E HOUVERAM AINDA MUITAS NOITES DE CACHAÇA E ABUSOS,MÁS NENHUMA COMO ESSA,BEBIA,ABUSAVA UM POUCO,DEPOIS ONDE CAIA,DEITAVA OU SENTAVA LÁ MESMO DORMIA.MAIS COMO D. SILVIA ERA MUITO BOA,CHEGAVA ATÉ A SER BESTA,AINDA CHAMAVA AS FILHAS PRA O CARREGAREM E POR NA CAMA!
AÍ VEIO O PERÍODO DO BAR,AS MENINAS JÁ ERAM MOCINHAS,LEILA JÁ NAMORAVA AS ESCONDIDAS,DYANNE ERA A MAIS POPULAR,TRATAVA TODOS OS FREGUESES MUITO BEM,TANTO QUE A MAIORIA TINHAM INTERESSE EM NAMORAR COM ELA,PORÉM ELA LEVAVA TUDO NA ESPOTIVA,TAMBÉM TINHA NICE UMA AMIGA DA FAMÍLIA QUE PASSAVA TODO FIM DE SEMANA NA CASA DELAS,ATÉ POR QUÊ TINHA FESTAS E DANÇA,E COM SEU APARÍCIO TODAS TINHAM QUE DANÇAR OU ENTÃO LEVAVA BRONCA E ÍA DORMIR,MAIS QUEM FREQUÊNTAVA LÁ ERA TUDO GENTE BOA.
ENTÃO DYANNE COMEÇOU GOSTAR DE UM VIZINHO CHAMADO CINHO,ELE ERA MAIS VELHO QUE ELA ONZE ANOS,ELE DIZIA QUE NÃO A ASSUMIA PORQUÊ TINHA MEDO DOS PAIS DELA NÃO ACEITAREM,MAIS ELES NAMORAVAM AS ESCONDIDAS,PORÉM SUA IRMÃ LEILA NÃO SABIA E FICAVA JOGANDO UMA AMIGA DELA PRA CIMA DELE,E NA ÉPOCA ELE ERA MUITO LINDO MESMO,ELES TIVERAM UMA DISCUSSÃO E ELE COMEÇOU NAMORAR UMA GAROTA DA RUA CHAMADA ISA,ELA ERA GORDA,VOZ ROUCA,MÁS ERA BONITA,E DYANNE SOFRIA MUITO DE TANTO AMOR E CIÚMES,PORÉM ERA O PRIMEIRO AMOR,AMOR DE ADOLESCENTE,ELE TERMINOU E DYANNE VOLTOU COM ELE AINDA AS ESCONDIDAS,SE VIAM SEMPRE NA IGREJA AOS DOMINGOS,ATÉ QUE EM UMA DESSAS VEZES ELA CHEGOU E O VIU COM UMA GAROTA AGARRADA EM SEU BRAÇO,QUANDO ELE VIROU QUE A VIU ELA SAIU CORRENDO E ELE FOI ATRÁZ,PORÉM,ELA JÁ NÃO VIU MAIS.
NA SEGUNDA CHEGOU DALVA,SUA PRIMA,QUE NAMORAVA COM NILDO,IRMÃO DE CINHO E DISSE;
-DY,ELE GOSTA DE VOCÊ!
-GOSTA DE MIM E FICA COM OUTRA DEBAIXO DO BRAÇO? ENTÃO COMO VOCÊ SABE QUE ELE GOSTA DE MIM?
-PORQUE ELE DISSE.
-É MENTIRA!
-NÃO É NÃO. ELE FOI ATRÁZ DE VOCÊ,MAIS VOCÊ SAIU CORRENDO.
-AH! E ERA PRA MIM TER FICADA ESPERANDO?
-VOCÊ SE COMPORTOU DE MANEIRA INFANTIL!
-ENTÃO DEIXA ELE FICAR COM A ADULTA DELE.
NA TERÇA FEIRA CINHO A PROCUROU NA ESCOLA E DISSE;
-DYANNE,ME PERDOE,EU NÃO TENHO NADA COM MARIA,FOI ELA QUEM CHEGOU E PEGOU EM MEU BRAÇO.
-ME DESCULPE,MAIS NÃO ACREDITO. - DISSE DYANNE COM CERTA IRONIA.
-SE EU NÃO GOSTASSE DE VOCÊ PRA QUÊ MARCARIA UM ENCONTRO?
-VAI VER ME ACHA INFANTIL E FÁCIL DE ENRROLAR.
-NADA DISSO!
-ENTÃO PROVE!
-COMO?
-ME ASSUMA OU ENTÃO ESTÁ TUDO ACABADO!
-POR AGORA SEUS PAIS PODEM NÃO ACEITAREM,VOCÊ TEM APENAS 13 ANOS E EU 21,O QUE É QUE ELES VÃO ACHAR DISSO?
-ISSO É PROBLEMA NOSSO.O RESTO DEIXE QUE EU RESOLVO.
-POR FAVOR DYANNE,EU GOSTO DE VOCÊ E NÃO QUERO TE PERDER,VAMOS ESPERAR MAIS UM POUCO!
-TAMBÉM GOSTO MUITO DE VOCÊ,MAIS É ISSO OU NADA!
-TUDO BEM! MAIS SE LEMBRE QUE FOI VOCÊ QUEM QUÍZ ASSIM!
-FOI VOCÊ QUEM QUÍZ ASSIM!
-TCHAU.
-ADEUS! DISSE DYANNE.
ENTÃO LEILA JÁ HAVIA FICADO NOIVA DE UM POLICIAL DE RECIFE,NÃO DEU CERTO E TERMINARAM,DYANNE NÃO DEU CERTO COM CINHO TERMINARAM,LÍVIA ERA UM MISTÉRIO,NUNCA DISSE DE QUEM GOSTAVA,MÁS DYANNE SABIA QUE ELA GOSTAVA DE ALGUÉM.
DAÍ LEILA JÁ ESTAVA NAMORANDO UM VIZINHO CHAMADO HILTO,DYANNE UM CONHECIDO DE INFÂNCIA CHAMADO VAN E LÍVIA ATÉ ENTÃO AINDA SOZINHA...
VAN ERA MUITO CIUMENTO,NÃO PODIA VER CINHO PASSAR QUE DIZIA;
-OLHA,LÁ VAI TEU AMOR,VAI LÁ ATRÁZ DELE.
-SE ELE FOSSE MEU AMOR EU ESTARIA COM ELE E NÃO COM VOCÊ.
RESPONDIA DYANNE.
-NÃO ESTÁ PORQUÊ ELE NÃO QUER.
-VAMOS APOSTAR QUE SE EU QUEIZER ELE VOLTA PRA MIM ASSIM NUM ESTALAR DE DEDOS?
AÍ VAN SE CALAVA POR UM TEMPO PORQUÊ DYANNE NUNCA FOI MULHER DE SE DUVIDAR,MAIS DEPOIS COMEÇAVA TUDO DENOVO. ENTÃO DYANNE SE CANSOU E TERMINOU TUDO,AFINAL,ELA NÃO GOSTAVA DELE MESMO. MESMO ASSIM ELE AINDA INSISTIU MUITO PRA VOLTAR MAIS ELA NUNCA QUIZ E ATÉ HOJE QUANDO PASSA POR ELA É COM UM OLHAR DE QUEM SE ARREPENDEU DE TE-LA PERDIDO. REALMENTE NA VERDADE ELA AINDA GOSTAVA MESMO DE CINHO,PORÉM NÃO DAVA O BRAÇO A TORÇER.
ENTÃO DYANNE FICOU SABENDO QUE CINHO ÍA NOIVAR,E FOI A PRIMEIRA VEZ QUE ELA SENTIU UMA DOR TÃO FORTE DILAÇERANDO SEU PEITO,E NO MESMO MOMENTO QUE SOUBE CORREU PRO QUARTO E CHOROU IGUAL UMA CRIANÇA.
ANTES DE CASAR,CINHO CONVERSOU COM OS AVÓS E A MÃE DE DYANNE E FALOU QUE SE ELA ACEITASSE ELE TERMINARIA O CASAMENTO E CASARIA COM DIANNE ASSIM;
-SEU CLEMENTE,D. SILVIA E D.ALYCE EU AMO DYANNE E A PROCUREI MUITAS VEZES MAIS ELA É MUITO ORGULHOSA E NÃO ME ACEITOU DE VOLTA,MAIS ATÉ HOJE SE ELA ME ACEITASSE EU TERMINARIA O CASAMENTO E CASARIA COM ELA.
-É CINHO,EU SEI QUE VOCÊ GOSTA DA MINHA NETA,MAIS VOCÊ TAMBÉM FEZ DEMAIS COM ELA,E DO JEITO QUE ELA É ORGULHOSA EU DUVIDO MUITO QUE ELA AINDA LHE QUEIRA,PORÉM,NADA TE IMPEDE DE TENTAR DE NOVO. - DISSE HONESTAMENTE SEU CLEMENTE.
E REALMENTE,CINHO VEIO FALAR COM DYANNE.
-DYANNE,ENGOLÍ O MEU ORGULHO E VIM TE PEDIR MAIS UMA VEZ QUE ME PERDOE E ME ACEITE DE VOLTA QUE TERMINO MEU CASAMENTO E ME CASO COM VOCÊ,PORQUÊ EU TE AMO E NÃO CONSIGO TE ESQUECER.POR DEUS ME PERDOA,ME ACEITA!
-OLHA CINHO EU TAMBÉM TE AMO,E MUITO,MAIS VOCÊ APRONTOU DEMAIS COMIGO.VOCÊ FICOU COM AMIGAS DE MINHA IRMÃ,MENTIU PRA MIM,MESMO DIZENDO QUE ME AMA ESTÁ NOIVO DE OUTRA,E AGORA QUER QUE EU PEÇA QUE TERMINE SEU NOIVADO POR MINHA CAUSA? NÃO! SE VOCÊ QUER TERMINAR,TERMINE,AGORA QUE EU PEÇA NÃO.SE VOCÊ ACHA QUE DEVE TERMINAR POR VOCÊ TUDO BEM VÁ EM FRENTE,MÁS ESSA CULPA EU NÃO QUERO TER.
-MÁS SE EU TERMINAR,VOCÊ FICA COMIGO?
-UMA COISA DE CADA VEZ!
ELE NÃO TENDO RESPOSTA CERTA DEU AS COSTAS E FOI EMBORA, ENTÃO MAIS TARDE CASOU-SE,DYANNE NEM SOFREU PORQUE ATÉ QUE ENFIM DESCOBRIU QUE NÃO PERDEU GRANDE COISA.
TIRANDO A PARTE DAS TORTURAS DO PAI DYANNE AMAVA OS FINS DE SEMANA,PORQUE ERA QUANDO ELA SE DIVERTIA,DANÇAVA,ERA PAQUERADA,PAQUERAVATAMBÉM.
ENTÃO PASSEANDO NA FEIRA DO SEU BAIRRO CONHECEU UM NEGRINHO,BEM NEGRINHO MESMO E COMEÇARAM SE PAQUERAR E TODO DOMINGO ELA ÍA A FEIRA SÓ PARA VE-LO,ATÉ QUE UM DIA ELE A CHAMOU PERGUNTOU;
-QUAL SEU NOME?
-DYANNE E O SEU?
-FLÁVIO,ONDE VOCÊ MORA?
-AQUÍ PERTO. - DISSE ELA INDICANDO ONDE. - E VOCÊ?
-EM ARCO VERDE. EU VENDO AQUÍ AOS DOMINGOS,MAIS NO PERÍODO DA SEMANA EU TRABALHO NA PREFEITURA DE LÁ. VOCÊ MORA COM QUEM?
-COM MINHA FAMÍLIA UÉ! - E DERAM RISADAS.
-POSSO ÍR A SUA CASA?
-CLARO QUE PODE!
-POSSO ÍR AINDA ESSA SEMANA?
-SIM.
DYANNE CHEGOU EM CASA CONTOU A NOVIDADE PARA AS IRMÃS E A AMIGA NICE.
-OLHA,ELE É BEM BONITINHO,SE CHAMA FLÁVIO,VENDE NESSA FEIRA AOS DOMINGOS,MÁS TRABALHA NA PREFEITURA DURANTE A SEMANA E ELE TEM OS OLHOS LINDOS E É BEM MORENINHO.
ELAS SE ENTREOLHARAM E DERAM RISADAS,DYANNE FICOU CONSTRANGIDA SEM SABER O PORQUÊ DOS RISOS. ENTÃO PASSADOS ALGUNS DIAS,NA QUARTA FEIRA ELE APONTOU NA ESQUINA,COM UMA CALÇA BEGE SOCIAL E UMA CAMISA CREME TAMBÉM SOCIAL,SEM MALDADE NENHUMA,MAIS O SOL ATÉ ILUMINAVA A TESTA DELE,QUANDO DYANNE FICOU OLHANDO ELAS LOGO PERCEBERAM DE QUEM SE TRATAVA E COMEÇARAM SE COTUCAR,DISFARÇAR O RISO,E O PIOR,ELE PERCEBEU.
ELE ERA TÃO CARINHOSO,TÃO AMÁVEL,QUE DYANNE QUERIA RETRIBUÍR,MAIS ELE SE SENTIA MUITO ENVERGONHADA DE ESTÁ EXPONDO ELE DAQUELE FORMA,ELAS NÃO TINHAM O MENOR PUDOR EM DISFARÇAR QUE ESTAVAM O RIDICULARIZANDO,DYANNE GOSTAVA DELE E QUERIA VERDADEIRAMENTE TENTAR UM NAMORO SÉRIO COM ELE,MÁS TAMBÉM SENTIA QUE NÃO PODIA DEIXAR QUE O RIDICULARIZASSEM DAQUELA FORMA,NAQUELA PRIMEIRA VISITA ELE LEVOU UM LINDO RELÓGIO PRA DYANNE QUE A PRINCÍPIO ELA NEM QUERIA ACEITAR;
-POR FAVOR ACEITE,É DE CORAÇÃO,EU O VÍ E ACHEI QUE LEMBRAVA MUITO VOCÊ.
-MÁS ESSE RELÓGIO É MUITO CARO! EU NÃO POSSO! E SE AGENTE TERMINAR?
-NÃO FALA ASSIM,NEM COMEÇAMOS DIREITO E JÁ ESTÁ FALANDO EM TERMINAR. ACEITA VAI!
-ESTÁ BEM!
ELE PÔS O RELÓGIO NO BRAÇO DELA COM UM CUIDADO,ATÉ PARECIA QUE ELA ERA DE CRISTAL.
-OBRIGADA FLÁVIO!
E NAMORARAM POR MAIS OU MENOS DOIS MESES,MAIS AS PROVOCAÇÕES DE LEILA E NICE NÃO PARAVA E DYANNE PERCEBIA QUE FLÁVIO SE SENTIA INCOMODADO COM TUDO AQUILO. QUANDO ELA APONTAVA NA ESQUINA NICE JÁ DIZIA;
-LÁ VEM O ALUMÍNIO!
-NICE,PARA COM ISSO! VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE EU FICASSE DESFAZENDO DE UM NAMORADO SEU,GOSTARIA? - PERGUNTAVA DYANNE,MAIS NICE SÓ LEVAVA EM GRAÇA,E ISSO ESTAVA DEIXANDO DYANNE MUITO IRRITADA,PORQUE ELA ESTAVA GOSTANDO UM POUQUINHO DELE,MAIS NÃO QUERIA QUE ELE FICASSE PASSANDO POR TUDO AQUILÇO POR ELA.
ENTÃO ELA TIROU UM TEMPO PRA TOMAR UMA DECISÃO MELHOR PARA OS DOIS,NÃO SABIA SE SERIA MELHOR SER SINCERA E DIZER O QUE A IRMÃ E A AMIGA FAZIAM TIRANDO SARRO DELE POR ELE SER NEGRO OU SE SIMPLESMENTE TERMINARIA,PORÉM ELA SABIA QUE SERIA MUITA CRUELDADE PORQUE ELE GOSTAVA DELA E ELA TAMBÉM IRIA SOFRER,NÃO TANTO QUANTO ELE,MAIS SOFRERIA.
ENTÃO NO PRÓXIMO ENCONTRO DYANNE FALOU;
-FLÁVIO,EU GOSTO DE VOCÊ,MAIS ACHO QUE NÓS NÃO DARÍAMOS CERTO.
-PORQUÊ?
-PRIMEIRO PORQUÊ VOCÊ MORA LONGE,AGENTE SÓ SE VER UMA VEZ POR SEMANA,ASSIM NEM DÁ PRA NOS CONHECERMOS BEM,VOCÊ NÃO SABE DO QUE EU GOSTO,ONDE VOU,O QUE FAÇO E VICE-VERSA.
-E...
-EU QUERO DIZER QUE PRECISAMOS NOS VER MAIS PORQUÊ SE NÃO,NUNCA VAI DAR CERTO.
-NÃO SERÁ PORQUÊ VOCÊ TEM VERGONHA DA MINHA COR?
-JAMAIS!
-EU JÁ PERCEBÍ QUE SUAS AMIGAS SE JUNTAM,FICAM ME OLHANDO AOS COCHICHOS E DANDO RISOS SEM GRAÇA. E EU SEI QUE É DE MIM QUE ESTÃO FALANDO!
-NA MINHA FAMÍLIA TAMBÉM TEM NEGROS E EU NÃO VIVO TIRANDO SARRO DELES.
-MAIS EU SEI QUE ISSO TEM HAVER POR VOCÊ ESTÁ TERMINANDO COMIGO.
-PODE SER SIM. MAIS NÃO É COM VERGONHA DE VOCÊ NÃO,É VERGONHA DELAS QUE SE COMPORTAM COMO IDIOTAS,NEM PARECEM SEREM MAIS VELHAS QUE EU. SINSERAMENTE,VOCÊ É UMA PESSOA MARAVILHOSA E EU NÃO QUERO QUE PASSE POR ESSE CONTRANGIMENTO.
-MAIS ESTÁ COM VOCÊ NÃO É CONTRANGIMENTO NENHUM!
-DESCULPAS. NÃO QUERO QUE VOCÊ FIQUE NO MEIO DE PESSOAS QUE TE RIDICULARIZAM. VAMOS FAZER O SEGUINTE,VAMOS DÁ UM TEMPO ATÉ ELAS SE ACOSTUMAREM,EU VOLTO A CONVERSAR COM ELAS,ENTÃO NÓS VOLTAMOS A CONVERSAR,TUDO BEM?
-TUDO BEM.
-NÃO SERÁ UM ADEUS DEFINITIVO.
ENTÃO DYANNE ENTREGOU O RELÓGIO,TROCARAM UM ABRAÇO E UM BEIJO AS ESCONDIDAS E ELE FOI EMBORA.
DYANNE FICOU ESPERANDO SUA VOLTA,PORÉM,ELE NUNCA MAIS VOLTOU.
ENTÃO SEU PAI COMEÇOU TRABALHAR NUMA FIRMA QUE VINHA PEGAR OS PEÕES NA CASA DELE E TODO FIM DE SEMANA OS PEÕES IAM PRO BAR DE SEU APARÍCIO BEBER E DANÇAR,TUDO COM MUITO RESPEITO,É CLARO!
DYANNE GOSTAVA MUITO DE DANÇAR E TINHA UM RAPAZ DE UM POVOADO PRÓXIMO QUE NÃO TINHA QUEM DANÇASSE COMO ELE,ELE ERA DISPUTADO PELAS MENINAS DA FESTA.
ENTÃO NUMA DESSAS MANHÃS QUANDO O CARRO VINHA BUSCAR OS PEÕES,APARECEU UM RAPAZ ALTO,BRANCO,CABELOS DESPENTEADOS, OLHOS VERMELHOS,MAIS PARECIA UM VELHO,E FOI LOGO DIZENDO;
-ME DÁ UMA DOSE DE CACHAÇA,DUPLA!
DYANNE ESPANTADA,FOIA TÉ O BAR E PÔS A DOSE.
QUANDO O CARRO JÁ ÍA VIRANDO A ESQUINA DYANNE FALOU A D. SILVIA;
-MAMÃE,QUEM É AQUELE HOMEM QUE EU NUNCA VÍ? PARECE QUE AINDA ESTÁ BÊBADO,PARECE JÁ TER UNS QUARENTA ANOS.
-DEPOIS EU VEJO O RESULTADO DESSES QUARENTA ANOS! DISSE D. SILVIA E PARECEU ATÉ PRAGA.
E DAÍ PRA CÁ ESSE RAPAZ CHAMADO CLÁUDIO PASSOU A FREQUÊNTAR SEMPRE A CASA DO SEU APARÍCIO,PORÉM ELE ERA DIFERENTE. OS OUTROS FAZIAM DE TUDO PRA CHAMAR A ATENÇÃO DE DYANNE,JÁ ELE NÃO,CHEGAVA COM UNS DISCOS SERTANEJOS EM BAIXO DO BRAÇO,PEDIA UMA CERVEJA E COMEÇAVA A CANTAR,E CANTAVA BEM AFINADINHO,SEM DAR BOLA PRA NINGUÉM,MULHER NENHUMA,NENHUMA MESMO!
ISSO CHAMAVA MUITO A ATENÇÃO DE DYANNE,PORQUÊ ENQUANTO QUE OS OUTROS BABAVAM POR ELA,ELE NÃO ESTAVA NEM AÍ.
ENTÃO DEVIDO ELE SER FECHADÃO NICE MANDAVA DYANNE PERGUTAR SE ELE VINHA A NOITE,A PRINCÍPIO ELE NÃO QUERIA ÍR,MÁS ACABAVA SENDO CONVENCIDA E PERGUNTAVA;
-CLÁUDIO,VOCÊ VEM AQUÍ HOJE A NOITE?
-NÃO SEI. PORQUÊ?
-POR NADA. É QUE NOS FINS DE SEMANA SEMPRE TEM UMA FESTINHA PRA GENTE AQUÍ.
-VOCÊ QUER QUE EU VENHA?
-SIM. - DIZIA ELA PARA NÃO SER MAL EDUCADA.
-ENTÃO EU VENHO.
E ELE VINHA MESMO. SÓ QUE ERA NICE QUEM ESTAVA INTERESSADA NELE E ELE PENSAVA QUE ERA DYANNE.
NUM DETERMINADO DIA UM AMIGO DA FAMÍLIA QUE GOSTAVA MUITO DE FREQUÊNTAR A CASA E TOCAR VIOLÃO E DYANNE GOSTAVA DE CANTAR E ESTAVAM CANTANDO. CLÁUDIO ESTAVA PRESENTE E COMEÇOU DEBOCHAR;
-UH! VAI APRENDER A CANTAR! - AÍ ELE SE ENTREGOU PELA PRIMEIRA VEZ QUE ESTAVA COM CIÚMES DE DYANNE,E QUANDO ELA NÃO DAVA ATENÇÃO PRA ELE ,ELE BEBIA MUITO COM CIÚMES E DESPEITO. PORÉM ELE NUNCA TEVE CORAGEM DE SE DECLARAR.
PASSARAM A VÍR DO TRABALHO TODOS OS DIAS E TODA NOITE CLÁUDIO ÍA PRA CASA DE DYANNE,MÁS SEM NENHUM COMPROMISSO, PORÉM TODOS JÁ SABIAM QUE ELE GOSTAVA DELA,E ELA MESMO SEM ADMITIR JÁ SENTIA ALGO POR ELE,TODA NOITE ELA SENTAVA EM UM BANCO NO PÉ DO MURO,PUNHA UMA MESA E ÍA ESTUDAR JÁ PARA ESPERAR POR ELE E QUANDO ELE DEMORAVA QUE ELA ACHAVA QUE ELE NÃO VINHA ELA FICAVA NUMA ANSIEDADE SÓ.
CONVERSAVAM SOBRE MUITAS COISAS,ELE ERA MUITO INTELIGENTE,PERSONALIDADE FORTE,DAVA MUITOS CONSELHOS PRA ELA,O ÚNICO MAL DELE ERA A BEBIDA. UMA VEZ ELE FALOU EM CASAMENTO E ELA DISSE;
-DEUS ME LIVRE! NÃO QUERO ME CASAR NUNCA!
-PORQUÊ NÃO?
-EU SEI O SOFRIMENTO QUE MINHA MÃE PASSA COM MEU PAI E O QUANTO NÓS TAMBÉM SOFREMOS.
-MAIS NEM TODOS OS HOMENS NÃO SÃO IGUAIS.
-PREFIRO NÃO ARRISCAR.
-VOCÊ VAI MUDAR DE IDÉIA,PODE TER CERTEZA,EU VOU FAZER VOCÊ MUDAR. - E CAIRAM NA RISADA.
PASSARAM ALGUM TEMPO SÓ NA AMIZADE ATÉ QUE UM DIA,NO INÍCIO DO MÊS DE MAIO,EM UM DOMINGO,UM AMIGO DE CLÁUIDIO DEU MUITA FORÇA E O CONVENCEU A SE DECLARAR. ELE FOI ATÉ O BALCÃO ONDE ESTAVA DYANNE ATENDENDO OS FREGUESES E DISSE;
-DYANNE,QUERO FALAR COM VOCÊ.
-POIS FALE. - E ELE DEMOROU PENSATIVO,ENTÃO SEU AMIGO DISSE;
-FALA LOGO RAPAZ.
-É... EU QUERO TE DIZER QUE GOSTO DE VOCÊ E QUERO SABER SE ACEITA NAMORAR COMIGO? - DYANNE FICOU UM POUCO SURPRESA COM A ATITUDE DELE E FICOU PENSATIVA SEM SABER SE ACEITARIA. ENTÃO ELE DISSE;
-E NEM QUERO SABER DE PEDIR TEMPO PRA PENSAR! É SIM OU NÃO! - DISSE ELE DECIDIDO A TUDO OU NADA.
-SIM! - DISSE DYANNE,ACHANDO QUE DEVIDO ELE TER BEBIDO BASTANTE NO DIA SEGUINTE NÃO LEMBRARIA DE NADA.
ENTÃO ELE ABRIU UM LARGO SORRISO E QUASE AOS GRITOS FALOU;
-UH! EU SOU O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO!
COMO SEU APARÍCIO ESTAVA NÃO PUDERAM SEQUER TROCAR UM BEIJO,MÁS CLÁUDIO JÁ ESTAVA SUFICIENTEMENTE FELIZ.
ENTÃO NA SEGUNDA PELA MANHÃ DYANNE SAIU NO HALL DA SUA CASA,DEU BOM DIA A TODOS QUE LÁ ESTAVAM,NO ENTANTO,AGIU COMO SEMPRE COM CLÁUDIO E NÃO COMO SUA NAMORADA E ELE PERCEBEU,PORÉM,NÃO DISSE NADA.
PASSOU-SE A SEMANA E ENFIM CHEGOU O SÁBADO,O BAR ESTAVA CHEIO,CLÁUDIO CHEGOU ENTÃO,ARRUMADO,DAVA PRA VER SUA FELICIDADE EM SEUS OLHOS DE LONGE. NO ENTANTO DYANNE ASSIM QUE SENTAVA JUNTO DELE ALGUÉM A CHAMAVA E ELA ÍA ATENDER DEIXANDO ELE SOZINHO.ELE ESTAVA SÓBRIO,MAIS A MEDIDA QUE ELA O DEIXAVA SOZINHO ELE COMEÇOU SE ABORREÇER E COMEÇOU BEBER. NO DOMINGO A MESMA COISA.
CHEGOU NOVAMENTE O SÁBADO E LÁ ESTAVA CLÁUDIO TODO FELÍZ NOVAMENTE,E AS CHAMADAS E SAÍDAS NÃO PARAVAM,ATÉ QUE CLÁUDIO TOMOU CORAGEM E TOMOU UMA ATITUDE;
-DYANNE,VOCÊ É OU NÃO MINHA NAMORADA?
-SOU SIM. PORQUÊ?
-NÃO PARECE. VOCÊ DÁ MAIS ATEÑÇAO A ESSES MARMANJOS QUE A MIM!
-MAIS É QUE EU PRECISO ATENDER O PESSOAL.
-MAIS AQUÍ NÃO TEM SÓ VOCÊ.
-MAIS É A MIM QUE ELES CHAMAM.
-POIS VOCÊ VAI TER QUE DECIDIR! OU ME DÁ ATENÇÃO OU ENTÃO DEIXA DE SER MINHA NAMORADA.NÃO QUERO TER UMA NAMORADA PRA FICAR DE MESA EM MESA.
-VOCÊ SABE PAPAI COMO É! ME ENTENDA!E NINGUÉM AINDA SABE QUE ESTAMOS NAMORANDO,E POR ENQUANTO PREFIRO QUE CONTINUE ASSIM SE NÃO PAPAI VAI PEGAR NO NOSSO PÉ E VAI SER PIOR,AÍ É QUE ELE VAI FAZER DE TUDO PRA NÃO ME DEIXAR SENTADA MESMO.
-MESMO ASSIM! EU ACEITO QUE ATENDA,MÁS,QUANDO NÃO TIVER OUTRA PESSOA E NEM COM TANTA FREQUÊNCIA.
-E SE CHAMAREM A MIM?
-SE FOR IMPORTANTE TUDO BEM,MAIS ESSE NEGÓCIO DE TODA VEZ QUE CHAMAR TER QUE ÍR,ACABOU!
-E O QUE DIREI?
-DIZ QUE ESTÁ OCUPADA,INVENTA UMA DESCULPA.
E FOI AÍ QUE DYANNE PERCEBEU QUE JÁ GOSTAVA MUITO DE CLÁUDIO E QUE NÃO QUERIA PERDE-LO POR ISSO ACEITOU SUAS CONDIÇÕES.
E O TEMPO FOI PASSANDO,CLÁUDIO JÁ NÃO BEBIA TANTO,APENAS SOCIALMENTE,SUA FAMÍLIA JÁ TINHA PERCEBIDO QUE ELES NAMORAVAM ESCONDIDOS,ENTÃO DECIDIRAM ABRIR O JOGO E LÁ FOI CLÁUDIO PEDIR ELA EM NAMORO OFICIALMENTE.
-SEU APARÍCIO,D. SILVIA EU VIM PEDIR A AUTORIZAÇÃO DE VOCÊS PRA NAMORAR DYANNE.
-EU NÃO ESCOLHO NAMORADO PRA FILHA MINHA NENHUMA,PODE SER UM CACHORRO QUE PASSAR NA ESTRADA E ELAS DISSEREM "PAPAI É COM ESSE CACHORRO QUE EU QUERO CASAR", EU DIGO;POIS CASE MINHA FILHA. O QUE VOCÊ DIZ DYANNE? - PERGUNTOU SEU APARÍCIO.
-SIM.
-SÓ LHE DIGO UMA COISA SEU CLÁUDIO,NÃO TENHO FILHA PRA ANDAR SE AGARRANDO,AOS BEIJOS E ABRAÇOS,SE QUEREM FAZER ISSO CASEM-SE PRIMEIRO. E SAÍR SOZINHOS PRA FESTAS OU SEJA LÁ PRA ONDE FOR NEM PENSAR. - AVISOU SEU APARÍCIO.
-POR MIM TUDO BEM TAMBÉM,QUEM SABE É ELA. - DISSE D. SILVIA.
ENTÃO COMEÇOU REALMENTE SEU APARÍCIO A PEGAR NO PÉ DE DYANNE.NÃO PODIA VÊ-LA SENTADA QUE A MANDAVA FAZER ALGUMA COISA,CLÁUDIO FICAVA MUITO IRRITADO,MAIS NÃO PODIA FAZER NADA.PIOR AINDA ERA QUANDO SEU APARÍCIO MANDAVA ELA ÍR PRO BALCÃO,E LÁ ESTAVAM ALGUNS QUE BABAVAM POR ELA,TINHA VAN SEU EX-NAMORADO QUE NÃO ESCONDIA DE NINGUÉM QUE AINDA GOSTAVA DELA E AINDA TINHA BINHO,UM RAPAZ QUE NÃO PASSAVA UM FIM DE SEMANA SEM ÍR LÁ E QUE SEMPRE FOI AMIGO DE DYANNE,AMIGO DE CONFIDÊNCIA,DE SAIR E SEU APARÍCIO E D. SILVIA CONFIAREM,QUE HAVIA SE DECLARADO PRA ELA FAZIA POUCOS DIAS E CLÁUDIO OUVIU TUDO O QUE ELE DISSE;
-DYANNE,EU AMO VOCÊ A MUITO TEMPO,SÓ QUE EU TINHA MEDO DE VOCÊ NÃO ME ACEITAR. - DIZIA BINHO.
-MÁS BINHO,AGORA ESTOU NAMORANDO O CLÁUDIO E NÃO VOU TERMINAR COM ELE PORQUÊ AGORA EU GOSTO DELE.
-TERMINE COM ELE E FIQUE COMIGO QUE EU LHE PROMETO QUE CASO COM VOCÊ QUANDO VOCÊ QUIZER.
NESSE MOMENTO CLÁUDIO ENTROU E DISSE;
-Ô CARA VOCÊ NÃO TÁ VENDO QUE ELA NÃO QUER NADA COM VOCÊ E QUE É MINHA NAMORADA? SE SAI CARA!
E IAM SE PEGANDO,MÁS OS SEGURARAM E OS ÂNIMOS SE ACALMARA. E SEU APARÍCIO DIZIA;
-VAI PRO BALCÃO QUE AINDA NÃO CASOU NÃO! SÓ DEIXO DE MANDAR NUMA FILHA MUNHA QUANDO ELA CASAR QUE SAÍR DE DENTRO DE CASA!
E FOI ASSIM ATÉ QUE SEU APARÍCIO APRONTOU NOVAMENTE E DYANNE DISSE PRA SUA MÃE;
-MAMÃE,PELO AMOR DE DEUS,VÁ EMBORA,ESSE HOMEM VAI ACABAR LHE MATANDO.
-NÃO POSSO MINHA FILHA! E VOCÊS?QUANDO ELE DER POR MINHA FALTA ELE VAI DESCONTAR EM VOCÊS,E QUANDO PAPAI,MAMÃE E MEUS IRMÃOS SENTIREM MINHA FALTA VÃO QUERER QUE ELE DÊ CONTA DE MIM AÍ PODE HAVER UMA DESGRAÇA MINHA FILHA.
-MAMÃE,EU JÁ NÃO AGUENTO VER A SENHORA SOFRER, TAMBÉM NÃO AGUENTO SOFRER MAIS,SE A SENHORA NÃO FOR EMBORA EU VOU! - AMEAÇOU DYANNE.
E NO OUTRO DIA DE MANHÃZINHA ELA COLOCOU UMAS DUAS ROUPAS EM UMA SACOLA DE PAPEL,PEGOU UM POUCO DE DINHEIRO QUE TINHA E SAIU SEM RUMO,QUANDO ESTAVA COM UNS 200M DE DISTÂNCIA DE SUA CASA ELA OUVIU GRITAREM SEU NOME,QUANDO ELA VIROU ERA NALDO,O IRMÃO DE CLÁUDIO,ELE FEZ SINAL PRA ELA ESPERAR,QUANDO ELE SE APAROXIMOU LHE PERGUNTOU;
-VAI PRA ONDE?
-VOU ALÍ.
-PARECE QUE ESTÁ SAINDO ESCONDIDA!
-NÃO,SÓ NÃO QUERO VER NINGUÉM.
-POR FAVOR DYANNE,ME DÍZ PRA ONDE VAI!
-ESCUTA,COMO É QUE VOCÊ ME VIU SAÍR?
-ESQUECEU QUE TRABALHO NAQUELE COLÉGIO ALÍ PERTINHO DE SUA CASA? - DISSE ELE RINDO COM IRONIA DA PERGUNTA DELA.
-REALMENTE,DESCULPA PELA PERGUNTA BOBA! É QUE ESTOU UM POUCO ATORDODADA.
-UM POUCO? ESTA MUITO! VOCÊ SEMPRE CONVERSA COMIGO,FALA PRA MIM O QUE ESTÁ ACONTECENDO,PORQUÊ PELO QUE ESTOU VENDO PARECE QUE VAI EMBORA.
ELA PERMANECEU CALADA E ELE PROSEGUIU FALANDO;
-SE VOCÊ NÃO ME DISSER PRA ONDE VAI EU IREI ONDE QUER QUE VÁ! A ESCOLHA É SUA.
COMO ELA NÃO VIA SAÍDA FORAM ATÉ A CASA DE D. JOSEFA,NALDO FICOU A SUA ESPERA LÁ FORA, ELA EXPLICOU O QUE TINHA INTENÇÃO DE FAZER, D.JOSEFA NÃO CONCORDAVA,PORÉM NÃO PODIA FAZER NADA.ENTÃO ELA FOI TER COM NALDO LÁ FORA.
-AGORA A SENHORITA PODE ME EXPLICAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
-NADA! É SÓ QUE ESTOU CANSADA!
-DO QUÊ?
-AH! VOCÊ SABE,NÃO QUERO NEM LEMBRAR DISSO.
-ENTÃO VOCÊ DECIDIU ÍR EMBORA? VAI DEIXAR SUA MÃE?
-EU NÃO AGUENTO MAIS ESSA VIDA,VÊ-LA SOFRER...
-E VOCÊ INDO EMBORA NÃO VAI FAZÊ- SOFRER?
-MAIS EU NÃO QUERO VER MINHA MÃE MORRER!
-VOCÊ INDO EMBORA JÁ VAI ESTÁ MATANDO ELA UM POUCO. PENSE BEM!
-PELO AMOR DE DEUS VOCÊ ESTÁ ME CONFUNDINDO. NÃO FALE MAIS NADA.
-NÃO VÁ!
-NÃO ME PEÇA ISSO!
-PELA SUA MÃE, NÃO VÁ! - ELA NÃO RESPONDIA NADA.
-QUANDO VOCÊ VAI?
-AMANHÃ DE MADRUGACA.
-PRA ONDE PRETENDE ÍR?
-ARACAJÚ.
-E VAI FICAR ONDE LÁ? NA CASA DE QUEM.
-NÃO SEI,DE NINGUÉM,SÓ DEUS SABE.
-ISSO É LOUCURA,NÃO FAZ ISSO!
-OLHA ESTOU COM MUITA DOR DE CABECA,COM MUITO MEDO,SONO,VOU TENTAR PENSAR E DESCANSAR UM POUCO,SE NÃO NOS VER-MOS MAIS,SE CUIDA E CUIDA DO CLÁUDIO E TE MANDO NOTÍCIAS TÁ BEM? - E FOI EM SUA DIREÇÃO PARA LHE DAR UM ABRAÇO DE DESPEDIDA E ELE SE AFASTOU E DISSE;
-EI,QUEM DISSE QUE VAI SE LIVRAR DE MIM ASSIM? EU VENHO AQUÍ MAIS TARDE PRA VER VOCÊ.OUTRA,NÃO SAIA DAQUÍ HEIM!
-TCHAU!
-TCHAU,SE CUIDA. - E DEU UM ABRAÇO E UM BEIJO EM SUA FACE E FOI EMBORA COM UM SEMBLANTE DE PREOCUPAÇÃO.
ELA ENTÃO ENTROU E CONVERSOU UM POUCO COM D. JOSEFA E SEU MARIDO EDNALDO;
-MINHA FILHA VOCÊ TEM CERTEZA QUE QUER FAZER ISSO?
- PERRGUNTOU D. JOSEFA.
-EU NÃO QUERO FAZER,MAIS JÁ NÃO SUPORTO MAIS TANTO SOFRIMENTO E CORRERIA E CHORORÔ,NÃO VIVER EM PAZ,NÃO TER UMA FAMÍLIA NORMAL. - DISSE ELA AOS PRANTOS.
-É MAIS UM MOTIVO PRA VOCÊ ENTENDER QUE SUA MÃE PRECISA DE TODAS VOCÊS,PRECISA DO SEU APOIO. - DISSE EDNALDO.
-SE VOCÊ FOR ELA VAI SOFRER MAIS AINDA.E VOCÊ VAI PRA ONDE?
-PRA ARACAJU.
-PRA CASA DE QUEM?
-NÃO SEI,ESTOU INDO SEM RUMO.- RESPONDEU PRA D. JOSEFA.
-EU NÃO ESTOU DE ACORDO,MÁS NÃO POSSO FAZER NADA PRA TE IMPEDIR,SÓ TE DIGO QUE ESFRIE A CABECA,PENSE NOS RISCOS QUE VAI CORRER,NO SOFRIMENTO DA SUA MÃE E DE TODA SUA FAMÍLIA. AGORA VÁ PARA O QUARTO DESCANSAR,ESFRIAR A CABECA E PENSAR BEM,MAIS TARDE CONVERSAMOS.
DYANNE ENTÃO FOI PARA O QUARTO,MÁS NÃO CONSEGUIU DESCANSAR UM SEGUNDO SEQUER,PENSAVA MUITO NA MÃE,NO QUE NALDO HAVIA DITO E D. JOSEFA,JÁ NEM SABIA O QUE FAZER,ELA APENAS COM 14 ANOS PELO MUNDO SOZINHA,A MÃE JÁ SOFRIA COM O MARIDO, AGORA TER QUE SOFRER COM A AUSENCIA DA FILHA,D. SILVIA NÃO ÍA EMBORA PARA NÃO ABANDONAR AS FILHAS E DYANNE ABANDONA-LAS SERIA MUITA COVARDIA EM TODOS OS SENTIDOS.
ELA PENSAVA,PENSAVA,CHORAVA,CHARAVA,MÁS NÃO QUERIA VOLTAR ATRÁZ. D. JOSEFA CHEGOU A PORTA DO QUARTO E DISSE;
-DYANNE MINHA FILHA VENHA COMER ALGUMA COISA,VOCÊ NÃO COMEU NADA AINDA HOJE.
-Ô D. JOSEFA,ESTOU SEM UM PINGO DE FOME.
-ENTÃO TOME NEM QUE SEJA UM COPO DE SUCO OU DE VITAMINA,QUALQUER COISA,MAIS NÃO PODE FICAR SEM NADA PORQUÊ SACO VAZIO NÃO FICA DE PÉ.
-ESTÁ BEM,JÁ ESTOU INDO.
-JÁ ERAM UMAS QUATRO HORAS DA TARDE E DYANNE TINHA PERDIDO A NOÇÃO DO TEMPO,FOI QUANDO NALDO CHEGOU.
-DYANNE AQUELE RAPAZ ESTÁ AÍ LHE CHAMANDO. - COMUNICOU D. JOSEFA. QUANDO DYANNE FOI LEVANTANDO D. JOSEFA DISSE; - ÃH,ÃH,PRIMEIRO TOMA O SUCO,VAI LOGO. - FALOU ELA COM ÁR AUTORITÁRIO. DYANNE PRONTAMENTE ATENDEU E SAIU.
-EU NÃO DISSE QUE VOLTARIA!
-É... E VOLTOU MESMO - E ELA SORRIU TRISTEMENTE -VOCÊ FOI EM CASA?
-FUI.
-E MAMÃE,COMO ESTÁ?
-EU CHEGUEI LÁ PERGUNTEI POR VOCÊ E ELA DISSE QUE NÃO SABIA,E ESTAVA COM JEITO DE MUITO PREOCUPADA.
-EU ACHO QUE ELA DEVE SABER QUE FUI EMBORA.
-MÁS VOCÊ NÃO VAI EMBORA!
-POR FAVOR NALDO NÃO COMEÇA! E O CLÁUDIO,JÁ SABE?
-SIM.
-O QUE ELE DISSE?
-ELE FICOU MUITO PREOCUPADO,MÁS DISSE QUE NÃO VAI SE ENVOLVER,PORQUÊ SE NÃO PODE SOBRAR PRA ELE.
-CERTO,ELE TEM RAZÃO,PAPAI PODERIA ACHAR QUE FUGÍ COM ELE,AÍ SERIA PIOR.
-OLHA DYANNE,VAI SER PIOR DE QUALQUER JEITO PORQUÊ QUANDO TEU PAI SOUBER QUE VOCÊ FUGIU VAI PÔR A CULPA EM SUA MÃE E SERÁ PIOR AINDA,SERÁ QUE VOCÊ AINDA NÃO PAROU PRA PENSAR NISSO?
-PIOR QUE AINDA NÃO! -MÁS MESMO ASSIM NÃO DESISTIA DA IDÉIA DE ÍR EMBORA.
-DYANNE,EU TE PEÇO POR TUDO QUE É MAIS SAGRADO QUE FIQUE.
-NÃO POSSO.
-ENTÃO,POR MIM,NÃO VÁ! - AQUELE PEDIDO PARECIA UM APELO VINDO DE DENTRO DO CORAÇÃO E DYANNE ESTRANHOU TANTO EMPENHO MESMO SENDO TÃO AMIGOS.
-PORQUÊ POR VOCÊ.
-PORQUÊ ME PREOCUPO E GOSTO DE VOCÊ.
-ME DESCULPE,MÁS NÃO POSSO.
-PODE SIM! EU NÃO QUERO E NEM POSSO DEIXAR QUE VÁ.
-POR FAVOR SÓ ME OUÇA E ME ENTENDA. PENSE EM SUA MÃE PRINCIPALMENTE,NO QUANTO ELA SOFRERÁ MAIS AINDA SEM VOCÊ. DEPOIS NOS FALAMOS SOBRE TUDO QUE QUIZER SABER.
E CONTINUARAM CONVERSANDO POR MUITO TEMPO AINDA,ELE NÃO DESISTIA,USOU DE TODOS OS ARGUMENTOS E MAIS UM POUCO,ATÉ QUE POR FIM SEM AO MENOS QUE ELE ESPERASSE ELA DISSE;
-ESTÁ BEM! EI FICO.
ELE NUM IMPULSO FICOU TÃO FELÍZ QUE A PEGOU NOS BRAÇOS E BEIJOU SEUS LÁBIOS RAPIDAMENTE,E PERCEBENDO O QUE HAVIA FEITO SE AFASTOU.
-ME DESCULPE,FOI UM IMPULSO DE TÃO FELÍZ QUE FIQUEI POR TER DECIDIDO FICAR.
-TUDO BEM. MÁS PORQUE TANTO EMPENHO PARA QUE EU NÃO FOSSE?
-JÁ TE FALEI A RAZÃO E MESMO QUE NÃO TIVESSE DESISTIDO NEM QUE TIVESSE QUE TE AMARRAR VACÊ NÃO IRIA.
-FOI POR CAUSA DO CLÁUDIO?
-NÃO! FALOU ELE BRUSCAMENTE E SE LEVANTOU. - AGORA VÁ PEGAR SUAS COISAS E VAMOS EMBORA.
DIANNE ENTÃO SE DESPEDIU DE D. JOSEFA E EDNALDO E AGRADEÇEU O APOIO E DISSE QUE VOLTARIA A VISITA-LOS,E VOLTOU REALMENTE, E FOI PRA CASA JUNTAMENTE COM NALDO.
CHEGANDO LÁ ESTAVAM SENTADOS NO TERREIRO SEUS AVÓS E CLÁUDIO.SUA AVÓ VEIO LOGO AO SEU ENCONTRO,SEM SABER DE NADA.
-MENINA ONDE VOCÊ ESTAVA ATÉ UMA HORA DESSAS? QUER NOS MATAR DE PREOCUPAÇÃO? - FALOU A AVÓ.
COMO DYANNE NÃO RESPONDEU,E PASSOU DIRETO ELA FOI JUNTO,DYANNE ENTÃO VIU A MÃE COM A EXPRESSÃO PREOCUPADA QUE SE ALIVIOU AO LHE VER,ELA CORREU PARA OS BRAÇOS DA MÃE E FICARAM ASSIM POR UM LONGO TEMPO,DIANNE CHORAVA POR QUÊ AGORA SABIA QUE TINHA FEITO A ESCOLHA CERTA E SUA MÃE POR SABER QUE TINHA A FILHA AO SEU LADO NOVAMENTE.ENTÃO D.SILVIA OLHOU DEMORADAMENTE A FILHA E DISSE ;
-GRAÇAS A DEUS MINHA FILHA.
NALDO ERA UM RAPAZ DE 17 ANOS,MÁS ERA MUITO INTELIGENTE,TRABALHADOR E JÁ TINHA FEIÇÕES DE UM HOMEM ADULTO,ELE E DYANNE SEMPRE SE DERAM MUITO BEM,E CONTAVA TUDO QUE SE PASSAVA COM CLÁUDIO.
CLAÚDIO CHEGOU A CASA DE DYANNE COM A EXPRESSÃO IRRITADA E FOI LOGO DIZENDO;
-DYANNE QUERO FALAR COM VOCÊ.
-FALE. - DISSE ELA SENTANDO NO SOFÁ.
-EU QUERO TERMINAR COM VOCÊ PORQUÊ NÃO DÁ,SEU PAI NÃO DEIXA VOCÊ SAIR COMIGO,E O CARA TER UMA NAMORADA E NÃO PODER SAIR COM ELA ENTÃO PRA MIM NÃO DÁ!
COMO DYANNE FICOU ESTÁTICA SEM TER NEM O QUE DIZER,D. SILVIA DISSE;
-OLHE CLÁUDIO,SE QUIZER TERMINAR,TERMINE,PORQUE SE MINHA FILHA NÃO SE CASAR COM VOCÊ CASA COM OUTRO,SABE O QUE ERA PIOR,ELA ESTÁ AÍ AMASSADA POR UM E POR OUTRO,MAL FALADA,AÍ VOCÊ DIZIA QUE ESTAVA TERMINANDO PORQUE ELA ERA MAL FALADA, ELA TÁ AÍ,SE QUER SAÍR COM ELA ENTÃO SE CASE,AGORA SE VOCÊ ESTÁ INVENTANDO DESCULPAS´PRA TERMINAR É OUTRA COISA.
-NÃO É DESCULPA NÃO QUE EU GOSTO DELA,EU SÓ QUERIA SAÍR COM ELA.
-PRA QUÊ? PRA FAZER O QUE QUIZER E DEPOIS LARGA-LA,E AINDA DÍZ SE EU FÍZ ISSO ASSIM,ASSIM COM É PORQUÊ QUALQUER UM FARIA TAMBÉM.ENTÃO SE É ASSIM É MELHOR TERMINAR MESMO,MÁS FILHA MINHA NENHUMA SAI COM NAMORADO SOZINHA PRA ONDE QUIZER PRA FAZER O QUE BEM ENTENDER NÃO.
-TUDO BEM.- DISSE CLÁUDIO E FOI EMBORA.
DYANNE ESTAVA SIMPLESMENTE EM CHOQUE,NÃO ESTAVA ENTENDENDO NADA DO QUE TINHA ACONTECIDO,NÃO SABIA O QUE DIZER,SE RIA OU CHORAVA.
ENTÃO CHEGOU NALDO E A CHAMOU,ELES FORAM ATÉ A ESCOLA ONDE ELE TRABALHAVA E ELA CONTOU O OCORRIDO. ELE A ABRAÇOU E ELA COMEÇOU A CHORAR. ELA FICOU COM A CABECA EM SEU PEITO POR UM LONGO TEMPO,JÁ NÃO ESTAVA CHORANDO,PARECIA TÃO CANSADA QUE DORMIRIA ALÍ MESMO DE TÃO PROTEGIDA QUE ESTAVA SE SENTINDO COM ELE.
-ESTÁ MELHOR AGORA? - PERGUNTOU ELE E ELA SEM LEVANTAR A CABECA AFIRMOU QUE SIM. ELE ENTÃO LEVANTOU SUA CABECA PELO QUEIXO BEM DEVAGARINHO,OLHOU EM SEUS OLHOS COM TANTA TERNURA QUE DYANNE SENTIU O QUE ELE TINHA A DIZER,PORÉM ELE NÃO DISSE NADA,ACARICIOU SUA FACE E BEIJOU SEUS LÁBIOS. NÃO FOI UM BEIJO EXIGENTE,FOI COMO SE ELE ESTIVESSE DIZENDO "ESTOU AQUÍ DO SEU LADO, ME NOTA!",ELA PARECIA FLUTUAR NAS NÚVENS,PORÉM ACORDOU E VIU A IMAGEM DO CLÁUDIO SE LEVANTOU E FOI EMBORA SEM NADA DIZER,MAIS AINDA PODE OUVI-LO DIZER;
-ME PERDÔE.
ELA NUNCA ESQUECEU AQUELE OLHAR,AQUELE BEIJO.
DYANNE JÁ NÃO SABIA O QUE ESTAVA ACONTECENDO COM ELA,SE SENTIA RAIVA DO CLÁUDIO OU DO NALDO,OU SE ESTAVA DIVIDIDA ENTRE OS DOIS.PASSOU ALGUM TEMPO E DYANNE E NALDO CONTINUAVAM SE VENDO,ELE TOMAVA INICIATIVA DE BEIJA-LA E ELA SEM SABER PORQUÊ NÃO REAGIA,ELA MAL VIA CLÁUDIO E QUANDO SE VIAM ERA COMO AMIGOS,MAL SE FALAVAM,PORÉM CLÁUDIO JÁ DAVA DEMOSTRAÇÃO DE QUE ESTAVA ARREPENDIDO E QUERIA VOLTAR,SÓ QUE DYANNE JÁ NEM SABIA SE QUERIA VOLTAR COM ELE,ELA ESTAVA MUITO REVOLTADA COM O QUE ELE FEZ.
NESSE MEIO TEMPO NALDO JÁ ESTAVA LEVANDO O RELACIONAMENTO DELES A SÉRIO,MÁS,DYANNE NEM TANTO;
-DYANNE,O QUE VAMOS FAZER QUANDO KAL SOLBER DE NÓS?
- PERGUNTOU NALDO.
-DE NÓS O QUÊ?
-NÓS NÃO ESTAMOS NAMORANDO?
-QUE EU SAIBA NÃO!
-E O QUE ESTÁ ACONTECENDO ENTRE NÓS AFINAL?
-SOMOS AMIGOS,APENAS ISSO,SÓ QUE ULTIMAMENTE QUANDO NOS VEMOS VOCÊ INSISTE EM ME BEIJAR,E ATÉ ONDE EU SEI ISSO NÃO QUER DIZER QUE NAMORAMOS,NÃO FORMALIZAMOS NADA.
-MAIS VOCÊ SABE O QUE SINTO POR VOCÊ! EU AMO VOCÊ E QUERO SIM FORMALIZAR NOSSO NAMORO!
-OLHA NALDO,VOCÊ JÁ PENSOU EM COMO SEU IRMÃO VAI REAGIR SÓ EM SONHAR NO QUE ESTÁ ACONTECENDO ENTRE NÓS,IMAGINE SE ELE SOUBER QUE É VERDADE.
-MÁS EU NÃO ESTOU NEM AÍ PRA CLÁUDIO,EU SÓ QUERO SABER QUE QUERO FICAR COM VOCÊ.
-OLHA,EU ACHO MELHOR AGENTE SE AFASTAR UM POUCO.
-PORQUE?
-PORQUE SE CLÁUDIU SOUBER DISSO VOCÊS VÃO BRIGAR E EU NÃO QUERO TER ESSA CULPA.
-OU É POEQUÊ AINDA GOSTA DELE?
-EU NÃO VOU NEGAR QUE GOSTO DELE,EU GOSTO MUITO DE ESTAR COM VOCÊ,MAIS É ELE QUE EU SINTO QUE AINDA AMO. ME PERDOA,MAIS EU TENHO QUE SER SINSERA COM VOCÊ.
-VOCÊ NÃO SABE COMO DÓI OUVIR ISSO. SAIBA A PARTIR DE AGORA QUE SE VOCÊ VOLTAR PRA ELE EU VOU SOFRER DEMAIS.
-ME PERDÔA,MÁS NÃO QUERO MAGOAR SEUS SENTIMENTOS,ENTÃO É MELHOR PARAR-MOS AGORA, EU SEI QUE TAMBÉM VOU SENTIR SUA FALTA,MÁS É MELHOR PARA NÃO SAFRER-MOS MAIS.
-SÓ QUE VOCÊ ESTÁ ESQUECENDO DE UMA COISA,EU JÁ ESTOU SOFRENDO PORQUE EU JÁ TE AMO A MUITO TEMPO.
AQUELAS PALAVRAS DOÍAM NA ALMA DE DYANNE,ELA SE SENTIA CULPADA POR NÃO TE-LO IMPEDIDO DE ALGUMA FORMA ANTES.
APARTIR DESSE DIA DYANNE EVITOU NALDO E CLÁUDIO,PORÉM NALDO ERA MUITO MAIS INSISTENTE E SEMPRE ARRUMAVA VÁRIOS JEITOS DE FALAR COM ELA NEM QUE FOSSE AS ESCONDIDAS.
TINHA D. MARIA,UMA VIZINHA QUE DYANNE CONVIVIA DESDE CRIANCINHA,QUE GOSTAVA MUITO DE NALDO,QUE DE VEZ EM QUANDO ÍA LÁ CHAMAR DYANNE DIZENDO QUE ERA PRA ELA LHE FAZER ALGUM FAVOR,QUANDO CHEGAVA LÁ ERA NALDO. OUTRAS VEZES VINHAM ALGUMAS DAS AMIGAS DA ESCOLA DIZENDO QUE IAM FAZER ALGUM TRABALHO,QUANDO ELA CHEGAVA LÁ ERA ARMAÇÃO DA AMIGA COM NALDO PRA VER DYANNE E A CONVERSA ERA SEMPRE A MESMA.
-OI DY. QUERIA FALAR COM VOCÊ.
-OI NALDO. DIZ AÍ.
-É QUE EU FAÇO DE TUDO PRA TE VER,SINTO MUITA SAUDADE,PASSO QUASE TODA HORA EM FRENTE A SUA CASA E NUNCA TE VEJO,ATÉ PARECE QUE ESTÁ SE ESCONDENDO DE ALGUÉM,NÃO QUER VER A MIM,AO KAL OU A NENHUM DOS DOIS?
-MELHOR EVITAR.
-ELE AINDA NÃO FALOU COM VOCÊ PRA VOLTAREM A NAMORAR?
-NÃO,PORQUÊ?
-ELE SÓ FALA EM TÍ,DÍZ QUE VAI PEDIR PRA REATAR O NAMORO. SÓ ESTOU ESTRANHANDO PORQUÊ ELE AINDA NÃO FALOU CONTIGO.
-É QUE TODAS AS VEZES QUE ELE CHEGA EU CORRO PRO QUARTO PRA NEM VE-LO.
-MAIS VAI CHEGAR UMA HORA QUE VOCÊ NÃO PODERÁ EVITAR E AÍ O QUE VAI FAZER?
VAI ACEITA-LO DE VOLTA? - PERGUNTOU NALDO COM UM SEMBLANTE TRISTE.
-NÃO SEI. - RESPONDEU ELA NÃO QUERENDO DIZER QUE SIM PRA NÃO MAGOÁ-LO.
DYANNE ESTAVA SE SENTINDO CULPADA,COM MEDO,ELA SABIA QUE AMAVA O CLÁUDIO,MAIS AGORA JÁ NÃO ERA INDIFERENTE AOS SENTIMENTOS DE NALDO,E O PIOR DE TUDO É QUE ELA QUERIA SE DIVIDIR EM DUAS PRA NÃO MAGOAR A NENHUM DOS DOIS,NA VERDADE ELA AMAVA CAL,MÁS NÃO QUERIA MAGOAR O NALDO.
ENTÃO PASSARAM-SE TRÊS SEMANAS ATÉ QUE EM UM SÁBADO,DIA DE FESTA,CLÁUDIO TOMOU CORAGEM E FALOU DOM ELA,E PIOR AINDA,NALDO ESTAVA PRESENTE;
-DYANNE,EU QUERIA TE PEDIR DESCULPAS PELO MODO COMO AGÍ COM VOCÊ,POE TER TERMINADO SEM MOTIVO,SEU PAI E SUA MÃE ESTÃO CERTOS EM NÃO DEIXAREM VOCÊS SAIREM COM NAMORADOS NEM FICAR AOS AMASSOS,PORQUÊ AGINDO ASSIM,ELES ESTÃO TENDO CUIDADO PARA QUE NÃO FIQUEM MAL FALADAS.
-AH! NÃO DIGA! - FALOU DYANNE COM IRONIA.
-EU VIM TE PEDÍR QUE ME PERDÔE E ACEITE REATAR NOSSO NAMORO.
NALDO BAIXOU A CABECA COMO QUE NUM PEDIDO PARA QUE ELA NÃO ACEITASSE.
-EU VOU PENSAR.- RESPONDEU ELA SECAMENTE.
-ATÉ QUANDO?
-ATÉ QUANDO EU DECIDIR.VOCÊ NÃO DECIDIU TERMINAR A HORA QUE BEM QUIZ? ENTÃO,TAMBÉM ESPERE EU ME DECIDIR SE QUERO VOLTAR OU NÃO. SERÁ QUE EU POSSO?
DEU PRA VER O ALÍVIO DE NALDO NA RESPOSTA DE DYANNE,ELE OLHOU PRA CIMA COMO SE ESTIVESSE AGRADECENDO A DEUS.
-SE VOCÊ QUER SE VINGAR DE MIM E ME DEIXAR DE MOLHO É MELHOR TERMINAR LOGO DE UMA VEZ.
-DYANNE,SE VOCÊ FOR VOLTAR,VOLTE LOGO E DEIXE DE SE COMPORTAR COMO CRIANÇA,OU ATA OU DESATA DE UMA VEZ. - DISSE GROSSEIRAMENTE D. SILVIA.
-TENHAM CALMA! EU VOU PENSAR.
NALDO SE LEVANTOU E FOI EMBORA,NEM SEQUER SE DESPEDIU DE DYANNE,E ELA FICOU SEM SABER A RAZÃO E FICOU A PENSAR "SERÁ QUE FOI PORQUÊ EU NÃO DISSE NÃO DE UMA VEZ PRA O CLÁUDIO?".
-SIM ESTOU SABENDO QUE VOCÊ E NALDO SE TORNARAM GRANDES AMIGOS DEPOIS QUE TERMINAMOS,É VERDADE? - PERGUNTOU CLÁUDIO.
-O QUE VOCÊ TEM HAVER COM ISSO? NÃO TE DEVO SATISFAÇÃO NENHUMA VOCÊ NÃO É NADA MEU.SE SOMOS AMIGOS OU NÃO ISSO É PROBLEMA NOSSO!
-HUUM!VEJO QUE A COISA É SÉRIA PRA DEFENDE-LO DESSE JEITO?
-NÃO ESTOU DEFENDENDO NINGÉM,ESTOU DEFENDENDO A MIM MESMA,QUE NÃO TE DEVO NENHUMA SATISFAÇÃO.E É SÓ ISSO.
-ESPERO QUE SEJA SÓ ISSO MESMO! - FALOU ELE COM UM TOM AUTORITÁRIO,COMO SE ELA JÁ FOSSE SUA PROPRIEDADE.
-E SE NÃO FOR SÓ ISSO EU JÁ TE DISSE QUE NÃO É DA SUA CONTA,EU NÃO SOU SUA PROPRIEDADE.
DYANNE SENTIU MEDO DO TOM EM QUE CLÁUDIO FALOU E ACHOU QUE ELE PUDESSE FAZER ALGO CONTRA NALDO SEU PRÓPRIO IRMÃO CASO ELA DECIDISSE FICAR COM NALDO,ELA AINDA SENTIA UM POUCO DE MÁGOA POR CLÁUDIO TER TERMINADO DAQUELA FORMA,MÁS AINDA O AMAVA PORÉM TINHA UM SENTIMENTO TÃO BONITO E FORTE POR NALDO,E NÃO QUERIA MAGOA-LO POR NADA NO MUNDO,PORÉM SE ELA NÃO VOLTASSE COM CLÁUDIO COM CERTEZA ELE NÃO TERIA DÚVIDAS QUE ERA SEU PRÓPRIO IRMÃO O SEU RIVAL.
E FOI ASSIM A NOITE INTEIRA,DYANNE,TRABALHOU NO BAR,DEU MUITA ATENÃO A SEUS AMIGOS E CLIENTES,DANÇOU,MÁS NÃO SE DIVERTIU,NÃO TIRAVA ISSO DA CABECA.
-ENTÃO FINDOU A NOITE,OS FREGESES JÁ TINHAM IDO EMBORA,SUAS IRMÃS E NICE JÁ HAVIAM SE DEITADO E D. SILVIA E SEU APARÍCIO JÁ IAM SE DEITAR,POIS ERA SEMPRE DYANNE QUEM FICAVA ACORDADA PRA CUIDAR DA CASA DO BAR E DA ALMOÇO,COISA QUE ELA SEMPRE AMOU,FOI COZINHAR,E O CLÁUDIO ESTAVA LÁ ESPERANDO SUA RESPOSTA.
-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,BENÇÂO MAMÃE.
-PARA SEMPRE SEJA LOUVADO,DEU TE ABENÇÕE E TE DÊ SAÚDE MINHA FILHA. - ESSE RITUAL DA BENÇÃO SE REPETIA TODODS OS DIAS AO DEITAR-SE E AO LEVANTAR-SE,SEMPRE COM UM BEIJO NA FACE DO PAI,DA MÃE DOS FILHOS DESSA FAMÍLIA DESDE MUITAS GERAÇÕES. SEUS PAIS FORAM DORMIR E DEIXARAM DYANNE E CLÁUDIO SOZINHOS,PORÉM NÃO SE IMPORTAVAM PORQUÊ ESTAVAM EM CASA E SEUS AVÓS ESTAVAM ACORDADOS E SABIAM QUE NÃO FARIAM NADA ERRADO,MESMO ASSIM D. SILVIA DISSE;
-SE COMPORTEM HEIM!
-E AÍ JÁ PODE ME DAR A RESPOSTA? - PRGUNTOU CLÁUDI TODO ANSIOSO.
-JÁ?
-SIM,AGORA! É SIM OU NÃO.
-TUDO BEM,EU ACEITO VOLTAR,MAIS SE VOCÊ TERMINAR NOVAMENTE COMIGO SEM MOTIVO NÃO TEM MAIS VOLTA. - DISSE DYANNE PENSANDO QUE ASSIM ELE NÃO MAIS DESCONFIARIA DE NALDO,FICANDO ASSIM DESPREOCUPADA.
-EU TE AMOOOOO! - GRITOU ELE DE ALEGRIA E DEU-LHE UM ABRAÇO APERTADO. - OBRIGADA! EU NÃO VOU MAIS LHE DECEPCIONAR. - E DEU-LHE UM BEIJO E FOI EMBORA.
NA SEGUNDA QUANDO O CLÁUDIO FOI TRABALHAR O NALDO FOI ATÉ DYANNE E FALOU;
-É... VOCÊ VOLTOU MESMO COM ELE NÃO FOI? EU PENSEI QUE GOSTASSE PELO MENOS UM POUQUINHO DE MIM.
-MAIS EU GOSTO MUITO DE VOCÊ,VOCÊ É MUITO ESPECIAL PRA MIM,E FOI JUSTAMENTE POR VOCÊ QUE VOLTEI PRA ELE,ELE ESTÁ DESCONFIADO QUE TIVEMOS ALGO E JÁ PENSOU SE ELE DESCOBRE? ELE VAI BRIGAR COM VOCÊ E VOU ME SENTIR CULPADA,VOCÊ TEM APENAS 17 ANOS,ELE TEM 19,VOCÊ IRIA APANHAR MUITO DELE QUANDO ELE ESTIVESSE COM RAIVA,EU NÃO QUERO ISSO,PELO AMOR DE DEUS ME ENTENDA!
-EU NÃO ME IMPORTO COM NADA,NÃO TENHO MEDO DELE,O QUE IMPORTA PRA MIM É QUE TE AMO.- DISSE ELE COM OS OLHOS LACRIMEJANDO E DEU AS COSTAS E FOI EMBORA,DYANNE SENTIU SEU CORAÇÃO PARTIR-SE EM DOIS,MÁS NÃO PODIA FAZER NADA.
SÓ QUE TINHA UM DETALHE QUE NALDO E DYANNE ESQUECERAM,DUAS SEMANAS ATRÁZ UM RAPAZ CHAMADO BINO,CONHECIDO DA FAMÍLIA VIU ELES SE BEIJANDO,SÓ QUE NÃO DERAM MUITA IMPORTÂNCIA E O PIOR ACONTECEU.
CLÁUDIO CHEGOU COM UMA EXPRESSÃO DE ÓDIO MESMO NOS OLHOS E PERGUNTOU POR DYANNE.
-ESTÁ LÁ DENTRO. - RESPONDEU D. SILVIA.
-DÁ PRA FAZER O FAVOR DE CHAMA-LA PRA MIM?
-DYANNE, O CLÁUDIO ESTÁ CHAMANDO,E NÃO ESTÁ COM A CARA MUITO BOA NÃO. - DISSE SUA MÃE Á PORTA DO QUARTO. DYANNE JÁ SENTIU MEDO PRESENTINDO JÁ DO QUÊ SE TRATAVA E FOI LÁ TER COM ELE.
FORAM LÁ BEM PRA FRENTE DA CASA PRA NINGUÉM OUVIR O ASSUNTO,CHEGANDO LÁ CLÁUDIO FOI DIRETO AO PONTO;
-É VERDADE QUE VOCÊ E NALDO ESTAVAM NAMORANDO?
-PRA QUÊ VOCÊ QUER SABER DISSO? VOCÊ TINHA TERMINADO COMIGO,ESQUECEU?
-COM TANTO HOMEM PRA VOCÊ NAMORAR VOCÊ ESCOLHEU LOGO MEU IRMÃO,PORQUÊ?
-VOCÊ JÁ CONVERSOU COM ELE SOBRE ISSO?
-JÁ,MAIS EU QUERO OUVIR DE VOCÊ,
-E O QUE ELE DISSE?
-QUE NÃO. ME RESPONDA!
-NÃO,NÓS NÃO NAMORAMOS.PRONTO! SATISFEITO?
-MAIS PELO MENOS FICARAM,QUE EU SEI QUE ELE GOSTA DE VOCÊ.
-AH É! E COMO VOCÊ SABE?
-PORQUÊ NÃO SOU CEGO,SEMPRE VÍ COMO ELE TE OLHA E ELE ME CONFIRMOU HOJE ME DIZENDO COM SUA PRÓPRIA BOCA.
-E O QUE VOCÊ QUER SABER MAIS?
-SE VOCÊ PELO MENOS FICOU COM ELE,SE ELE DEU EM CIMA DE VOCÊ.
-ELE PRA MIM É UM AMIGO MUITO,MUITO ESPECIAL E É SÓ,E FORAM SÓ ALGUNS BEIJOS,QUE EU DEI NELE,E ELE NEM QUERIA POR RESPEITO A VOCÊ,ENTÃO,FUI EU QUE DEI EM CIMA DELE E VOCÊ NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO PORQUE NA ÉPOCA NÃO ESTAVAMOS NAMORANDO.
-AH É! ENTÃO,ESTÁ TUDO ACABADO,NÃO CONFIO MAIS EM VOCÊ. COMO PODE FAZER ISSO COMIGO? FICAR COM MEU PRÓPRIO IRMÃO?- E PEGOU TODAS AS FOTOS DELES JUNTOS E RASGOU ALÍ MESMO E VIROU AS COSTA E FOI EMBORA COM LÁGRIMAS NOS OLHOS.
NO OUTRO DIA NA QUINTA FEIRA,NALDO VEIO UMAS HS6:00 DA MANHÃ,DIRETO DO TRABALHO PRA CONVERSAR COM DYANNE E ELA JÁ O ESPERAVA.
-BOM DIA DY.
-BOM DIA NALDO. O QUE ACONTECEU? COMO CLÁUDIO FICOU SABENDO?
-LEMBRA DO DIA QUE BINO NOS VIU?
-SIM.
-ELE FALOU PRO MARIDO DE TIA,TIA FALOU PRA MINHA IRMÃ QUE FALOU PRA CAL.
-E COMO ELE REAGIU CONTIGO?
-SÓ NÃO SAIMOS NO BRAÇO PORQUE NOS SEGERARAM.
-ESTÁ VENDO SÓ! ERA ISSO QUE EU TEMIA.
-VOCÊS TERMINARAM?
-ELE TERMINOU.
-ENTÃO AGORA AGENTE PODE NAMORAR?
-VOCÊ É LOUCO? ONTEM VOCÊS QUASE SE MATAM POR MINHA CAUSA E HOJE JÁ QUER QUE TE ACEITE COMO NAMORADO! TENHA CALMA,NÃO PODE SER ASSIM.
-ENTÃO É COMO? VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?
-EU NUNCA TE ENGANEI.SE TE ACEITAR COMO NAMORADO O CAL TE MATA E NÃO QUERO ESSA CULPA E VOCÊ É MUITO ESPECIAL PRA MIM,MÁS É CAL QUE EU AMO.
-ENTÃO EU ACHO MELHOR EU ME AFASTAR MESMO DE VOCÊ,PORQUÊ ASSIM SÓ EU ESTOU SOFRENDO.
-ENTENDA,QUE EU NÃO QUERO SER MOTIVO DE DESUNIÃO ENTRE VOCÊS E FOI COM ELE QUE COMECEI NAMORAR PRIMEIRO. AGORA SE VOCÊ TIVESSE ME DITO QUE GOSTAVA DE MIM ANTES DELE TALVEZ HOJE NÓS ESTARIAMOS JUNTOS. EU NÃO QUERO QUE BRIGUEM POR MINHA CAUSA.
-TUDO BEM. TEM UMA PRIMA MINHA QUE QUER NAMORAR COMIGO E VOU NAMORAR COM ELA SÓ PRA TENTAR TE ESQUECER,DEPOIS VOCÊ NÃO SE ARREPENDA E SEJA TARDE DEMAIS,PORQUÊ EU SEI QUE VOCÊ ME AMA,SÓ ESTÁ COM MEDO DE ASSUMIR E CAUSAR PROBLEMAS ENTRE CAL E EU.
-TENTE. VAI SER MELHOR ASSIM.
SÓ QUE CLÁUDIO NÃO CONSEGUIA PARAR DE PENSAR EM DYANNE, SUA FAMÍLIA ERA CONTRA ELE REATAR SEU NAMORO COM ELA,MÁS,MESMO ASSIM UMA SEMANA DEPOIS DELE TER CONVERSADO COM CALMA COM NALDO E SABER QUE NÃO TINHA HAVIDO NAMORO ALGUM ELE VOLTOU A PROCURAR DYANNE.
CHEGOU AO BAR,DYANNE ESTAVA ATENDENDO OS FREGUESES,QUE SEMPRE QUE ELES TERMINAVAM O BAR FICAVA LOTADO,ELE SE APROXIMOU E FALOU;
-POSSO FALAR COM VOCÊ?
-PODE.SE DER PRA ESPERAR UM POUCO.
-TUDO BEM,EU ESPERO.
E PASSOU A NOITE QUASE TODA ATÉ QUE O MOVIMENTO DO BAR SE ACALMOU E FORAM CONVERSAR.
-QUERO SABER SE VOCÊ ACEITA VOLTAR A NAMORAR COMIGO?
-MÁS VOCÊ DISSE QUE NÃO CONFIARIA MAIS EM MIM,COMO POSSO ACEITAR NAMORAR UMA PESSOA QUE NÃO CONFIA AM MIM?
-EU DISSE AQUILO PORQUÊ ESTAVA COM CIÚMES E DE CABECA QUENTE,VOCÊ TAMBÉM TEM QUE ME ENTENDER.
-É MELHOR AGENTE PARAR DE UMA VEZ,VOCÊ BRIGA POR TUDO,NUNCA SABE CONVERSAR NUMA BOA,JÁ NÃO AGUENTO MAIS ESSE VAI E VOLTA.
-DESSA VEZ É PRA VALER,EU PROMETO. - DISSE CLÁUDIO QUASE IMPLORANDO.
-TUDO BEM,MÁS,ESSA É A ULTIMA VEZ,SE VOCÊ TERMINAR DENOVO NÃO TERÁ VOLTA. - FALOU DYANNE MUITO SINCERAMENTE, E ELE LHE AGRADECEU DANDO UM BEIJO EM SUA FACE SEM QUE SEU APARÍCIO PUDESSE VER.
DYANNE FOI ATÉ O BALCÃO ATENDER UM FREGUÊS QUE A TINHA CHAMADO E SEM QUE ELA PERCEBESSE BINHO SE APROVEITANDO DE ESTÁ LÁ TODA SEMANA E SER PRATICAMENTE DA CASA A ACOMPANHOU,QUANDO ELA ESTAVA PEGANDO A BEBIDA PRA O CLIENTE ELE SEM VER QUE CLÁUDIO OS TINHA ACOMPANHADO FALOU;
-SE VOCÊ PENSA QUE VAI CASAR COM CLÁUDIO,ESTÁ MUITO ENGANADA,QUALQUER DIA DESSES EU PEGO O CARRO DO MEU PATRÃO PONHO UM REVOLVER EM SUA CABECA E TE LEVO PRA LONGE DAQUÍ E NUNCA MAIS NINGUÉM OUVE FALAR DE VOCÊ,PORQUÊ VOCÊ VAI SER MINHA. - QUANDO CLÁUDIO OUVIU AQUILO PARTIU PRA CIMA DE BINHO,SORTE QUE CINHO ESTAVA LÁ E SEGUROU-O E BINHO CORREU PRA FORA E CLÁUDIO FOI ATRÁZ CHEGANDO LÁ CLÁUDIO FALOU;
-DEIXE MINHA NAMORADA EM PAZ,SE ACONTECER ALGO A ELA VOCÊ VAI SER RESPONSABILIZADO E VAI ME PAGAR - E BINHO COMO ERA BAIXINHO E MAGRO E ESTAVA SOLTO GRITAVA;
-VENHA PRA CIMA,VOCÊ É GRANDE MAIS NÃO É DOIS E EU NÃO TENHO MEDO.
-EU NÃO VOU SUJAR-ME COM VOCÊ NÃO,NÃO VOU ME REBAIXAR. -DIZIA CLÁUDIO.
SEU APARÍCIO SAIU ATORDOADO SEM SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO,COM UM CANIVETE NA MÃO FOI PRA CIMA DE CLÁUDIO,ENTÃO NALDO E SEU OUTRO IRMÃO ARY TOMARAM A FRENTE E SEGURARAM SEU APARÍCIO E FOI UMA CONFUSÃO SÓ,DYANNE CAIU NO CHORO,DESMAIOU,NALDO E ARY LEVARAM CLÁUDIO EMBORA.
-APARÍCIO,O QUE VOCÊ PRETENDIA FAZER? CLÁUDIO NÃO FEZ NADA,ELE SÓ DISCUTIU COM BINHO PORQUE ELE AMEAÇOU COLOCAR UMA ARMA NA CABECA DE DYANNE E CARREGA-LA DAQUÍ E VOCÊ VAI BRIGAR COM CAL QUE ESTAVA DEFENDENDO NOSSA FILHA?
-A VERDADE É QUE EU NÃO QUERO ELE NAMORANDO MINHA FILHA.
-MAIS PORQUÊ?
-PORQUE ELE BEBE.
-E VOCÊ? NÃO BEBE?E AGINDO ASSIM VOCÊ ESTÁ DANDO UM ÓTIMO EXEMPLO A ELE OU A QUALQUER UM QUE VENHA A SER SEU GENRO?
-SÓ SEI QUE EU NÃO QUERO MAIS QUE ELE NAMORE A MINHA FILHA.
NA SEGUNDA VEIO O CLÁUDIO,O PAI,O PADRINHO,OS IRMÃOS DELE PRA FALAR COM SEU APARÍCIO,SÓ QUE ELE TINHA ÍDO TRABALHAR,NÃO ESTAVA EM CASA,ENTÃO FALARAM COM D. SILVIA.
QUANDO SE VIRAM,DYANNE E CLÁUDIO COMEÇARAM CHORAR ABRAÇADOS E OS OUTROS FORAM CONVERSAR.
-D. SILVIA EU VIM ATÉ AQUÍ PRA SABER O QUE ACONTECEU QUE SEU MARIDO PUXOU FACA PRO MEU FILHO? - PERGUNTOU SEU JOSÉ PAI DE CLÁUDIO.
-SEU JOSÉ,MEU MARIDO ESTAVA BÊBADO E NEM LEMBRA DO QUE ACONTECEU,ELE NÃO TEVE RAZÃO NENHUMA,FOI CACHAÇA MESMO.
-EU VIM AQUÍ PARA DIZER QUE SE FOSSE POR MIM ESSE NAMORO ACABAVA AGORA,PORQUÊ PELO JEITO SEU MARIDO NÃO QUER MEU FILHO NAMORANDO SUA FILHA E EU NÃO QUERO QUE O PIOR ACONTEÇA,PORQUÊ SE ALGO ACONTECER A MEU FILHO NÃO SEI DO QUE SEREI CAPAZ. -FALOU NOVAMENTE SEU JOSÉ.
-OLHA ALÍ O JEITO DELES,EU OU O SENHOR OU ATÉ MESMO MEU MARIDO POIDEM IMPEDIR QUE ELES FIQUEM JUNTOS,SE É O QUE ELES QUEREM? - FALOU D. SILVIA E FICARAM OLHANDO OS DOIS ABRAÇADOS A CHORAR - E FOI MELHOR MEU MARIDO NÃO ESTÁ AQUÍ,CASO CONTRÁRIO SERIA ATÉ PIOR.
-POIS SAIBA QUE POR MIM MEU FILHO NÃO VIRIA AQUÍ NUNCA MAIS,E MANDARIA ELE PRA BEM LONGE.
-O SENHOR QUE SABE. SEI QUE EU NÃO POSSO FAZER NADA.
A FAMÍLIA DO CLÁDIO FOI EMBORA,ELE FICOU O DIA INTEIRO COM DYANNE,ELES COMBINARAM DE FICAR NAMORANDO ESCONDIDO E CAL SÓ FOI EMBORA PRÓXIMO AO HORÁRIO DO SEU APARÍCIO CHEGAR.
E FOI ASSIM POR UM BOM TEMPO,UM CLIMA MUITO CHATO ENTRE CAL E SEU APARÍCIO,PORÉM CAL NÃO SE IMPORTAVA E ÍA LÁ TODOS OS DIAS. QUANTO A NALDO,DAVA PRA PERCEBER QUE MESMO NAMORANDO SUA PRIMA ESTAVA SOFRENDO E SEMPRE DAVA UM JEITO DE SE ENCONTRAR COM DYANNE COMO SE FOSSE CASUALMENTE,E NESSES ENCONTROS ELE SEMPRE DAVA UM JEITO DE ROUBAR-LHE UM BEIJO,DYANNE JÁ NEM SABIA O QUE REALMENTE ESTAVA SENTINDO,SE AMAVA MESMO CAL OU SE SÓ ESTAVA COM ELE PRA NÃO CAUSAR PROBLEMAS ENTRE ELE E NALDO,ELA NÃO AGUENTOU TANTA PRESSÃO E COMVERSOU COM SUA MELHOR AMIGA:
-DALVA,EU NÃO SEI O QUE FAZER...
-COM QUE DYANNE?
-EU SINTO QUE AMO CLÁUDIO,MÁS,ESTOU SENTINDO ALGO MUITO FORTE POR NALDO,PRA MIM ERA SÓ AMIZADE E EU QUERO QUE SEJA SÓ ISSO,MÁS,ESTOU PENSANDO MUITO NELE,E SINTO MUITO A FALTA DELE QUANDO ELE NÃO VEM ME VER,ANTES ELE VINHA TODOS OS DIAS,AGORA QUE ELE ESTÁ NAMORANDO NÃO VEM MAIS,PORÉM ELE PASSA AQUÍ NA FRENTE UMAS DEZ VEZES ,MAS,NÃO PARA PRA CONVERSAR COMIGO,SEI LÁ,ACHO QUE ESTOU COM CIÚMES.
-TU PARA COM ISSO! TU TEM QUE SE DECIDIR,ISSO É PERIGOSO E SE ELE ESTÁ TE EVITANDO É PORQUÊ É MELHOR PRA VOCÊS.
-É... MÁS QUANDO EU MENOS ESPERO ELE APARECE VEM ME BEIJAR,EU NÃO RESISTO E ACABO CORRESPONDENDO,ESTOU MUITO CONFUSA E COM MEDO DE CAUSAR UMA CONFUSÃO ENTRE ELE E CAL.
-ENTÃO SE DECIDA LOGO ENTRE UM OU OUTRO,TU NÃO PODE FICAR COM OS DOIS AS ESCONDIDAS.
-MAIS EU NÃO ESTOU COM NALDO,É ELE QUE APARECE DO NADA E VEM LOGO ME BEIJANDO SEM EU ESPERAR,DE SOPETÃO,E QUANDO EU VEJO ESTOU MOLE,CORRESPONDENDO,NÃO É PORQUÊ EU QUERO...
-QUERENDO OU NÃO VAI TER QUE PARAR E ESCOLHER ENTRE UM OU OUTRO O QUANTO ANTES,ANTES QUE CLÁUDIO DESCUBRA.
-TEM RAZÃO,O PROBLEMA É QUE EU NÃO SEI QUEM EU QUERO.
-ENTÃO TRATE DE DESCOBRIR LOGO.