Beatriz partiu...
 
Foi assim: despedida breve.
Breve para aqueles que estavam a seu lado. Longa para ela que sofria. 

Quando descobriu que adoecera, seu tempo era já curto. Provavelmente, soube que nunca mais lecionaria em Lisboa, ou aterrissaria em Funchal. Ou que veria, outra vez,o rosto de seu amor do outro lado do Atlântico. Ou que terminaria aquele projeto de pesquisa. Ou que passearia pelos corredores de vozes e ventos da Antiga Sede de sua UNISINOS.

Lá se foi Beatriz contar histórias de reis e rainhas, guerras e lutas, datas e lugares, viagens e explorações ao pessoal que a cerca, agora, encantado por sua elegancia, segurança e beleza restituída. São, principalmente, antigos alunos, professores, amigos , filhos e filhas de amigas que chegaram bem antes dela e,  pela luz das colinas em flor, recepcionam Beatriz .

E o Céu ganha notícias novas e, também, antigas da Terra.

Hoje é sua Missa de 7º dia. Estou lá em pensamento. 
Sou,e serei, grata a minha amiga para sempre. Através dela, mesmo antes de voltar ao Brasil de meu doutorado, ingressei no Programa de Pós-Graduação em História, na UNISINOS. Foram treze anos muito felizes na convivência diária com essa colega maravilhosa. Foram viagens a Portugal, especialmente, aos Açores, que, sem ela, provavelmente, não teriam acontecido.

Mas, Beatriz partiu. Histórias, lá nas aulas de História, continuarão, no entanto, não terão mais sua voz decidida e segura. E, pelos corredores da Antiga Sede, haverá conversas entre velhos amigos de um tempo de amor à camiseta, de mais sinceridade, de muito mais amor e companheirismo.

Agradeço pelos pensamentos de voces, recantistas, por Beatriz. E,triste, conto que minha amiga Beatriz partiu.

Beijos no coração de todos,
Ilram

 

Imagem: Google

Ilram Rekrem
Enviado por Ilram Rekrem em 22/11/2010
Reeditado em 22/11/2010
Código do texto: T2630964
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.