O amor começa por quase nada e acaba por tudo

O Amor, à primeira vista, começa por quase nada.Um sorriso. Um olhar. Um tom de cabelo.Um certo modo de andar. Uma risada.Uma voz. Só porque estamos encantados.

A Paixão também irrompe de repente,enorme, avassaladora, levando tudo à frente, como se fosse uma onda gigante ou a lava de um vulcão.

Foi o que aconteceu comigo, contigo, com ele, com ela, com tantos o casais desde que o mundo é mundo. No início, é tudo tão perfeito.Encontramos encanto até nos defeitos um do outro. Só porque estamos apaixonados.

Com a convivência diária, surge a rotina, aparecem dificuldades, problemas que precisam ser resolvidos. No dia-a-dia, acordamos sem maquilhagem ou com a barba por fazer,engordamos, deixamos de namorar, de sair, de dar e de receber flores e chocolates,esquecemos as pequenas atenções, aqueles mimos...Só porque estamos vivendo juntos ou casados.Só porque está tudo tão seguro. Pensamos nós.

E as mágoas vão-se acumulando a pouco e pouco, como o calcário na tubagem da máquina de lavar. Passa-se tudo tão lentamente que quase não damos por isso. Estamos programados para aquela sequência de acções, desde as refeições ao trabalho, passando pelo cafézinho sempre no sítio habitual, até ao próprio acto do amor.

A par com essas pequenas mágoas e rotinas, chegam os silêncios. Mas nós não queremos ou temos medo de falar.

As mulheres, mais extrovertidas emocionalmente, queixam-se, mas os homens não as ouvem. Estão acomodados, preocupados com o trabalho, com os resultados da sua equipa de futebol, com as oscilações da bolsa, com o tamanho da saia da nova secretária... e não escutam nada. Não lêem nas entrelinhas. Não compreendem os amuos femininos.

-Porque não me levaste a dançar mais vezes? , pergunta ela.

-Sempre embirraste com os meus amigos da bola., resmunga ele.

Finalmente...

-Já não te posso nem ver!, berra ela.

-Eu saio, diz ele.Vou-me embora desta casa e é já.

E ela deixa-o pegar nas chaves do carro. Deixa-o sair da vida dela.

Passados dias ou semanas, ele quer voltar, reconhece que errou, promete mudar, compensar, recomeçar do zero. Oferece viagens, regalias, jantares e até uns passos de dança...

Mas como? Se muito antes de ele sair,já aquele amor ,que começara por quase nada... acabara por tudo, morrendo aos poucos, numa lenta agonia.

-Não te esqueci, diz ele.

-Foi há tanto tempo que te amei, responde ela.

Clotilde S
Enviado por Clotilde S em 14/04/2008
Reeditado em 14/04/2008
Código do texto: T945767
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.