Imagem baixada do Pinterest
Laços Desfeitos
Um diálogo doloroso entre duas amigas revela como até uma amizade de anos pode se desfazer por um motivo banal
A tarde caía, e o céu nublado parecia refletir a tensão que pairava entre Helena e Mariana. Elas estavam ali, sentadas no banco da praça onde, por anos, compartilharam segredos, sonhos e risos. Mas hoje, o silêncio era desconfortável.
"Não acredito que chegou a isso," disse Helena, olhando fixamente para o chão, evitando os olhos de Mariana. "Por uma coisa tão pequena… nunca pensei que algo assim pudesse destruir o que tínhamos."
Mariana suspirou, mexendo nos anéis que giravam sem parar em seus dedos. "Eu também não queria isso," respondeu, com a voz baixa. "Mas você não entende como me senti. Você simplesmente… me deixou de lado."
"Deixei você de lado? Mariana, era só uma festa! Uma festa em que não pude estar, mas ainda assim… isso vale mais que todos esses anos de amizade?" A voz de Helena carregava uma mistura de dor e incredulidade.
Mariana levantou o olhar, os olhos agora brilhando com lágrimas contidas. "Para você, talvez seja só uma festa. Mas para mim, foi um momento importante. Eu contei com você, Helena. E você não apareceu."
Helena balançou a cabeça, frustrada. "E por que você não me disse isso antes? Guardou essa mágoa por tanto tempo, me ignorou, e agora…? Agora quer acabar com tudo?"
"Eu não quis guardar. Eu achei que você perceberia," respondeu Mariana, a voz quebrando um pouco. "Eu achei que nossa amizade significava o suficiente para que você se importasse, mesmo com algo que pareça 'bobo' para você."
Helena suspirou, olhando ao redor como se procurasse alguma resposta nos rostos dos estranhos que passavam pela praça. "Talvez eu tenha errado em não ter percebido. Mas, Mariana, será que uma amizade como a nossa devia se despedaçar por isso?"
Mariana fechou os olhos, respirando fundo antes de responder. "Talvez, Helena… talvez seja porque essa amizade já estava fragilizada há tempos. Talvez o que restava dela era só o que eu esperava de você, e não o que a gente realmente era."
O silêncio voltou a cair entre elas, denso e triste. Helena finalmente levantou-se, tentando manter a postura, embora seu coração estivesse despedaçado. "Se é isso o que você realmente quer, Mariana, eu… eu vou respeitar. Mas me dói pensar que tudo se resume a isso."
Mariana apenas assentiu, uma lágrima solitária escorrendo pelo rosto. "Não é o que eu queria. Mas talvez seja o que a gente precisa agora." E assim, sem mais uma palavra, as duas se afastaram pela última vez, deixando a praça vazia e uma amizade de anos perdida na memória.