Rompimento com o comodismo, pessimismo, medo. Modelos de coragem: santos são homens como nós e que venceram o pecado à luz de Jesus Cristo, nosso salvador.

REFLEXÃO DIÁRIA: 14 DE NOVEMBRO DE 2016

A paz resultante de uma auto-revelação honesta é uma recompensa imediata e inegável. As pessoas dispostas a compartilhar sua vulnerabilidade não precisam fazer constantemente o esforço exaustivo da repressão. Não precisam colocar máscaras no rosto. Não precisam realizar as contorções da compensação, da projeção, da racionalização. Fazem o que Dag Hammarskiold chamou de “a mais longa jornada”, a jornada para dentro de si mesmo. O que elas vêem e ouvem nessa exploração de seis espaços interiores gravam na fita da comunicação. “Esse sou eu. Isso é tudo quanto sou, nem mais, nem menos. Se você puder vir e comemorar comigo, ótimo. Preciso lhe dizer isto: não sou obrigado a agradar você. O que tenho a fazer é ser eu mesmo, minha verdadeira pessoa.”

Texto de Arrancar máscaras, abandonar papéis

0

Publicado em Reflexão Diária em 14 nov 2016

Nenhum comentário.

15 nov 2016 às 3:19 pm, joão bosco Diz:

Seu comentário está aguardando moderação.

Ofereço aos meus amigos da Imaculada nessa hora esse artigo de opinião como católico em consonância ao texto acima de “Arrancar máscaras, abandonar papéis”, texto disponível em: . Acessado em 15/11/2016:

“Ainda hoje em vários países, por esse mundo a fora, igrejas são destruídas e cristãos são mortos por proclamarem Jesus como Rei e Senhor de suas vidas. É como Jesus disse: “Meu Reino não é desse mundo” (Jo 18,36). Isso é muuuuuito importante. É preciso entender como é o Reino de Jesus… É um reino de amor, perdão, verdade. Onde há amor e bondade, alí acontece o reino de Jesus. O Reino de Jesus, começa no coração de cada um e continua no Céu, a escolha é pessoal: a quem eu quero; “Cristo é o centro da história da humanidade e de cada homem. A Ele podemos referir as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de que está tecida a nossa vida. Quando Jesus está no centro, até os momentos mais sombrios da nossa existência se iluminam.”

Papa Francisco

http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2014/11/24/beato-jose-luis-sanchez-del-rio/

Um Mundo de prazer a filtrar e desafios a conquistar

J B Pereira – 15/11/2016

A gente muda: o corpo e amigos também! Será para melhor? Sim e não: depende de cada ponto de vista. Depende de sua idade, afetividade, desafios, buscas e profissão e visão de mundo e autoestima. A biologia age e a sociedade interage com a gente. O futuro é uma expectativa e sonhos, utopias e esperanças que se alimenta do presente e do passado que vamos conquistando com os outros. Somos uma rede e construímos a história sem ter noção.

Cada geração com perfil diferente e sempre sendo questionada de sua competência e possibilidades de dar conta do mundo. Uma pós-guerra, outra da tecnologia, outra antenada com a ciência, outra com a arte e ficção. A música e a arte as ligam entre si; o desejo de ser feliz vai variando de cada avanço do mundo. São mentalidades contraditórias e inter-relacionadas necessariamente. Viver é instigante, angustiante, uma aventura, uma trepidação, “é preciso saber viver”

Os hormônios agem e reagem junto com o ambiente e as provocações do mundo em que vivemos. Show, descarte, solidariedade, mudanças climáticas, fobias, violências sociais, desemprego, política, o universo nessa velocidade, “eu nesse mundo assim” .

São idiossincrasias concomitantes e contraditórias de territoriedades em expansão e fronteiras abrindo e fechando na globalização local. Temporalidades e espacialidades à frente e legados de épocas que se encadeiam na formatação ou um quebra-cabeça sempre inusitado e desigual. O poder e o desejo esbarrando na busca de um equilíbrio tênue e frágil do agora. Projetos em construção de uma juventude e contextos sociais diferentes com demandas diferentes. Oxitocina que nos atrai e projetam à sociabilidade na nossas condição de engenheiros da vida, à busca de afeto, reconhecimento, emulação, prazer, sexo e profissão. Esbarramos entre o ser e o ter, entre o aqui e lá fora, entre capital e trabalho, entre hoje e amanhã, paz e competição, esperança e realização, etc.

E a dopamina é a psicoquímica de quem vai do prazer à obrigação, da aventura à desventura, a esperança à desilusão, da crise à solução, o desejo de alegria e paz, convivência e sensações de nossa espécie ao medo de se frustrar, ir além de si e dos limites, pode ser bom e saudável e, ao mesmo tempo, perigoso e irreversível, nas drogas, alcoolismo e violência de todo tipo.

Essa alquimia e utopia nos emocionam e angustiam em riscos e perigos, em desafios e prazeres, saberes e altruísmo, serenidade e alienação, consolidação de projetos e vulnerabilidades de “bullying”, trotes, mentiras, hipocrisias, rachas, fugas de si, medos, brigas, até brincadeiras de ficar sem ar, abandono e riscos para si e os outros.

"Temos todo tempo do mundo e não temos tempo a perder".

"Amanheceu o pensamento e ninguém teve coragem de ouvir..." Cazuza.Essass palavras dele nos faz rever nossa história e o poder de transformar e as inquietudes dos jovens. Muitos se reduziram ao vazio de "beber todas", "cair na gandaia", vencer os games e não se dominarem em suas paixões perigosas à cata de reconhecimento a qualquer custo como cruzar sinal vermelho, destruir lares, ficar com homens casados, destruir a felicidades dos outros, fofocas, violentar e violar direitos... como se fosse aventuras. Morrem de overdose, noitadas e bebedeiras, ser "velozes e furiosos" e esquecem que a vida é o maior dos dons do Alto, "vale a pena viver"... "Que pena, morreu, era tão novo ainda" E ficou um retrato na mesa com flores e um vazio no coração dos pais e amigos.

"E a vida dá lá suas voltas..." Tudo muda o tempo todo... "como uma onda do mar..."

E somos todos, às vezes, "malucos beleza" e vivem "uma metamorfose ambulante", entre picos de risos e choros incontidos, alegria esfuziante e melancolia a ser vigiada... E os jovens lindos e mulheres maviosas entre vitrines aos shoppings e baladas; temem anorexia e bulimia, horas de prazer, dores, música e madrugada e a cama vazia, pais preocupados, drink à vista e em vista de quê?

E lutamos, sorrimos e passamos como a noite e o sol vem!

Vamos passo a passo a construir a história: tenhamos coragem de recomeçar e reviver e viver uma paz interior...

_________

"Como Uma Onda

Lulu Santos

Comemore os 13 anos do Letras com muitas playlists

exibições

2.321.031

Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa

Tudo sempre passará

A vida vem em ondas

Como um mar

Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente

Viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo

No mundo

Não adianta fugir

Nem mentir

Pra si mesmo agora

Há tanta vida lá fora

Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Nada do que foi será

De novo do jeito

Que já foi um dia

Tudo passa

Tudo sempre passará

A vida vem em ondas

Como um mar

Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente

Viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo

No mundo

Não adianta fugir

Nem mentir pra si mesmo agora

Há tanta vida lá fora

Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar"

https://www.letras.mus.br/lulu-santos/47132/

____________

Ou somos pontos de edificação ou vírus de destruição. Urge ser formador de seu próprio eu e erguer o outro no contrapelo da história. Ser crítico sem deixar de ser ético, ser compassivo sem ser mesquinho, ser do bem, sem dever sua liberdade a ninguém. É preciso orientar os jovens e acompanhá-los em sua difícil trajetória na sociedade do espetáculo e das novas tecnologias. O testemunho cristão é fundamental em nossas igrejas e famílias. Oração e testemunho por eles, presença e exemplo – humildade e diálogo sincero – sem moralismo, cativá-los e colocar outros referenciais ou modelos de vida para eles sejam homens éticos de nosso tempo como Martin Luther King Jr., Mandela, Edith Stein, Gabriel Marcel, etc. ou os santos como Gianna Beretta Molla, Teresa de Calcutá, José Sanches del Rio, Domingos Sávio, Laura Vicuña, Luiz Gonzaga, João Paulo II, Dom Bosco, Dom Orione, etc.

______________

PESQUISAS PESSOAIS:

Madre Cecília do Coração de Maria (Antônia Martins de Macedo)

Orações de Madre Cecília – Dizia ela: “A oração é para mim como para todos a força e o consolo na vida”.

Essa certeza vivida por ela, expressa a sua união com Deus e a vivência do mistério da cruz, experimentado no dia a dia.

Através das orações que Mamãe Cecília nos deixou como herança, ela nos ensina que todos podem fazer essa experiência da união com Deus, no processo em busca da santidade.

Oração à Santíssima Trindade

Santissíma Trindade, estando presente na minh’a alma pela vossa graça eu vos adoro.

Santissíma Trindade, estando presente na minh’a alma pela vossa graça, fazei que eu vos ame sempre mais.

Santissíma Trindade, estando presente na minh’a alma pela vossa graça, fazei que eu seja santo.

Ó Maria, fazei que eu viva em Deus, com Deus e para Deus. Amém

Oferecimento ao Pai, por Cristo

Pai celeste, pelo coração imaculado de Maria, ofereço-vos o vosso filho diletíssimo e n’Ele, com Ele e por Ele a minha pessoa em todas as intenções d’Ele e por todas as criaturas. Amém.

Constantemente a Serva de Deus, Madre Cecília, rezava essas preces direcionando o pensamento e o coração a Deus. Era o ar que respirava. Ela nos convida a fazer o mesmo.

Senhor, dai-nos força para sofrer, e auxílio para vencer !

http://www.fcmaria.org.br/site/oracoes/

_______________

Lista de santos brasileiros: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_santos_brasileiros

_______________

Oração à Santíssima Trindade

Santíssima Trindade, estando presente na minh’a alma pela vossa graça eu vos adoro.

Santíssima Trindade, estando presente na minh’a alma pela vossa graça, fazei que eu vos ame sempre mais.

Santíssima Trindade, estando presente na minh’a alma pela vossa graça, fazei que eu seja santo.

Ó Maria, fazei que eu viva em Deus, com Deus e para Deus. Amém

Oferecimento ao Pai, por Cristo

Pai celeste, pelo coração imaculado de Maria, ofereço-vos o vosso filho diletíssimo e n’Ele, com Ele e por Ele a minha pessoa em todas as intenções d’Ele e por todas as criaturas. Amém.

Constantemente a Serva de Deus, Madre Cecília, rezava essas preces direcionando o pensamento e o coração a Deus. Era o ar que respirava. Ela nos convida a fazer o mesmo.

Senhor, dai-nos força para sofrer, e auxílio para vencer !

http://www.fcmaria.org.br/site/oracoes/

________________

Você pode assistir o filme Cristiada, que conta a história de José: http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2014/11/24/beato-jose-luis-sanchez-del-rio/

São José Luís Sánchez del Río – mártir de 14 anos – México:

(28 de março de 1913–10 de fevereiro de 1928)

Ele foi um jovem de 14 anos de idade, martirizado e sacrificado por oficiais do governo Mexicano por defender sua fé, durante a perseguição religiosa no México. Foi declarado beato pelo Cardeal Saraiva Martins na cidade de Guadalajara em 20 de novembro de 2005.[1]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Lu%C3%ADs_S%C3%A1nchez_Del_R%C3%ADo

Iniciou-se assim o movimento revolucionário por iniciativa do povo, em defesa de sua fé, que ficou conhecido como “Cristiada” (1926).

http://cleofas.com.br/o-que-foi-a-cristiada/

José era um deles. Disse: “Quem é você se não se levanta e se põe de pé, para defender o que que credita?!”

Data de lançamento: 20 de abril de 2012 (México)

Direção: Dean Wright

Música composta por: James Horner

Roteiro: Michael James Love

Prêmio: Telly Award for TV Programs, Segments, or Promotional Pieces Film/Video – Documentary

http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2014/11/24/beato-jose-luis-sanchez-del-rio/

____________

Morreu exclamando “Viva Cristo Rei”. Sacerdote e beato Miguel Agustin Pro Juarez ( Guadalupe , Zacatecas, México 13 de janeiro de 1891 – Cidade do México , 23 de novembro de 1927 ).

Ele foi um sacerdote católico , membro da Companhia de Jesus , acusado de participar de atos de sabotagem e terrorismo no contexto de conflito igreja-estado que atingiu o México entre 1926 e 1929 (a assim – chamada Guerra dos Cristeros ).

Ele morreu sem qualquer opinião ou apresentação de provas, junto com seu irmão Humberto Pro Juarez, baleado por um pelotão de fuzilamento em um comando da polícia na cidade do México , em seguida, situada no que é hoje o edifício o mouro de Loteria Nacional . Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1988. 1

https://es.wikipedia.org/wiki/Miguel_Agust%C3%ADn_Pro

Sobre o filme: http://www.a12.com/tv-aparecida/institucional/detalhes/filme-padre-pro

______________

SERVO DE DEUS: Pedre surfista e médico: Guido Vidal França Schäffer

“Todas as nossas ações devem visar o amor de Deus”

contato@guidoschaffer.com.br

2015 – 17 de janeiro – Abertura Oficial de seu Processo de Beatificação e Canonização.

20 de janeiro/ 2015 – Transladação dos restos mortais para a Igreja Nossa Senhora da Paz em Ipanema, no Rio de Janeiro.

contato@guidoschaffer.com.br

http://guidoschaffer.com.br/

__________

A caridade como condição da unidade das igrejas cristãs

Segundo Gertrude Von Le Fort, “o amor único, do qual sem dúvida só teremos a revelação dele na eternidade, continua sendo na terra o fim imutável e, ao mesmo tempo, a única esperança infalível para a reconciliação de um mundo dolorosamente dividido.

A imagem da Túnica inconsútil representa um apelo à caridade entre cristãos. Sejamos irmãos reunidos na pessoa de Cristo, que nos faz pertencer ao corpo místico de Jesus que a Igreja espiritual desejada por Deus desde sempre e eternamente. Nesse sentido, a Igreja e “una e santa”, vinda do verbo eterno encarnado em Jesus, do qual a salvação representa nossa finalidade suprema.

Esse é o pensamento de Gertrude em CONVERTIDOS DO SÉCULO XX, 1966, p. 101.

J B Pereira, J B Pereira e F. Lelotte, S.J. 1966 e CONVERTIDOS DO SÉCULO XX. Editora Agir.

Enviado por J B Pereira em 07/07/2014

Código do texto: T4873701

Classificação de conteúdo: seguro

__________

Edith Theresa Hedwing Stein (Breslávia, 12 de outubro de 1891 — Oświęcim, 9 de agosto de 1942) foi uma filósofa e teóloga alemã.

De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça. Segunda mulher a defender uma tese de doutorado em Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia.[1]

Morreu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Em 11 de outubro de 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Edith_Stein

___________________

Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense.

Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.

______________

santa Gianna Beretta Molla: “Em defesa da vida, contra o aborto, ela investiu na família”

http://blog.comshalom.org/carmadelio/15507-aconteceu-comigo-o-milagre-que-a-levou-a-canonizacao-de-santa-gianna-beretta-molla

Quais são as obras de misericórdia?

Há catorze Obras de misericórdia: sete corporais e sete espirituais.

Dar a vida pelos outros. Só assim se vive a vida de Jesus e nos fazemos uma só coisa com Ele.

S. Josemaria, Via Sacra, 14 Obras de misericórdia espirituais:

1)Ensinar os ignorantes

2) Dar bom conselho

3) Corrigir os que erram

4) Perdoar as injúrias

5) Consolar os tristes

6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo

7) Rezar a Deus por vivos e defuntos

Obras de misericórdia corporais:

1) Dar de comer a que tem fome

2) Dar de beber a quem tem sede

3) Dar pousada aos peregrinos

4) Vestir os nus

5) Visitar os enfermos

6) Visitar os presos

7) Enterrar os mortos

_______________

“São Domingos Sávio, o Pequeno Gigante

Domingos Sávio, com 5 anos pediu para ser coroinha e todos os dias, mesmo no rigoroso inverno da Itália, participa da Santa Missa. Isso impressiona tanto o sacerdote, que permite a Domingos fazer a 1º comunhão com apenas 7 anos.

Nessa ocasião, Domingos escreve, com sua letra de criança, as regras que seguiria por toda sua breve vida:

“Vou me confessar e comungar, tantas vezes quanto meu confessor permitir…

Santificarei os dias festivos..

Meus amigos serão Jesus e Maria;

Antes Morrer que pecar.”

“Eu quero ser santo, se não me santificar, serei um fracasso.”

“Ser sempre alegre.. Fazer bem feito todas as coisas…”

Com seus melhores amigos, criou uma espécie de clube secreto dentro do Oratório: “Companhia da Imaculada “.

J B Pereira e https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_santos_brasileiros
Enviado por J B Pereira em 15/11/2016
Código do texto: T5824425
Classificação de conteúdo: seguro