SEPARAÇÃO


Ninguém está preparado para lidar com perdas. Separações são dolorosas para ambos os lados, ainda que o lado preterido sofra mais, já que tem de lidar também com o sentimento de rejeição. 

Quando um decide partir, na maioria das vezes, tudo já foi tentado para salvar o relacionamento. Até que um dia chega o momento de enfrentar a separação, que nos deixa com medo do futuro, que nos faz sentir como se estivéssemos sem chão, sem referência, apavorados por termos de sair da nossa apatia confortavelmente familiar. 

As mudanças, quaisquer que sejam elas, sempre nos assustam, deixam-nos vulneráveis, frágeis, inseguros. É quando se percebe que vivemos eternamente à procura do amor. É esse sentimento de busca que nos impulsiona a lutar por um relacionamento que já parece perdido. A preservação é instintiva no ser humano,  a dor da separação assusta, e só chegamos a esse ponto quando não há nada mais para se tentar. 

Diante do inevitável, vamos nos sentir diminuídos no momento em que estivermos recolhendo nossos pedaços. E a duração desse momento vai parecer-nos uma eternidade. Nossa alma se vestirá de luto, e teremos que aprender a lidar com essa dor. Vai depender da nossa coragem de seguir em frente,  da nossa capacidade de sonhar, de realizar. 

Quando essa dor tiver passado, vamos nos surpreender querendo apaixonar-nos outra vez, sentir todas as emoções fortes que um dia fizeram com que nos sentíssemos vivos. Então, estaremos prontos para traçar novos rumos, novos projetos, novas possibilidades. Prontos para, quem sabe, viver um novo amor...