RAÇA DE HERÓIS - Capítulo 09 - Sou Dono de Mim
Capítulo 09
Sou Dono de Mim
Como é bom quando alguém nos diz frases encorajadoras, animando-nos. Com uma palavra de apoio e incentivo, e tomando iniciativas podemos sair de qualquer situação adversa, superando nossos medos e traumas.
Milhares de pessoas vivem atormentadas, inseguras, deprimidas, e nessas horas precisam de alguém para reanimá-las.
Crianças vivem em locais violentos, com brigas, atritos, linguagem obscena; ou no meio de pais, parentes e amigos usuários de drogas. Ou convivem com pessoas pessimistas diante dos diversos quadros da vida. Qual é o resultado? Tornam-se iguais a esses. Somos o espelho que refletirá o futuro delas.
Temos uma grande responsabilidade social diante do mundo em que vivemos. Às vezes, vemos atores, cantores, jogadores, atletas, empresários, artistas ou pessoas que possuem uma posição de destaque na mídia ou na sociedade envolvidas em casos escandalosos, crimes, pornografia, tráfico de drogas, atos insanos e violentos, e aí ficamos sem entender o porquê. É porque faltaram controle, humildade e sensatez.
Potência não é nada sem o controle.
Poder material é complicação sem a humildade.
Beleza é comprometimento sem a sensatez.
No mundo da fama, do poder e do dinheiro observamos a decadência de várias pessoas. Aqueles que tínhamos como exemplos se entregaram ao vício, se corromperam, nos decepcionaram e perdemos nossas referências.
Mas não é por isso que devemos seguir tais exemplos. Não podemos nos espelhar em atitudes irrefletidas e na queda diante das ilusões desses nossos irmãos, e sim termos como exemplos os atos edificantes que pessoas que estão ou não em evidência fazem, entendendo que, fazer algo de bom para sobressair-se é ato superficial, e que, assim como nós, os famosos podem errar, mas nós não devemos errar porque os famosos erraram.
Cada um é uma individualidade. É único. Precisamos procurar o que é melhor para nós, tendo personalidade, opinião e amor próprio. Não podemos ser influenciáveis ao ponto de deixarmos nosso objetivo de lado para seguirmos o caminho do outro. Não podemos perder nosso foco. Estamos aqui na Terra para desempenharmos nosso ofício e não para imitar quem quer que seja. Preciso saber o que quero pra mim e não querer o que o outro tem ou possui.
Quando perdemos a noção de nós mesmos, perdemos as rédeas de nosso destino e saímos batendo cabeça, perdendo nosso norte e o sentido de nossa existência. Isso é o que acontece com muitos de nós, quando nos deixamos levar para o lado ilusório da vida, por uma personagem frágil de novela (da vida real ou fictícia) ou filme, pelas palavras e reportagens de jornalistas sensacionalistas e pelos exemplos de pessoas desequilibradas e agressivas.
Se eu tiver que me inspirar em alguém que seja em pessoas que lutam contra a violência e não a estimulam; naquele que espalha harmonia em seus arredores e não naqueles que querem ou pensam que o mundo foi feito unicamente para eles.
Que possamos nos inspirar nesses que quebram regras, preconceitos, tabus e que se levantam para falar a verdade, opondo-se a diversas formas de falcatruas e injustiças.
Por isso:
Pise firme, não hesite em ser forte e ter autodomínio.
Se as palavras faltarem, respire fundo e recomece, e não se esqueça de que o silêncio pode falar muita coisa.
Tristeza pode levar ao desespero e à depressão. Alegre-se; a vida é maravilhosa mesmo com todos os percalços.
Não ande sem rumo pela vida. Crie metas, objetivos e se concentre. Vá à luta.
Não perca a hora, tenha disciplina. E se perder não pense que tudo está perdido...
Onde você pensa ser o fim é apenas uma curva, dobre-a que um pouco a frente a dita lhe espera.
Não deixe a porta de sua vida aberta para as pessoas e os produtos invadirem e te manipularem. Fixe residência em si mesmo e dirija seu destino.
Quando se sentir perdido e sem controle olhe para frente e faça uma oração. Quando se sentir alquebrado, peça ajuda que DEUS lhe enviará exímios escultores para lhe restaurar.
Nós sempre estaremos onde desejarmos e fizermos por merecer, e aquele alguém ou aquele problema que nos deixaram em uma difícil situação em breve passarão e tudo estará solucionado.
Se irritar, esbravejar, gritar, talvez, só vá piorar a situação.
Pensemos com clareza.
Pensemos em possibilidades e saídas de as coisas darem certo e não delas piorarem.
Concentrar-se em arranjar meios que resolverão a situação e não em probabilidades de as coisas saírem totalmente ao contrário daquilo que nos fará sentir melhores é medida eficaz contra males diversos.
É assim que se avança, encontrando, mesmo com todos os tormentos, forças para levantar e andar, e outros se inspirarão em nossos passos.
Grande parte das pessoas, em vez de seguir honrados exemplos, procura causar aos outros os transtornos que elas vivenciam. É lamentável que isso ocorra, mas não podemos nos esquecer de que quanto mais fazemos alguém sofrer mais sofreremos. Há uma Lei de Ação e Reação que rege o Universo e todos nós estamos inseridos nesta lei.
Podemos, sim, seguir o exemplo de qualquer pessoa, mas não nos esqueçamos de que aquilo que fizermos a alguém é o que virá de volta para nós, inevitavelmente.
Meu: Vida, vontade, escolhas, sonhos, espaço.
Seu: Vida, vontade, escolhas, sonhos, espaço.
Para que nossas vidas se tornem mais seguras e o nosso amanhã seja mais feliz é necessário que eu saiba discernir o que é “meu” e o que é “seu” e aprender a transpor o limite entre o “meu querer” e o “ meu permanecer”: Permanecer errando, sofrendo, doente. Querer acertar, libertar-me, curar-me e sair da caverna escura que adentrei, buscando a luz que sempre está lá dentro, mesmo que o meu permanecer no denso nevoeiro permaneça em mim, através do meu querer.