Sinal vermelho

.:.

Deitado no quarto de hóspedes do sobrado onde mora, o marido sente que seu casamento está se diluindo. O gosto, que desgosto, desbotou com o tempo e apenas restou o amargo desleixo do que outrora fora cultivado a dois.

O ‘eu’ do ‘eu amo você’ continua presente e forte. Agora, entretanto, o foco da colocação pronominal mudou um pouco e ele ouviu da esposa um sonoro e fulminante: ‘Eu tenho mais nojo de você a cada dia que passa, seu traidor!’

O respeito travestiu-se de agressões; a confiança agora tem outra face e se revela como a sentinela da intempestividade, surgindo, aqui e ali, fantasiada de insegurança, medo e intolerância. As palavras estão pesadas e possuem o condão de ferir, machucando o íntimo já maltratado por pequenos outros descuidos cometidos por ambos.

Os carinhos tornaram-se esparsos e disformes... E as gentilezas não existem mais. Acabou-se o ‘Bom dia!’. Ao anoitecer, salvo as bênçãos dadas aos filhos, o silêncio predomina – não mais são trocadas as confidências do dia-a-dia que impulsionam a cumplicidade do casal.

Na cama, dois corpos, duas vidas e vários destinos que poderão desvencilhar-se, fragmentando sementes e, talvez, germinando novas possibilidades para cada um dos pedaços que a separação impõe. De repente, o leito de tantas realizações parece ter-se prolongado, impedindo o contato e abrindo um abismo maniqueísta, revelando o virtuoso e o pecador – quem seria quem?

Por mais que estejamos errados, a natureza humana nos impõe absolvição! Somente os suicidas professam, num ato heroico de covardia, a própria condenação. Sendo assim, se nos mostramos incapazes de ceder, de reconhecer e de pedir perdão e acreditamos que somos os detentores da verdade e o lado bom e fiel da relação, quem ou o que prevalecerá?

Temer o novo é antigo demais! Manter-se infeliz e ser a infelicidade daquele a quem se jurou amor eterno, egoísmo.

Por que prender-se a uma relação tão frágil, sem sorrisos? A liberdade, a possibilidade de novos voos, não seria alternativa razoável, plausível?

Não se deve fazer chorar a quem se prometeu fazer sorrir, mesmo que se tenha dito que seria ‘na alegria e na tristeza’ – o fazer sorrir deveria ser uma obrigação; o choro, apenas uma contingência externa, nunca a consequência das ações ou omissões imanentes ao casal.

A continuidade das relações a dois requer comedimento, abnegação, doação, zelo e sutilezas, mas o tempo os tornou exaltados, despojados, orgulhosos e deveras taxativos nas mútuas agressões . Um fere com gestos; o outro, com palavras. Todos, porém, estão feridos!

Os olhares mudaram. As rugas do tempo e as decepções lhes tiraram dos olhos a pujança do alvorecer. As pupilas estão contraídas. Onde foi parar a droga que os entorpeceu no passado, provocando palpitantes alucinações enxertadas de promessas ditas no furor da emoção? Falsas promessas ou o tempo revela que o amor se volatiliza como o placebo mal projetado da paixão?

Os gostos mudaram; os sonhos mudaram, mas ambos ainda sonham, pois a vida é um sonhar onde a todo instante nos avisam que desceremos na próxima esquina. O que seria dos sonhos se o raio de curvatura dos devaneios não tendesse ao infinito... Os sonhos deles, entretanto, não convergem mais.

Ele gosta de música, mas a música dele incomoda. Ele gosta de arte, mas a única arte que prevalece é a do marido levado que, rezando ou pecando, sempre trai quando está diante do computador. Vício? Desrespeito? Desamor...

Se for um vício, é de auxílio e de tratamento que o doente precisa. O viciado, muitas vezes, não tem a devida consciência da enfermidade e o voraz alijamento apenas o conduz para novas doses.

Se for desrespeito, que se busquem as causas. Uma avalanche se inicia quando da montanha se desprende um minúsculo grão – uma vez solto, a gravidade providencia a queda!

Se for desamor... Sufocado, olhos fixos no teto, o marido pede ajuda.

Nijair Araújo Pinto

Crato-CE, 16 de maio de 2010.

10h46min

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 18/05/2010
Reeditado em 01/07/2022
Código do texto: T2264279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.